BOLETIM GOURMAND - linha direta com o melhor da gastronomia

 

CORREIO GOURMAND

   
 

 

 

 

Chef PÂTISSIER MARC GONZALEZ
 

 

Nascido em 23 de março de 1965, em Marseille , cidade da França meridional, capital do Departamento de Bouches-du-Rhône, o Chef Pâtissier Marc Gonzalez nunca pensou em ter outra profissão. Desde muito cedo, o mundo colorido e delicioso dos doces lhe atraía e encantava.

 

Tinha 15 anos de idade e acabara de completar sua formação escolar no Lyceé Pierre Puget, quando começou seu aprendizado em pâtisserie na loja de M. Munoz, na sua cidade natal. Por dois anos, assimilou tudo que seu mestre lhe pôde ensinar, mas a vontade de saber mais o levou para Nice.

Na Côte D'Azur, estagiando por palácios como Carlton, Relais Bedford e Beach Plaza durante três anos, o jovem aprendiz obteve sua formação prática em hotelaria. De volta a Marseille, seguiu trabalhando em hotéis e restaurantes locais até conquistar, em 1986, seu C.A.P. de Cozinha e Pâtisserie (Certificat d'Apptitude Proffessional) no Lycée Hôtelier Marseille.

Diploma na mão, Chef Gonzalez resolveu conhecer um pouco de sua profissão em outros países. Primeiro, foi para a Suíça, trabalhar na estação de esqui de Torgon, no Cantão de Valais. Depois, para os Estados Unidos, fixando-se uma temporada em Nova York. De lá para a Espanha e Itália. Foram quase dois anos viajando, até que voltou a Marseille e retomou o trabalho em restaurantes (Marcus, Café Simon, La Paillote) e também na hotelaria (Hotel Le Capricorne).

Inquieto e sempre em busca de novos conhecimentos, assumiu o cargo de Chef -Pâtissier a bordo do Danièle Casanova, da Société de Navigation Corse-Méditerranée, navio que faz cruzeiros pela costa do Mediterrâneo. Ao final da estação de verão de 1997, transformou o antigo sonho de conhecer o Brasil em realidade. Em outubro de 1997, o Chef Marc Gonzalez desembarcou em São Paulo onde tratou de conhecer um pouco da cultura do país e aproximar-se dos profissionais da gastronomia. Amor a primeira vista, decidiu ficar por aqui.

Pouco tempo depois, em março de 1998, assumiu a Pâtisserie do Marché Place des Voges, grande novidade no mercado de confeitaria brasileiro que completava seu primeiro ano de atividade. No mesmo período, associou-se à ABAGA (Associação Brasileira da Alta Gastronomia), entidade da qual é um dos diretores desde 2004.

No final desse mesmo ano, disposto a conhecer mais do país que resolveu adotar como seu, viajou por vários Estados, ministrando aulas e dando consultorias. Participou também, de diversos eventos da ABAGA, inclusive do júri de vários concursos gastronômicos.

Em junho de 1999, tornou-se o responsável pela Pâtisserie do Hotel Paulista Plaza e do Restaurante All Season's, onde permanece até hoje, encantando a clientela com delícias que mesclam sua criatividade com a base da técnica francesa e os sabores do Brasil. Também tem sido responsável pela formação e aperfeiçoamento de jovens profissionais brasileiros, missão que acredita ser intrínseca ao seu trabalho.

 

Em agosto de 2004, em parceria com o All Season's, o Chef Marc Gonzalez inaugurou a La Pâtisserie, uma confeitaria inspirada nas melhores confeitarias e padarias parisienses, que funciona em local anexo ao restaurante, no lobby do hotel Golden Tulip Paulista Plaza. Vitrine perfeita para a sua arte, a La Pâtisserie tornou-se um agradável e concorrido ponto de encontro para um saboroso café, para apreciar lanches preparados artesanalmente, para o chá da tarde, ou mesmo para provar um delicioso doce com uma taça de champagne. O Chef comemora!!

 

Virgínia Brandão

 

 

 

La Pâtisserie

Al. Santos, 85

São Paulo - SP

Fones: (11) 3177 0436 / 3177 0437

mgonzalez@paulistaplaza.com.br


 

 

 

 

 

 

Apoio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 15 junho, 2017.