BOLETIM GOURMAND - linha direta com o melhor da gastronomia

 

CORREIO GOURMAND

 

 

 

alla napoletana

Resgate da História da Influência da Imigração Italiana na Gastronomia Paulistana


Sandro Ferrari

 

A obra conta a trajetória da família Buonerba e da Cantina Jardim de Napoli, revelando curiosidades, segredos e receitas; e retratando a saga dos imigrantes italianos que aqui chegaram no início do século 20

 

Alla Napoletana
Autor: Sandro Ferrari
Editora Gaia/Editora Boccato
 

Formato: 28X29cm
Número de Páginas: 160

Papel Couche 150g
Capa Dura c/ Laminação Fosca
 

 

 

 

 

Em "Alla Napoletana", lançamento das editoras Boccato e Gaia, a gastronomia é o fio condutor da narrativa histórica da imigração italiana estabelecida em São Paulo. Em suas 160 páginas, o livro conta um pouco da intensa mudança na vida urbana da metrópole com a chegada dos italianos, enfatizando a forte influência que eles exerceram nos hábitos alimentares dos paulistanos, incorporando pratos que foram adotados pelas mesas de todas as categorias da sociedade.

Através de uma rica pesquisa histórica e iconográfica e do depoimento de Antônio Buonerba da Cantina Jardim de Napoli, o historiador Sandro Ferrari traça um perfil da italianidade com todos os seus costumes e novidades que foram rapidamente legitimados pelos brasileiros. A trajetória da família Buonerba, criadora do Jardim de Napoli, uma das cantinas italianas mais tradicionais de São Paulo, é contada por Toninho, como é conhecido. Considerado o inventor do mais renomado polpettone do Brasil e filho de Francisco Buonerba, o Don Ciccio, e Maria Prezioso, ele narra a luta desses napolitanos que desembarcaram aqui em 1930. Antônio relata como tudo começou, com uma cantina de fundo de quintal que oferecia as melhores pizzas de São Paulo, até a inauguração do Jardim de Napoli em 1949 na rua Maria Paula, posteriormente transferido para um segundo endereço no bairro de Higienópolis.

"Alla Napoletana" ainda traz episódios engraçados e curiosos que se passaram nesses 58 anos da Cantina Jardim de Napoli, prefácio do jornalista Sílvio Lancellotti, texto assinado pelo crítico gastronômico J.A. Dias Lopes sobre a invenção do polpettone, citações do folclorista Câmara Cascudo sobre a influência italiana na cozinha brasileira, e receitas da Cantina Jardim de Napoli que são verdadeiros segredos de família. A italianidade no Brasil é retratada pela trajetória da família Buonerba, que através da sua culinária, fez história e influencia a gastronomia paulistana até hoje.

A obra é ilustrada com uma vasta seleção de imagens de época do acervo do Memorial do Imigrante e da família Buonerba. As fotos mais recentes dos pratos e da Cantina Jardim de Napoli são do fotógrafo Marco de Bari. "Alla Napoletana" foi editado por André Boccato com o patrocínio da Redecard, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O livro faz parte da coleção Cozinha do Imigrante, projeto da Editora Boccato.

 

 

 

 
   
  Saiba mais sobre:
 
  Cozinha Italiana
  Itália

 

Voltar ao topo

 

 

 

Apoio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.