BOLETIM GOURMAND - linha direta com o melhor da gastronomia

 

CORREIO GOURMAND

     
       
 

CHEF RAUL CONCER
 

 

 

Gaúcho de Caxias do Sul, terra com forte influência da imigração italiana e alemã, onde a mesa é farta e rica em sabores, o Chef Raul Concer cresceu convivendo com o movimento da cozinha.

 

Os avós italianos tinham o hábito de cozinhar e, tão bem, que o pai acabou dono de restaurante, o La Petite Fleur.

 

Mas o que o levou ao curso de Chef Internacional do Senac foi, na verdade, o desejo de viajar pelo mundo e aprender mais. Foi o que aconteceu e ainda acontece.

 

Primeiro, a Suíça, onde cursou Administração Hoteleira no Centre International de Glion, uma das escolas mais renomadas do mundo. Depois, por várias partes do Brasil, trabalhando como Chef Executivo na Cia Tropical de Hotéis, em Manaus, Professor Chef do Senac de Porto Alegre e Senac Nacional RJ, Professor Escola Hoteleira Castelli (Canela RS), da Anhembi-Morumbi e da Gastronomia FMU (ambas em São Paulo).

 

 

Em Porto Alegre, fez sucesso como chef proprietário dos restaurantes Chez Raoul e Chez Marie.
 

Mas, em 1993, um convite da Nestlé, que iniciava suas atividades na área do foodservices, implantando uma estrutura de serviços, o trouxe para São Paulo. Durante 13 anos, foi o Advisory Chef Manager (gerente nacional) do SAP/Foodservices (Serviço ao Profissional), tendo ao seu comando dez chefs de cozinha, duas nutricionistas, quatro técnicas culinaristas e estagiários.

 

Além de comandar o SAP/Foodservices (Serviço ao Profissional), o chef Concer também ministrou Workshops Culinários e viajou pelo Brasil realizando palestras sobre Foodservices em várias Universidades (Univ Federal de Brasília, Senac, Anhembi-Morumbi, USP Nutrição, entre outras).

 

Em 2007, Raul Concer aceita um convite desafiador - ser chef executivo da Puratos, uma empresa Belga, com cerca de 90 anos (foi fundada em 1919 ), hoje presente em mais de 120 paises, em 60 deles com fabricas próprias, como acontece no Brasil, com fábrica localizada na cidade de Guarulhos, limítrofe com a Capital paulistana.

 

Líder mundial em tecnologia de ponta no segmento de Panificação e Confeitaria, com fábricas de enzimas e melhoradores de farinha, mixes para pães, fermento e massas madres, e caminhando muito bem na área de chocolataria, com a marca belga Belcolade, de propriedade do Grupo Puratos, cujo lançamento oficial no País acontece em abril de 2008. A Belcolade vai oferecer aqui a tecnologia que os grandes chocolatiers do mundo já dispõem - coberturas com porcentuais de cacau diferenciados, de origem , orgânicos, sem adição de açúcar - enfim, um mundo de chocolates belgas com toda a sua tradição.

 

Também disponível no Brasil  a linha Patis´France, do Grupo Puratos,oferece produtos de alta qualidade e performance, como marsipan, pralinés, ganaches, mixes para cakes, recheios para entremets e charlotes .

A missão do chef Concer é gerenciar o departamento técnico da empresa, composto de chefs, nutricionistas e técnicos em alimentação, além de introduzir as novas linhas do Grupo Puratos, Belcolade e Patis´France. E, para tanto, tem feito viagens e treinamentos constantes. Já participou de um Seminário Internacional no Chile na área de panificação, com foco em enzimas; dois Curso de Chocolateria na Bélgica em Aalst - um em novembro de 2007, dChocolate Seminar Fillings, e outro em dezembro,  Chocolate Seminar Long Shelf Life Fillings.

 

A energia para tantas atividades vem do amor pela profissão que se nota facilmente pela empolgação com que o chef fala do seu novo trabalho: "Uma das coisas que me fez optar pela empresa foi a possibilidade de trabalhar na área de panificação e a Puratos é a líder mundial em tecnologia de ponta. Imagina você conseguir captar os microorganismos da região da Toscana, ou de São Francisco, ou de Paris, e traduzir em pães com sabor semelhante por aqui? Acredito que todo mundo tenha lembrança dos velhos tempos onde passávamos duas quadras longe de uma padaria e sentíamos aquele aroma do pão - não é gosto de infância e nem saudosismo - mas acontece que a panificação ganhou em tecnologia de equipamentos e perdeu o aroma. Hoje, para sentir o aroma do pão, temos que entrar na padaria. O papel das "massas madres" é, justamente, o resgate do sabor e do aroma. Em breve  teremos uma estrutura de laboratório de cursos e começaremos a ministrar aulas para pessoas que desejam ingressar na área ou se aperfeiçoar. Imagina que paixão ? Hoje estou muito mais realizado por trabalhar em uma empresa que pensa no trabalho do Chef, isso tem tudo a ver com meu perfil", diz ele.
 

 

Virgínia Brandão
 

Raul Concer
Chef Executivo Puratos Brasil
Fone: (11) 6404-7352
Fax: (11) 6404-5133
rconcer@puratos.com.br

 

 

Voltar ao topo

 

 

 
 

 

 

 

 

Apoio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 15 junho, 2017.