CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

   

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

 

   

Apoio cultural: 

APROVADO  

 

HISTÓRICO DOS MAÎTRES CUISINIERS DE FRANCE

 

 

Virgínia Brandão

 

 

 

A ASSOCIAÇÃO DE MAÎTRES CUSINIERS DE FRANCE, criada em 1951, congrega um seleto grupo de cerca de 480 chefs de cuisine franceses que, pela competência, são reconhecidos como autoridades na Arte da Gastronomia.

Para ser admitido como membro, o candidato submete-se a rígidos critérios que avaliam o seu trabalho na preservação e difusão da arte culinária francesa, o encorajamento dado ao aprendizado dos jovens que aspiram a profissão de cozinheiro e a sua aplicação no aperfeiçoamento do métier.


"Maître Cuisinier de France" é o título que todo chef deseja e almeja receber. Mas, mais do que o título, não é simplesmente esse título o que um chef quer, e a respeito disso foi feita uma declaração importante e interessante.

Declarou o Sr. Armand Fraissant, que foi Presidente da Associação em 1960: "Esses chefs estrelados são, acima de tudo, os cozinheiros que se dedicaram à difusão da arte culinária do nosso País, universalmente reconhecida como a primeira. Dedicaram-se também a incentivar o aprendizado da cozinha pelos jovens e o aperfeiçoamento de cada um dentro dessa atividade primordial às suas vidas. São homens cuja ambição é fazer sempre o melhor dentro de sua profissão para a satisfação dos clientes. "

O Sr. Roger Raucau, que também foi Presidente, definiu os M.C.F.como: "Profissionais que compõem o grupo mais importante dos grandes cozinheiros franceses cuja competência, reconhecida por todos, é comparada à mais alta autoridade dentro da arte da gastronomia. Eles selecionam entre os melhores fornecedores os melhores produtos, e acentuam o sabor dos ingredientes para junto com vinhos de qualidade, oferecer o máximo aos clientes. Esse fato constitui o verdadeiro valor da nossa cozinha."

Criada em 1951 pelos Srs. Marius Richard, Jean Naugarede René Retoré e Maurice Mennessier, a Associação dos Maîtres já agrupava, em 1960, 115 participantes. Em 1967 a Associação dos Maîtres se transformou em Association des Maîtres Cuisiniers de France.

De 1982 a 1988, o Presidente dos M.C.F. foi Paul - Louis Meissonnier que reforçou os critérios de seleção dos futuros participantes. Criou um comitê executivo, uma comissão de controle e outra de adesão, agrupando os maiores chefs franceses.

O objetivo principal e final foi a edição do Guia com a tiragem atual de 180.000 exemplares distribuídos, tanto na França como no exterior, e também em todos os países onde se localizam os 310 Restaurantes que têm chefs que receberam o título de Maître Cuisinier de France.

Uma política de desenvolvimento e rigor é aplicada com o objetivo de colocar a Associação num nível comparável ao "top" das grandes associações internacionais e, em consequência, a expressão "la bannière la plus étoilée du monde" que é a mais importante, foi atribuída aos Maîtres Cuisiniers de France.

Todos os grandes chefs fazem parte da Associação para manter, fazer progredir e perpetuar a tradição da grande cozinha francesa.

 

 

Saiba Mais:

www.maitrescuisiniersdefrance.com

 

 

 

 

 

 

Virgínia Brandão é diretora da VB Bureau de Projetos e Textos, agência de marketing integrado especializada em gastronomia, e autora do projeto Correio Gourm@nd do qual é editora e, onde, também, escreve sobre o Mundo Gourmand.   >>> Leia mais

 

virginia@correiogourmand.com.br

 

Voltar à página principal de CULTURA GASTRONÔMICA

 
 
 

 

 

 

.

 
 

    Voltar ao topo  

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright   -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo