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Os atletas, os empreendedores e os consultores profissionais

(Como e porque contratar uma consultoria especializada em gestão de restaurantes)

 

Sergio Frota

 

 

Recentemente fiz uma viagem de trabalho para Mucuri, uma pequena cidade localizada no extremo sul do litoral da Bahia, onde funciona a fabrica de celulose e papel Bahia Sul do Grupo Suzano. Ainda neste ano, a Bahia Sul vai aumentar sua produção, passando de 600 mil de toneladas por ano para 1,8 milhão por ano.

 

Nessa viagem, fui almoçar no restaurante Della Minas onde comi uma bela peixada e conheci o proprietário, o Ivan, que há alguns anos estava cansado de ser executivo da Fiat Allis, em Belo Horizonte, e tinha um sonho na cabeça: "Queria mudar de vida. Queria ter um restaurante numa cidade praia". Ele e a esposa encontraram a solução em Mucuri, que tem picos de movimento na temporada de turismo, se mantém com algum movimento fora de temporada e agora deverá ter um grande crescimento com a ampliação da Bahia Sul.

Eles montaram o restaurante e vivem bem, mas agora sentem falta de conhecimento específico. Reconhecem que cometeram erros na montagem e que também cometem na operação. Sentem falta de um assessoramento específico e acreditam que, com a devida orientação, poderiam conseguir resultados bem melhores. Percebem, hoje, que ter um sonho é fundamental para iniciar e tocar um negócio até mesmo com sucesso, mas nem sempre é suficiente para atingir a melhor performance do negócio. O sucesso depende também de muito trabalho e conhecimento.

O sonho, o ideal ou grande desejo, têm muita importância em nossas vidas. Quando temos um sonho, temos um motivo para caminhar na direção da sua realização. O sonho é a mola propulsora da realização. O escritor Paulo Coelho prega que o mundo conspira a nosso favor quando temos o firme propósito de realizar um sonho, nos preparamos para isso e tomamos as devidas atitudes para colocar nosso plano em ação.

O líder afro americano Martin Luther King contribuiu decisivamente para que houvesse uma profunda mudança na realidade dos afro descendentes norte americanos pregando o sonho dos direitos iguais. Em seus famosos discursos, ele usava com freqüência o bordão: "eu tenho um sonho". Esse era o sonho de igualdade de direitos acalentado pela população afro americana.

O Professor Nuno Cobra, ex-treinador do campeão Ayrton Senna, conta em seu livro "A Semente da Vitória" a história de seu primeiro pupilo, o Waldemar, que foi um grande jogador de basquete na década de 60 e tinha presença obrigatória na seleção brasileira. Entre outras virtudes, o Waldemar tinha imensa habilidade nos arremessos de longa distância. O professor o ajudou a acreditar que a bola sempre cairia dentro da cesta porque "a bola de basquete era muito pequena e o aro da cesta era muito grande".

O Atleta de alta performance

Os atletas de alta performance se esforçam, se dedicam e enfrentam a dor dos exercícios e a solidão das muitas horas de treinamento. Fazem isso na busca da realização de um sonho. Na hora da competição se entregam de corpo e alma em busca do resultado. O atleta supera a dor, ele quer o resultado. Ele consegue se ver no pódio, ouvindo o hino nacional e sentindo o suor correndo pelo rosto.

Quanta dor suporta a ginasta Daiane dos Santos! É uma menina e já tem o rosto marcado pela dor, mas ela não está só. O rosto marcado pela dor e pelas intempéries é uma coisa muito comum entre os atletas de alta performance. Imaginem as condições ambientais no "cock pit" de um fórmula 1 no inverno da Europa ou debaixo de sol escaldante no Bahrein ou ainda na chuva em Interlagos. Mas essas pessoas convivem muito bem com isso porque elas estão em busca de um objetivo, porque estão na busca da realização de um sonho.

O atleta é o empreendedor, que tem um sonho e tem a coragem necessária para se atirar de corpo e alma na sua busca. Ele se prepara fisica e mentalmente para isso. Se o sonho dele é saltar acima de 2 metros de altura, ele se prepara para isso e, na hora certa, joga o coração acima dos 2 metros porque sabe que o corpo vai acompanhar.

O atleta é um empreendedor

Mas o atleta não sabe tudo o que precisa saber. Ele precisa de orientação do técnico, preparador físico, médico, nutricionista, psicólogo, etc... e isso custa dinheiro. Aí então ele precisa de marketeiro, "promoter", empresário, assessor de imprensa , advogado, etc...

O Empreendedor

O empreendedor é uma pessoa que tem o sonho de criar o seu próprio negócio. Ele se vê como parte do negócio que ele quer muito realizar. Ele sabe o que quer fazer, tem o dinheiro ou pode consegui-lo e tem a coragem para caminhar em direção ao seu objetivo. Ele tem a tenacidade de quem realmente quer atingir um objetivo.

O empreendedor faz sacrifícios, aprende a viver com pouco dinheiro e a trabalhar muitas horas por dia. Aprende a enfrentar as adversidades, a conviver com altos juros, altos impostos e com uma máquina burocrática estatal sufocante. Ele não se envergonha por fazer trabalhos considerados inferiores, desde que isso o leve em direção à realização do seu sonho. Ele se envolve de corpo e alma com o negócio. Ele sabe o valor de cada centavo.

O bom empreendedor sabe o valor de cada Cliente e sabe que precisa respeitar o Cliente. Ele sabe o valor de cada ajuda e sabe que ele tem que respeitar quem o ajuda. O bom empreendedor tem sensibilidade para o negócio e para as pessoas.

Quantas privações passaram os imigrantes árabes, judeus, portugueses, italianos, japoneses e de outras origens que chegaram ao Brasil no início do século passado sem falar uma palavra em português, sem dinheiro nem amigos na nova terra. Muitos começaram a trabalhar no momento em que chegaram ao porto de Santos. Alguns, como os Matarazzo, Samuel Klein e outros, fizeram fortuna. Conta-se que no começo da vida o Sr. Samuel Klein andava com uma carroça vendendo seus produtos para as populações de imigrantes nordestinos, daí o nome de sua empresa: "Casas Bahia", hoje uma empresa moderna e certamente muito bem administrada por gente competente e preparada para isso. Vejam o trabalho dos padeiros, em sua maioria portugueses, que chagaram aqui como imigrantes. Esse é o caso do patriarca da família Diniz, do Supermercado Pão de Açúcar.

O empreendedor é um atleta

Mas, nem sempre, ele sabe como fazer isso realizar o negócio. Nem sempre sabe como resolver as dificuldades que vão surgir. Nem sempre sabe como evitar problemas e como potencializar seus pontos fortes. Nem sempre têm a cultura específica necessária para resolver assuntos inerentes ao negócio.

Os consultores profissionais

Os consultores profissionais são pessoas que conhecem os caminhos que o empreendedor tem que seguir para viabilizar seus negócios. Sabem o caminho que o atleta tem que seguir para realizar seus sonhos. Sabem, porque estudaram para isso, ou porque foram atletas e estudaram, ou porque foram empreendedores e estudaram. Enfim porque viveram situações e passaram por experiências. Porque se dedicaram. Porque são preparados. Porque têm vivência e porque têm uma visão crítica.

Mas eles necessariamente não têm as condições do empreendedor ou do atleta. Não têm o dinheiro para aplicar no negócio, não têm a condição física necessária para atingir a performance atlética. Mais do que isso, aquele não é o sonho deles. Mas eles têm o conhecimento e a experiência necessária para aconselhar. Eles têm o reconhecimento. Têm o notório saber. Têm a reputação de que são conhecedores do assunto.
 

 


Sonho - dinheiro - experiência - ação

Só ter o sonho não é suficiente para atingir objetivos.

Só ter o dinheiro não é suficiente para atingir objetivos.

Só ter a coragem não é suficiente.

Só ter o sonho mais o dinheiro não é suficiente para atingir objetivos.

Só ter o conhecimento mais a experiência não é suficiente

para atingir o objetivo.

Só a ação não é suficiente.

 

É necessário o conjunto:

sonho + dinheiro + coragem + conhecimento + ação.
 



Grande parte, talvez a maioria dos novos empreendimentos, fecham as portas em menos de um ano. A contratação de uma consultoria especializada é um ponto importante na implantação de um negócio. As boas consultorias podem ajudar muito o empreendedor porque elas agregam habilidades, conhecimento técnico e experiência.

Toda contratação de uma consultoria, deve levar em consideração:

  • Definição das expectativas

  • Análise de curriculum e de suas experiências - Verificação das referências

  • Planejamento do trabalho

  • Definição dos resultados

  • Implementação (ação)

O trabalho do consultor é identificar soluções e recomendar ações nos aspectos organizacionais e operacionais, nos procedimentos administrativos e nas relações inter-pessoais.

Os honorários, normalmente, são estabelecidos levando-se em consideração a relação custo/beneficio e o grau de especialização da consultoria.

No campo dos restaurantes existem consultores especializados em planejamento do negócio, arquitetura, especificação dos equipamentos de cozinha, elaboração de cardápio, gastronomia, insumos, criação de marcas, etc... .

São vários os bons consultores que trabalham nas diversas áreas que envolvem os restaurantes. Para não cometer injustiças tentando listar os principais vou me deter em homenagear a todos citando apenas 2 homens com longa carreira na área e uma representante das mulheres que hoje estão com importante atuação no setor. O Eng. Helio Peixoto (11-3666-9450), certamente o pioneiro nessa atividade, em plena ação e com longa folha trabalhos prestados em todo o País. O arquiteto Antonio Figueiredo (81-3241-7999), sediado em Recife, com renome nacional e presença obrigatória nos principais projetos das regiões norte e nordeste.

 
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Sérgio Frota é paulista de Pirassununga, formado em administração de empresas pela Universidade de Brasília, com diversos cursos de extensão acadêmica e mais de 35 anos de experiência nas áreas comercial e de projetos em diversas empresas, sobretudo no segmento da indústria de equipamentos para cozinhas profissionais. É, também, professor de Gestão de Restaurantes no curso de Administração de Empresas com Ênfase em Turismo das Faculdades Anglo Latina, vice-presidente do Sindal - Sindicato dos Fabricantes de Cozinhas Industriais e escreve sobre marketing para gastronomia no Correio Gourm@nd.  >>> Leia mais

 

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Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 

 

 

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