CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

CORREIO GOURMAND

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

   

CULTURA GASTRONÔMICA

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

 

Apoio cultural: 

APROVADO  

 

 

 

 GRAN CAFÉ TORTONI

O mais antigo Café de Buenos Aires

Virgínia Brandão

 

 

 

O Café Tortoni é o mais antigo da Argentina ainda em funcionamento. Foi fundado no final de 1858, por um francês de sobrenome Touan, que tomou o nome emprestado de um estabelecimento do Boulevard des Italiens, onde se reunia a elite da cultura parisiense do século 19. No final do século, o bar foi adquirido por outro francês - Celestino Curutchet, e artistas e intelectuais ganharam um lugar privilegiado no café, pois, como dizia Monsieur Curutchet, eles gastavam pouco mas conferiam brilho e fama à casa.

Entre suas paredes emadeiradas, junto a suas mesas de carvalho e mármore, sentaram-se os poetas Alfonsina Storni, Baldomero Fernández Moreno e Federico García Lorca, o pintor Benito Quinquela Martín, o cantor Carlos Gardel, o dramaturgo Luigi Pirandello, o escritor Jorge Luis Borges e o pianista Arturo Rubinstein entre outros artistas, homens de letras e políticos de todo o mundo. Cada um deles deixou um pouco de sua personalidade neste tradicional café, lugar que já faz parte da História da cidade de Buenos Aires.

Hoje, o Tortoni é um verdadeiro Centro Cultural, com ambientes elegantes, pequenas salas em madeira escura, mármore, espelhos e peças de bronze, que abrigam uma biblioteca, uma sala de exposições, uma fabulosa sala de bilhar e uma sala de espetáculos onde se canta e dança o tango. Também acontecem saraus literários na casa e noites de jazz. O ambiente continua em ebulição, com discussões políticas acaloradas em suas mesas.

Há muitos turistas de todo o mundo, principalmente, durante as apresentações de tango, que acontecem diariamente das 21h00 as 0h00. um divertido espetáculo de cabaret, onde a mais típica dança do país é apresentada em todas as suas formas e letras.


O Tortoni abre cedo, oferecendo uma variada oferta para o café da manhã e o serviço se estende ininterruptamente até a meia-noite. Além de uma grande variação de cafés, é possível escolher entre pratos ligeiros, como sanduíches de miga ou hamburguesas, saladas e tortas, pratos frios como matambre, tábua de queijos e, claro, carnes - milanesas, suculentos e especiais filets, bifes de chorizo - com guarnições variadas. Os doces e sorvetes são muito bons. Não deixe de provar os churros acompanhado, de preferência, do chocolate quente, é uma das marcas registradas da casa. Há uma farta opção de drinks e bebidas alcoólicas. A carta de vinhos só contempla o produto nacional, mas com excelentes opções como os Navarro Correas, San Telmo, Cuesta del Madero, Comte de Valmont, Colón e Graffigna.

Num dos cantos do Tortoni, como a sinalizar que a tradição se mantém, o cantor Carlos Gardel observa o escritor Jorge Luis Borges e a poeta Alfonsina Storni, sentados em volta de uma mesa de café. São as obras do escultor argentino Gustavo Fernández, que reproduzem três dos maiores expoentes da arte argentina, freqüentadores habitués da casa. Impossível não se encantar com esse clima todo.

 

Visita obrigatória!!
 


 

SAIBA MAIS:

 

COZINHA ARGENTINA

 

Sí, las empanadas son argentinas!! - ou como "los hermanos" conseguiram "nacionalizar" essa delícias

 

Argentina, clique aqui.

  Você gostou? Então compartilhe!!  
 

Voltar ao Índice de ENDEREÇOS CLÁSSICOS

 

     

 

 

 

 

 

Gran Café Tortoni
Av. de Mayo 825/29
Buenos Aires - Argentina
Fone: 54 -11 - 4342-4328

www.cafetortoni.com.ar




    Voltar ao topo  


 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 

 

 

Voltar ao topo