BOLETIM GOURMAND - linha direta com o melhor da gastronomia

 

CORREIO GOURMAND

     
 

 

 

 

 

CHEF JOÃO LEME
 

 

O talentoso chef João Leme começou meio por acaso na cozinha, por conta de um professor de karatê que tinha um restaurante japonês. O caminho foi rápido até chegar a sushiman e, depois, passar por alguns outros  restaurantes japoneses. Tomou tanto gosto pela coisa que resolveu ir para Paris cursar a renomada École Le Cordon Bleu, onde se formou em cozinha e confeitaria (Grande Diploma de Cozinha e Confeitaria).
 

Na Europa, fez estágios de cozinha e confeitaria nos hotéis Plaza Athenée e Bristol, em Paris e trabalhou como cozinheiro nos restaurantes Duquesnoy (Paris, França) e Scimmie (Milão, Itália).

 

De volta ao Brasil, o chef João Leme atuou em restaurantes famosos com o Limone, Cia. Asiática, Tartari's e Narciso, além de ter assessorado vários outros restaurantes. Em 2003, abriu o Rôti, um misto de restaurante, rôtisserie e pâtisserie, especializado em cozinha francesa contemporânea. As influências da clássica culinária francesa, unidas a toques orientais, herdados dos seis anos de experiência como sushiman, ajudaram-no  a criar um cardápio original e variado para a casa, não deixando de dispensar, inclusive, uma atenção especial às sobremesas, uma das especialidades do chef.

 

"O sonho de todo o chef de cozinha é ter seu restaurante. Só assim você consegue impor seu estilo", revela João, enfatizando que a simplicidade é fundamental para quem quer se dar bem no mundo dos restaurantes. "Tem de ter disciplina, humildade e dedicação. Nem tudo é glamour".

 

Em 2008, depois de passar por uma grande reformulação, o restaurante Rôti ganhou novo nome - Balneário das Pedras, casa que Leme mantém em parceria com o também chef Cássio Machado e a empresária Márcia Marostica. O cardápio preservou algumas das influências francesas com toques contemporâneos e tem, hoje, maior destaque para os pescados.

João Vergueiro Leme, também, acumula em seu currículo diversas participações em concursos nacionais e internacionais e muitas premiações como: o primeiro lugar do Concurso Iberamericano 2006 em Madri, na Espanha, o segundo lugar no Icelandic Chef 2007, em Reikjavik, na Islândia, e o primeiro lugar no Global Chefs Brasil 2007, em São Paulo.

 

Atualmente, o chef João Leme é presidente da Associação Brasileira da Alta Gastronomia - ABAGA

 

 

 


Conheça uma receita do Chef João Leme:

 

 

 

 

Apoio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 15 junho, 2017.