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OPORTUNIDADES NO MERCADO GOURMAND

 

Rita Pompeu

 

 

Os brasileiros estão aprendendo a valorizar sabores e aromas antes despercebidos. É uma busca por novas experiências, que se traduz na descoberta de ingredientes e combinações de sabores.  

 

Na procura por opções de lazer, o consumidor está encontrando na gastronomia uma repleta fonte de novidades e diversidades que o faz vivenciar diferentes experiências. Isso proporciona um interesse contínuo por parte do consumidor pela descoberta do universo gastronômico.

Diante desse momento, as empresas gourmand podem investir na oferta de novidades, na apresentação das diversas culturas gastronômicas e na conquista de novos clientes.

 

Como aproveitar essas oportunidades

Avaliar como o consumidor percebe o serviço nem sempre é uma tarefa fácil. Além da apresentação e degustação dos pratos, a venda da experiência gourmand engloba também o atendimento, o conforto visual e auditivo, a facilidade e agilidade nos pedidos e um bom fechamento nas vendas.

A cada dia surgem novos consumidores gourmand. É essencial que as empresas aproveitem essa oportunidade para atraí-los e fidelizá-los.

Algumas atitudes ajudam nessa tarefa:

 

- Faça o marketing de relacionamento – tenha um registro de quem são os seus clientes: nome, contato, preferências e outros dados que julgue importantes. As redes sociais são uma ótima oportunidade de conhecer melhor o cliente e também de divulgar a empresa por um baixíssimo custo.

 

- Abra um espaço para a opinião do cliente – pode ser uma caixa de sugestões, uma pesquisa após a realização do serviço ou um espaço online. O cliente pode apontar o que deve ser melhorado na empresa.

 

- Analise se o atendimento corresponde ao nível do seu negócio – muitas vezes o foco está na preparação dos pratos e o atendimento fica em segundo plano.  Lembre-se de que o cliente compra todo o serviço e um bom atendimento faz muita diferença.

O mercado gourmand está crescendo, faça seu negócio crescer junto com ele!

 

Rita Pompeu é graduada em Administração pela FACEAG e possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. É proprietária da Sensoriale Experiências Gastronômicas, empresa que promove degustações, eventos e treinamentos na área gastronômica. Também é professora de Administração e Marketing e Consultora de Marketing da Interativa Marketing.

 

rita_pompeu@yahoo.com.br

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Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 

 

 

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