CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

CORREIO GOURMAND

Mapa do Portal

 

GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR

GUIA FAZENDO FESTA

GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA

GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS

GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO

 

   

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

 

Apoio cultural:

 

 


  COZINHA ARGENTINA

 

 

 

 

A CERIMÔNIA DO CURANTO

 

Virgínia Brandão

 

 

O curanto é um prato típico e saboroso, de origem araucana, povos originários do Sul da Argentina. Para fazê-lo, cava-se um buraco na terra de 15 cm de profundidade, dentro do qual se colocam pedras retiradas dos rios da região, que são aquecidas nas brasas de uma fogueira até que fiquem, praticamente, em brasa também. Coloca-se sobre as pedras um colchão de folhas aromáticas, de nalca ou maqui, e sobre estas, todos os ingredientes: carne de vaca, de cordeiro, porco, frangos, lingüiças, batatas, batatas-doces, maçãs e abóboras ocas recheadas com queijo, creme e ervilhas. Tampa-se novamente com folhas, sobre as quais se colocam lenços úmidos para que não se perca o calor e se cobre tudo com abundante terra, convertendo-se desta maneira em um verdadeiro forno à pressão. Quando a cocção está pronta, começam a surgir da terra fios de fumaça.

 

As fotos a seguir, foram tiradas durante uma "Cerimônia do Curanto", promovida na Colonia Suiza (Colônia Suíça), uma localidade situada 25km da cidade de San Carlos de Bariloche, na Província argentina de Rio Negro, na Patagônia, onde se prepara o Curanto com todos os detalhes da tradição.

 

 

Confira e veja como o Curanto é preparado!!

 

 

 


 



 

 

 

 

 

 

 

  Você gostou? Então compartilhe!!  
 

Voltar à página principal de COZINHA ARGENTINA
 

 

COZINHA ARGENTINA

Sí, las empanadas son argentinas!! - ou como los hermanos conseguiram nacionalizar" estas delícias

A Cerimônia do Curanto
CAFÉ TORTONI - o mais antigo Café de Buenos Aires 
ARGENTINA

 

 

COLONIA SUIZA

San Juan de Bariloche

 

 

A cidade de San Carlos de Bariloche fica na província de Río Negro, na Região dos Lagos argentina, junto à Cordilheira dos Andes e fazendo fronteira com o Chile. Dista 1638km da capital argentina, Buenos Aires, e 245km da cidade chilena Osorno. Possui cerca de 150 mil habitantes.

Foi fundada em 1895, pelo alemão Karl Wiederhold e oficializada em 1902 pelo governo argentino. A origem alemã é facilmente identificada na arquitetura local, com edificações em madeira e pedra. Seu nome, Bariloche, é uma adaptação, na verdade um erro ortográfico, de seu nome mapuche “Vuriloche” que significa povo de trás da montanha.

Sua principal atividade econômica é o turismo, com seus circuitos turísticos, chocolates e vestuários de lã e couro. Bariloche é, ainda, um dos principais centros de inverno do país e de toda a América Latina.

A cidade conta com uma bela urbanização e uma infra-estrutura turística excelente, atendendo todos os tipos de visitantes – dos com mais dinheiro aos mochileiros mais econômicos.

Bariloche, ainda, é um local muito visitado por estudantes de todo o país em excursões escolares – principalmente de formatura – que lotam a cidade em determinados períodos, como no verão, mas podem ser vistos o ano inteiro.

 

Fonte: Mochileiros

 

A Colonia Suiza é um pequeno povoado, situado a 25km de Bariloche, que conta com uma grande quantidade de pousadas, campings e alojamentos para que as famílias possam passar férias e desfrutar dos costumes e comidas do lugar.

Ponto de partida para diversas excursões pela região, entretanto, o que mais atrai os turistas é a sua gastronomia, principalmente aos domingos, quando acontece a "Cerimônia do Curanto". Suas empanadas e doces caseiros, também, são famosos.

 

Foi criada no final do século 19, pelos irmãos Félix, Camilo e Maria Goye quando estes imigraram para a região vindos do Cantão de Valais, na Suíça francesa. Com o tempo, outras famílias suíças se radicaram no lugar. Até hoje, boa parte dos habitante da Colônia são descendentes desses pioneiros.

 

Gente muito trabalhadora, cultivaram cerejas, ameixas, pêssegos, maçãs e peras, elaborando com eles saborosos doces e marmeladas caseiras, hoje famosos na região.

 

Atualmente, muitas das tradições daqueles primeiros imigrantes são conservadas por seus descendentes, podendo encontrar-se na Colonia grande variedade de frutas e hortaliças caseiras, queijos, doces e frutas finas. A maior parte de suas construções são de madeira,  como se fazia no passado. Um bom exemplo, é a confeitaria e restaurante "El Fundo", lugar onde se pode degustar uma grande variedade de delícias gastronômicas e, aos sábados a noite, desfrutar de boa música ao vivo. Um dos grandes atrativos da casa é o Curanto Chilote, com mariscos, que é servido às quintas e aos domingos no almoço.

 

Famosas, também, são as casinhas de chá, como "Susana", "Casa Grande", "Heidi", "Granja Suiza" e "Doña Clota", entre outras, onde se pode saborear deliciosas tortas de frutas finas, diversos tipos de doces, destaque para o strudel.

 

A Colonia conta com um museu, administrado por uma descendente direta dos pioneiros, onde se pode apreciar ferramentas de trabalho, vestimentas e utensílios de cozinha dos primeiros tempos do povoado.

 

Um detalhe importante é que os preços do lugar são bem acessíveis.

Vale a pena conferir!!
 

El Fundo

 

 

 

 

 

Fontes: Governo da Argentina

Página Rural

BeefPoint

Rural Centro

 Cocina Argentina - Clásica y Moderna

de Vera Giaconi e Stella Fernández

Jornal O Estado de São Paulo - J. Dias Lopes

Taringa

Enciclopédia Britânica

Bebidinhas

Empanadas con Ferne

 

 

  Colonia Suiza Voltar ao topo  


 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 

 

 

Voltar ao topo