CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

CORREIO GOURMAND

Mapa do Portal

 

GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR

GUIA FAZENDO FESTA

GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA

GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS

GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO

 

   

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

 

Apoio cultural:

APROVADO  

 
 


  COZINHA ITALIANA

 

 

 

TRADIÇÃO EM BEM COMER

 

 

DIA DAS MÃES

 

 

Caramba, vocês dirão: não é italiana? Então. no mínimo, escreva em italiano o DIA DAS MÃES. É isso?

Sinto muito. Na pauta de 2006 sobre esta data, escrevi por extenso mesmo e disse que a data, chamada em italiano era muitíssimo brega "la festa della mamma", quem quiser conferir meu texto  irá assim verificar (
clique aqui). Por isso, vamos lá ao  "DIA DAS MÃES" que me soa muito melhor mesmo em português, aliás língua riquíssima como todas as latinas.

Vocês desculpem se não concordarem comigo, fico desolada, mas afinal quem não tem um pouco de tirano dentro de si  e até gosta, digamos, "bastante" disso? Confessar em tempos do "politicamente correto", claro, nem pensar. Não é meu caso - de novo sinto muito - o tal de "politicamente correto" sempre me arrepia.

 

Desta maneira, imaginei como escrever estas minhas linhas sem cair na mesmice, algo difícil para alguém como eu, de escrita tão pouco rica e mal traçadas linhas. Mas, hoje, tem tanta gente escrevendo livros e se dizendo escritores, palavra sagrada para mim, que de tanto em tanto "arisco" um palavreado (melhor chamá-lo assim, evita  minhas más intenções - explico, tenho uns delírios de vez em quando "tipo" vou eu também escrever um livro).

 

Assim, chegando novamente próximo a mais um grande dia ‘para os shoppings e todo o comércio em geral, resolvi escrever.

Fiquei pensando em certos tipos de Mães, nada convencionais, que foram cantadas, declamadas, escritas, filmadas, escrachadas, humilhadas através das artes. Citar aqui a
Mãe de Gorki? livro, filme teatro, ou, talvez, as Mães de Almodovar ("Tudo sobre mi madre" ou mesmo em "Volver"), ou as trágicas Mães de Lorca? ou a Mãe da Lolita de Nabokov? e as Mães "macrobias" de Gabriel G Marques? As Mães Madonnas de Rafaello? e as terríveis mães de Imperadores de Roma? (só a de Nero já seria suficiente).

 

A lista de "tipos de mães" não seria possível aqui, porém não vou esquecer a Mãe Barbie - tem? tem sim, e como tem  -  e a mãe de miss, hoje substituída pela mãe de  top model?, a de criança artista - esta terrível (já viram Bellisima de Luchino Visconti com Anna Magnani? uma obra prima) e, até, nos campos de futebol do mundo todo onde ela é a "preferida", sinto muito.

É o "personagem" humano mais usado para tudo: - o bem e o mau. É arrogante, generosa, ruim, boa, perversa (as sogras retratadas assim e as madrastas), enfim, tudo. E assim, desta maneira, "filhos amorosos" costumam ter idéias peculiares para com as mães, como o grande cineasta Mario Monicelli* que, em uma das suas grandes comédias "alla italiana", "PARENTI SERPENTI",  exibe o final amoroso de filhos amorosos que, numa data também muito especial que não era la festa della mamma, mas não faz mal era uma como se fosse,  explodem a mãe (junto com o pai)depois que esses comunicam que não pretendem mais morar sozinhos mas, sim, com um dos filhos. E assim,  filhos e filhas e noras, que também eram MÃES,  dão o toque final a história de uma Mãe.

Entre risos e lágrimas, tenho eu uma visão muito peculiar sobre essa data. Fosse eu alguém que poder tivesse, declararia o DIA DAS MÃES uma festa apenas a ser comemorada pelas crianças, com o mesmo espírito com que no Natal acreditam no Papai Noel. Aposto que muitos concordarão comigo.

 

Até outra vez!

BOM DIA DAS MÃES, apesar de tudo.

 

Baci a todas as Mammas!!!

Cristina Arce



* Mario Monicelli foi um grandíssimo cineasta que, entre outros, fez os seguintes fiImes: "Soliti ignotti","I Compagni", muitos com Totó - são tantos - difícil citá-los. "Casanova 70", "La Grande Guerra", "L ‘ Armata Brancaleone", "Brancaleone alle Crociate", "Le Due Viti de Matia Pascal". Os títulos são em italiano, não conheço as traduções, poderia pesquisar, mas fica para outra vez.

 

 
 
  Super Antipasto "Vero Italiano"
  Salada Super Mamma
  Carpaccio di Salmone
Gnocchi alla Francese
Macedônia "alla Cristina"
 

Cristina Arce é uma gourmet de alto estilo, estudiosa do tema e especialista na Itália, sua terra natal, e na gastronomia italiana. Além de escrever em seu site, www.crisarce.com.br, ela escreve na coluna Cozinha Italiana no Correio Gourm@nd.

crisarce@uol.com.br

 

 
 
  Você gostou? Então compartilhe!!  
 
 
Voltar à página inicial de Cozinha ITALIANA
 

 

Madonna Carnigiani - Rafael, 1507

Madonna del Belvedere - Rafael, 1506

Madonna Sistina - Rafael, 1513

Madonna del Baldacchino - Rafael,1507








    Voltar ao topo  


 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 

 

 

Voltar ao topo