CORREIO GOURMAND - Linha direta com o melhor da gastronomia    

 
  PROFISSIONALIZANTES   BRASIL SÃO PAULO
 

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA

 

 

Restaurante-Escola São Paulo

 

 

 

 

Muita gente não sabe, mas desde janeiro de 2004, nos fundos do Palácio Anchieta, sede da Câmara Municipal de São Paulo, existe uma agradável surpresa. Instalado sob uma cobertura de polipropileno branca que lembra o formato de uma lona de circo, o Restaurante-Escola São Paulo oferece, gratuitamente, cursos  na área da gastronomia a jovens que têm suas famílias beneficiadas por programas sociais da Prefeitura possibilitando o acesso a profissões como garçon e assistente de cozinha, de padrão internacional.

 

Os estudantes beneficiados, entre 17 e 21 anos, são treinados gratuitamente e recebem pelos estudos uma bolsa de R$ 100, além de vale transporte, uniformes, sapatos e refeições. O objetivo é prepará-los para atuar nos restaurantes mais sofisticados da cidade.

Desde 2 de fevereiro de 2004, quando o programa teve início, centenas de jovens já foram treinados. Desses, 70% estão empregados na área atualmente.

Sob o comando do Chef Volmar Zocche, eles passaram por todas as funções, como higienização, lavagem, preparação dos pratos, cozinha, recepção dos clientes, garçom, banqueteiros e controle de estoque, entre outros.

 

Além de aprenderem como tratar os clientes, tom de voz a ser usado, postura, comportamento, eles também têm aulas sobre vinhos (apoio da Salton), de língua francesa para pronunciarem corretamente os nomes dos pratos (parceria com a Aliança Francesa), aulas teóricas de gastronomia (Faculdade Anhembi/Morumbi) e de barista (café Supremo Arábica).

 

Construído por meio de uma parceria entre as Prefeituras de São Paulo, de Lyon (França) e de Genebra (Suíça), através de um acordo de cooperação assinado em 2003 entre a Prefeitura de São Paulo e o Fundo Internacional de Solidariedade de Cidades Contra a Pobreza e a Câmara Municipal de São Paulo, o Restaurante-Escola São Paulo conta também com a participação da Fundação Jovem Profissional (ex Casa do Pequeno Trabalhador), escolhida para selecionar e treinar jovens. A escola está sob a jurisdição da .Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) .

 

As inscrições de alunos interessados em participar das turmas futuras devem ser feitas na Fundação Jovem Profissional. O jovem deve ter entre 17 e 21 anos, comprovar baixa renda e morar no município de São Paulo. São 60 alunos por grupo, sendo que cada curso tem a duração de cinco meses.
 

Opção interessante para os Gourmands

 

O projeto Restaurante-Escola São Paulo tem dupla função: ao mesmo tempo que ajuda a inserir no mercado de trabalho jovens carentes da capital paulista, oferece ao público uma opção boa e com preço único para refeição com couvert, entrada e prato principal.

 

Aberto de segunda a sexta-feira, das 12h00 as 15h00,  o restaurante possui 70 mesas e comporta 300 pessoas. No salão, ares de uma casa refinada. São 850 metros quadrados com luz natural, guardanapos de tecido, cadeiras de palha com o apoio cromado e, no lugar do teto, uma cobertura de polipropileno branco em forma de circo, com um pé direito alto. Os garçons, uniformizados, são os alunos do projeto.

 

Vale a pena conferir!

 

 

Maiores Informações:
 

RESTAURANTE-ESCOLA SÃO PAULO
Viaduto Jacareí, 100 -
com entrada também pela Rua Santo Antônio, 203
Centro - São Paulo - SP
Horário: segunda a sexta, das 12h às 15h

Fone: (11) 3115-1101

 

Voltar à página principal de ESCOLAS E CURSOS PROFISSIONALIZANTES

 
  Você gostou? Então compartilhe!!  
 
 
 


















    Voltar ao topo  

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: !--webbot bot="TimeStamp" s-type="EDITED" s-format="%d %B, %Y" -->.

 
 

Voltar ao topo