BOLETIM GOURMAND - linha direta com o melhor da gastronomia

 

CORREIO GOURMAND

 


 

O Leite na Paulicéia
 

João Castanho Dias

 

   

Calandra Editorial, 2004  -  SP

Fone: (11) 221-3599
calandraeditorial@terra.com.br

Vendas pela Internet

www.leitebrasil.org.br/livro/olivro.htm

ou nas livrarias

Duas Cidades, Cultura  e da Vila

Capa dura com sobrecapa

148 páginas

 

 

O LIVRO QUE RESGATA A MEMÓRIA DO LEITE

 

Contar a história do leite em São Paulo desde sua fundação, foi o maior desafio de João Castanho Dias em seus trinta anos de jornalismo rural. Após pesquisar seus próprios arquivos e cerca de 57 mil páginas de 1.100 exemplares de antigas revistas leiteiras e percorrer sebos, bibliotecas, museus, antiquários, enfim ele conseguiu terminar o Leite na Paulicéia, lançado em outubro pela Calandra Editorial.

Resultado também de entrevistas com veteranos do setor leiteiro, o livro prende o leitor em todas suas 148 páginas pelo seu texto coloquial e pelas mais de 250 fotos e documentos, muitos pela primeira vez publicados. Para o autor, "o trabalho foi grande, mas valeu a pena, pois tive o privilégio de escrever um livro que resgata a quase perdida memória da pecuária e da indústria leiteira do País".

Patrocinado pela Tetra Pak, com apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Leite e Associação Brasileira de Leite Longa Vida, o livro conta a história dos visionários produtores de leite A de 1940, de cujas vacas saiam um dos melhores leites do mundo; das garrafas escuras de leite, que existiram no Brasil na década de 1960 e muitas outras curiosidades.

O Leite na Paulicéia tem uma profusão de celebridades, já que elas também fazem parte da história do leite. Por exemplo, Getulio Vargas, Nelson Rockefeller, Ademar de Barros, Monteiro Lobato, Pelé, Jô Soares. Surgem mais celebridades no capítulo Galeria da Fama, que enfoca banqueiros, esportistas, médicos de renome mundial, que tiveram a peculiaridade de serem também produtores.

Prefaciado pelo escritor e economista Almir Meireles (“desfrutem o prazer de uma inusitada e inesquecível aventura”), o livro é uma homenagem aos 450 anos de São Paulo e se encerra com as grandes marcas de produtos lácteos da cidade. Síntese de uma secular história, ele permite conhecer num lançar de olhos todo o a construção desse grande patrimônio do Brasil, a agroindústria leiteira. Um clássico da literatura do gênero.

 

Vale a pena conferir!!

 
     
         
 

 

 
 
   
  Saiba mais sobre:
 
  Leite
  São Paulo

 

 

 

Apoio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.