BOLETIM GOURMAND - linha direta com o melhor da gastronomia

 

CORREIO GOURMAND

   
 

 

 

 

 

Chef GIANCARLO MARCHEGGIANI

 

 

Simpático, boa gente e, tal como a deliciosa cozinha toscana que pratica, dono de uma simplicidade que esconde uma grande sofisticação, o Chef Giancarlo Marcheggiani é um profissional sério e competente que em 1990 adotou o Brasil como lar e ajudou a implantar a moderna cozinha italiana em São Paulo.
 

Ele nasceu em 25 de outubro de 1958, em Baschi, na Umbria, numa família de agricultores que também se dedicavam à produção de vinho, queijo, azeite e mel, mas foi criado na Toscana, na cidade de Pontassieve, terra do famoso vinho Chianti Rufino, nos arredores de Florença.

 

Diz que não gostava de estudar e, por isso, concluído o ensino fundamental, escolheu fazer uma escola técnica. Assim, com 13 para 14 anos, ingressou no Instituto Professionale Alberghiero Aurélio Saffi, em Florença, para ser cozinheiro. Durante os 4 anos do curso, trabalhou em diversos restaurantes, atuando tanto na cozinha quanto no salão. 

 

Formado, foi para o Hotel Villa le Rondini, numa das mais bonitas colinas de Florença, com vista para toda a cidade, onde ficou por dois anos e meio, até ter que cumprir o serviço militar, claro, como cozinheiro dos oficiais. No final de seu tempo de serviço, sua Companhia é designada para as Forças de Paz em Beirute e os 3 meses de experiência num campo de guerra o fazem desistir definitivamente da carreira militar.

 

Volta então para o Villa le Rondini mas, 2 meses depois, um primo o convida para trabalhar na Tratoria Il Barrino, do cantor Gino Paoli, autor de "Sapore di Sale". Ali, por quase 3 anos executa a típica cozinha toscana com muito sucesso. Mas, o aos 22 anos, o inquieto Giancarlo deseja novidades e aceita o convite para trabalhar no Ristorante dei Cacciatori, em Albaretto della Torre, cidadezinha perto de Alba, no Piemonte com Cesare Giaccone, um dos mais renomados chefs italianos. 

 

Depois de 3 anos de experiência na cozinha criativa do Chef Giaccone, no final de 1982, ele voltou a Florença para ser chef do La Vecchia Cucina, um pequeno restaurante que estava começando e se tornaria muito famoso. Ali, em 1986, conheceu Sérgio Arno, um jovem brasileiro que por sete meses foi seu pupilo. Tornaram-se grandes amigos e essa amizade acabou mudando os rumos da vida do chef Marcheggiani. Depois de umas cinco viagens ao Brasil e uma namorada brasileira com quem logo se casaria, Regina, que conheceu na última dessas viagens, resolveu vir definitivamente para cá. A idéia era montar um restaurante em sociedade com Arno, que, em 1987, abrira o bem sucedido Vecchia Cucina em São Paulo, mas os planos mudaram e ele acabou montando, junto com Regina, num sobradinho no Itaim, o Ristorant Ponte Vecchio, inaugurado em abril de 1991. 

 

O começo foi difícil, sobretudo pela falta de espaço e pela pouca intimidade com os ingredientes nacionais, mas, aos poucos, os problemas foram sendo resolvidos e o talento do chef foi fazendo fama e a casa também. Em 1993 o Ponte Vecchio é eleito o "Restaurante do Ano" pelo Guia Quatro Rodas, a mais importante premiação da época, e o sucesso se consolidou.

 

Em 1996, porém, as constantes crises econômicas do País fizeram o chef desistir de ser empresário e ele fechou o restaurante. Logo em seguida, o empresário Otávio Piva de Albuquerque, dono da Expand Importadora, o convidou para trabalhar no Empório Santa Maria e gerenciar a parte gastronômica da Expand. Mas ele gostava mesmo era de trabalhar em restaurante e embora meio assustado com o tamanho, não relutou em aceitar o convite do Terraço Itália para chefiar sua consagrada cozinha. Assim, entre 1997 e 2009, ele foi o responsável pelas delícias servidas no belo e tradicional restaurante paulistano, verdadeiro cartão de visitas da cidade, da qual tem a mais privilegiada vista. 

 

O Chef Marcheggiani morreu em outubro de 2012, deixando um legado de profissionalismo e caráter que engrandeceram a gastronomia do Brasil.

 

 

Virgínia Brandão
 

 


Conheça algumas receitas do Chef Giancarlo Marcheggiani:

 

 

 

 

Apoio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 15 junho, 2017.