CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

CORREIO GOURMAND

Mapa do Portal

 

GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR

GUIA FAZENDO FESTA

GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA

GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS

GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO

 

   

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

 

Apoio cultural:

APROVADO  

 
 


  COZINHA ITALIANA

 

 

 

TRADIÇÃO EM BEM COMER

 

 

NATAL 2006

 

 

Lá se vai um ano que conto com vocês meus caríssimos internautas leitores.

Tudo começou no Natal de 2005, quando estreei esta coluna aqui no Correio Gourmand.

Não imaginei que conseguiria chegar a este 2006, tarefa difícil, que só foi possível graças apoio de vocês, os incentivos que recebi e o incrível apreço pelo escrito sobre a gastronomia da ITÁLIA que é tão minha conhecida, Não fosse isso, o difícil teria se tornado mais difícil ainda. Muito mesmo. Acreditem.

Vejam só:

Escrever de novo, sobre o mesmo assunto, as mesmas coisas tão repetidas 2000 anos exaustivamente? Eu que mal consigo escrever e nem é esta a minha pretensão? É duríssimo. Conto com a vossa compreensão. Assim, vou pular a questão religiosa e as tradições milenares, as superstições, coisas tão difundidas e conhecidas por quase todos, mesmo os que nunca ouviram a "história do menino’ nascido na manjedoura, em um provável 25 de dezembro".

Dirão vocês: -  provável 25? ou, talvez, os que nunca ouviram?

 

É isso mesmo, a data 25 de dezembro, naturalmente, não é exata nem precisa. Foi escolhida pela Igreja, mesmo porque não existem documentos históricos reais daquele fato possível de comprovação real.

"Os que nunca ouviram"? Sim e estou me referindo ao Brasil, maior pais católico do mundo, onde milhares de pessoas não conhecem a história do menino da manjedoura, o que falar então em Belém ,Nazareth ou Herodes. Porém, conhecem, JESUS CRISTO, não a sua história e, muito menos, o significado do "NATAL CRISTÃO UNIVERSAL".

Para não ser repetitiva, um pouco do social natalino -  por que não? Assim, se me permitem, posso escrever diferente sobre a mais que esperada ceia natalina - diria eu, rega-bofe mesmo, que inspira sentimentos e comportamentos tão inesperados que vão dos "desencargos de consciência" ou demagogias sociais a criticas ferozes sobre consumismo, ou demonstrações de afetos instantâneos, tipo fast food mesmo, que no dia 26 ninguém lembrará mais.dos "bons auguri per um felice natale", das boas intenções para a paz e para a humanidade, etc.

 

E o que dizer das pretensões de "finesses gastronômicas"’? ou a mais almejada neste caso, a "sofisticação" - palavra de ordem nas mesas pantagruélicas natalinas, etc., etc.?... E  ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE, titulo de filme? Também, porém estes registros aqui feitos são para dizer que todos cometemos os mesmos pecados, sempre, no mundo inteiro. É assim em todas as culturas deste azul planeta. Desta maneira, vamos desfrutar sem "medo de ser feliz" a nossa ceia natalina de 2006, sem remorso na hora do caixa do supermercado, comprando aquele - meu Deus - Caviar Beluga? Se possível, por que não? ou um bom Rosé, (agora descoberto no Brasil), Champagne naturalmente, ou um vinho daquela safra especial -  PETRUS ou YQUEM, MONTALCINO ou MARGAUX ou ROTHSCHILD.

 

Vocês dirão: - e meu remorso social onde fica? Uma grande Nação. com um grande Natal. só é possível comprando em grandes quantidades "futilidades", quanto mais, mais rica; quanto mais riqueza, menos pobreza e mais saberão o real significado do Natal e, talvez, todos possam contar a história do menino da manjedoura para suas futuras gerações que irão repeti-las e repeti-las por muitos milênios e milênios.. Mas ainda não é o caso por aqui. Na verdade, a indústria e o comércio no Brasil esperam o ano inteiro pelas vendas do Natal, o que significa que é uma das datas que enriquece, e muito, um país e um país que consome muito é porque está INDO BEM. O Brasil consome muito pouco, quase nada, visto ser um país muito pobre. Então deixemos a hipocrisia de lado e desfrutemos com prazer desta data de festa.

Espero que um dia, todos os brasileiros consigam contar e ler a biografia mais escrita e lida do mundo todo e fazer da ceia natalina um espetáculo gastronômico belíssimo. É isso mesmo! A comida é uma das grandes belezas da vida humana ,sem ela nada seria possível, nada. Desta maneira, dê lugar à sua imaginação para sua ceia e almoço natalino.

Um conselho meu, se vocês me permitem - gastem mais na ceia que nos presentes, os resultados de sabores apreciados de vez em quando em uma mesa especial inspiram muito mais AUGURI eALEGRIAS que um presente a mais.

 

Tanti auguri a tutti e desejo aqui encontrá-los "pantagruelicamente falando" durante muitos NATAIS.

 

Feliz Natal,

Cristina Arce

 

Dica Natalina: não queira um jantar muito complicado para muitíssimas pessoas, quer dizer, mais de 10 comensais. Como no Natal isto as vezes é muito difícil, então vou escolher algumas receitas que poderão servir para mais que 10 comensais, todas muito simples, porém de especial apreço em noites de MENINO JESUS.

 
 
  Ovos Imperiais
  Ostras Frescas com Tartar de Salmão
  Capesante alla Panna e Erbe
Capesante alla Cristina
Salada de Endívias e Erva Doce
Pato com Juliene de Grapefruit
 

Cristina Arce é uma gourmet de alto estilo, estudiosa do tema e especialista na Itália, sua terra natal, e na gastronomia italiana. Além de escrever em seu site, www.crisarce.com.br, ela escreve na coluna Cozinha Italiana no Correio Gourm@nd.

crisarce@uol.com.br

 

 
 
  Você gostou? Então compartilhe!!  
 
 
Voltar à página inicial de Cozinha ITALIANA
 

 

 

 










    Voltar ao topo  


 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 

 

 

Voltar ao topo