CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

CORREIO GOURMAND

Mapa do Portal

 

GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR

GUIA FAZENDO FESTA

GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA

GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS

GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO

 

   

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

 

Apoio cultural:

APROVADO  

 
 


  COZINHA ITALIANA

 

 

 

TRADIÇÃO EM BEM COMER

 

 

LA PASTA

 

 

Imaginem milhões e milhões de páginas escritas sobre o assunto... e o tamanho da minha responsabilidade... Fiquei pensando, como é que vou escrever? Simples, farei o mais verdadeiro possível.

 

De la Italia

 

A pasta é total rainha da Itália, sem cetro e coroa, sem púrpura e arminho, porém com a maior corte já vista. Um império tão antigo e tão vasto que reis e rainhas verdadeiros ou midiáticos a invejam.

 

Vou colocar aqui um pouquinho da lenda, não verdadeira:

 

Marco Pólo, o navegante veneziano nada teve a ver com spaghetti e vermicelli ou ravióli, e os meus caros chineses (talvez a gastronomia mais sofisticada do planeta) muito menos. Encontram-se referências à REGINA italiana entre os etruscos e nas colônias árabes do Sul, como a Sicília. Provável que os árabes já o conhecessem, e muito, visto que até  hoje a palavra "makkaronis" é usada por eles.

 

Vamos convir, meus caros leitores, que a tão falada moderníssima globalização de moderno nada tem, visto que o "macarrão" foi um dos itens que a mais de 3000 anos vive "globalizando" o planeta Terra através do paladar e sabores.

 

Horácio e Aristófanes, Apicio, e outros, todos "formadores de opinião dos tempos" pontuariam hoje nas Tvs e´mídias todas falando até de MAKKARONIS, das suas formas e tamanhos.


Secos ou frescos, recheados ou com molhos diversos, com espécies raras e únicas, enfim, não haveria quem discordasse da maravilha gastronômica da REGINA TAVOLA ITALIANA.

 

De Palermo a Napoli, de Venezia a Genova, por toda a Itália enfim, esgrimam para saber quem foi o "gênio" da PASTA. Napoli ganha, e mais uma vez foi por causa dos nobres salões que a pasta passou a ser o alimento "que nunca ouviu um NÃO". Crianças, senhoras e senhores, ricos e pobres, gordos e magros, italianos ou chineses, paulistas e cariocas, nova yorquinos ou portenhos, enfim TODOS amam a pasta.
 

No início era comida com as mãos. Aí, os nobres senhores torceram o nariz para o alimento plebeu até o garfo aparecer. Pronto, nunca mais as nobres mesas foram as mesmas e o mundo conheceu uma simples mistura de farinha e água - a pasta, que como a vida já nos ensinou, sempre está na simplicidade o maior talento.

 

Não existe nenhum outro alimento com tantos tipos e formas - lisos, longos, curtos, miudíssimos. Com tantos nomes - spaghetti, orecchiette, bavette, farfalle tagliatelle, zitti, ravióli, cannelloni, agnolloti, fetuccine, gnochi, lasagna, penne, linguine, capeletti, pennnette, rigatoni, tagliolini, vermicelli, tortellini e muitos muitos mais.

E as "salsas" (molhos) são um capitulo a parte mas, foi ele, o Pomodoro, o Rei consorte encontrado para tão distinta rainha e os napoletanos, uma vez mais, conseguiram a dupla fenomenal.

Pasta e Pomodoro com um copo de vino rosso ganhou a participação nas mais sofisticadas mesas do mundo.

 

CONFIRA!!

 

Cristina Arce


 

Confira algumas das minhas receitas preferidas de pasta:

 
 
  Spaghetti "Sabato Sera"
  Tortelli de Abóbora
  Ravioli de Castanha
Ragu de Agnello (Molho de Cordeiro para Massas)
 

Cristina Arce é uma gourmet de alto estilo, estudiosa do tema e especialista na Itália, sua terra natal, e na gastronomia italiana. Além de escrever em seu site, www.crisarce.com.br, ela escreve na coluna Cozinha Italiana no Correio Gourm@nd.

crisarce@uol.com.br

 

 
 
  Você gostou? Então compartilhe!!  
 
 
Voltar à página inicial de Cozinha ITALIANA
 

 








    Voltar ao topo  


 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 

 

 

Voltar ao topo