CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

CORREIO GOURMAND

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

   

Apoio cultural: 

APROVADO  


 

CEIAS DE NATAL AO REDOR DO MUNDO

 

 

Comer é parte integrante do Natal tanto quanto os presentes e o Papai Noel. Impossível pensar numa coisa sem pensar na outra. Por todo o mundo, é hora de se abrir os livros de receitas familiares e buscar aquelas que fazem parte da festa, da gustativa memória das pessoas, das, literalmente, deliciosas lembranças dessa data.

 

Conheça, abaixo, um pouquinho dos costumes alimentares de alguns países ao redor do mundo na noite de Natal:

 

 

Brasil
Aqui no Brasil a ceia recebe influências do mundo todo. Geralmente é servido o tradicional peru, lombo, tender com fios de ovos, bacalhau, farofa, saladas, bolo alemão (stollen), panetone, rabanada, entre outros.

 

 

Portugal
A "querida terrinha" nos presenteou com deliciosos pratos e é uma das grandes influências da ceia brasileira. Não existe ceia lusitana sem bacalhau com batatas, rabanadas e bolo de reis. CLIQUE AQUI e saiba mais.

 

 

Espanha
Os espanhóis são apaixonados por amêndoas e marzipan e consomem muito torrone, um doce feito há centenas de anos, com amêndoas, mel e frutas. Peixe assado com limão, cebola, azeite e farinha de rosca e peru com trufas são os pratos principais do Natal ibérico.

 

 

Itália

Na Itália o natal é uma verdadeira festa. O banquete é composto por sete pratos, incluindo um anti-pasto (entrada), uma massa, um peixe, duas saladas e dois pudins. E não é só isso, se sobrar espaço ainda tem queijo, frutas, chocolate, panettone e um conhaque para ajudar a digestão. Em algumas regiões a ceia é composta somente por peixes e frutos do mar, em outras come-se lentilha também. CLIQUE AQUI e saiba mais.

 

 

França

Pela tradição culinária francesa, a ceia de Natal não podia deixar de ser deliciosa. São servidos peru com castanhas, fígado de ganso, carnes, salmão defumado, uma enorme variedade de queijos (brie, camembert, gruyere, ementhal) e para a sobremesa existem alguns costumes. Um deles é o bolo de natal, chamado de Bûche Nöel, que é um rocambole tradicionalmente recheado com creme de castanhas e coberto com marzipan, e também são servidas as treze sobremesas da Provença: torrones, nozes, amêndoas, uva passa, figo seco entre outros.

 


Alemanha
Ganso assado, acompanhado de batatas, repolho, cenoura, salsão e pickles é um dos cardápios mais populares do Natal alemão. No interior da região sul a festa é comemorada com um banquete de carnes de caça, como javali e veado. Para a sobremesa é servido o delicioso stollen, bolo de massa densa e frutas secas.


 

Estados Unidos
No interior dos EUA, a ceia de Natal é muito parecida com o jantar do dia de ação de graças, peru com molho de "cranberry" (um tipo de cereja), legumes, "pumpkin pie" (torta de abóbora) e uma bebida chamada "eggnog" feita de ovos, açúcar, leite e rum. No resto do país, pelo fato de haverem imigrantes do mundo todo, cada família comemora ao seu estilo.

 

 

Inglaterra
Uma tradicional ceia natalina inglesa é composta por um prato bem familiar à nossa ceia: o peru recheado, que pode ser preparado seguindo diversas receitas, incluindo como acompanhamento ameixas e batatas assadas - embora existam aqueles que prefiram o ganso.


Também faz parte do tradicional menu, o famoso pudim de Natal inglês, cuja receita leva uma lista enorme de ingredientes (gengibre, noz-moscada, amêndoas, uvas passas, cerejas, etc.), a preparação é bastante demorada e trabalhosa, envolvendo os membros mais próximos da família na sua elaboração. Todos, um de cada vez, trabalham a massa e fazem um pedido a ser realizado. Dentro da iguaria, é colocada uma moeda de chocolate e aquele que encontrar a moeda na sua porção terá o pedido realizado. O coroamento do jantar se dá quando o pudim de Natal é levado à mesa, decorado com ramos de visco e azevinho e servido com brandy.

 

 

Jamaica
A ceia tradicional tem um toque bem africano, ela é composta por arroz, ervilha do congo (ervilha verde e marrom), frango, rabada e cabrito ensopado. Em alguns lugares come-se rosbife e leitão assado.

 


Japão
Mesmo que a maioria da população não seja cristã os japoneses também comemoram o Natal. Os mais jovens saem para jantar nos melhores restaurantes e nos lares nipônicos, cada ano é feita uma ceia diferente, muitas vezes comem frango frito e bolo comprado em lojas especializadas. Ultimamente, pizza tem sido um prato bem requisitado para essa data.

 


República Theca
A ceia consiste em sopa de peixe, saladas, ovos e carpa. Segundo a superstição local todos na mesa devem ter um par ou senão estarão mortos no próximo Natal.
 

 

Rússia

Os russos deliciam-se com bolos, tortas e pasteizinhos de carne, além de um mingau chamado "kutya" feito de grãos de trigo. Em vez do Papai Noel, quem traz os presentes é a mítica "Babouschka".

 

 

Noruega
Embora seja um país pequeno, com 4 milhões de habitantes, cada região tem um costume diferente. Na costa oeste e nos fiordes, o consumo de peixes como bacalhau e hadock é bem grande. Mais para o interior são servidas costeletas de porco, bolo de carne e lingüiças especiais. Alguns fazendeiros deixam um prato de mingau nos celeiros, para o gnomo que protege as fazendas. Durante o ano os noruegueses costumam comer carne de rena e se não tomarem cuidado daqui a pouco o Papai Noel vai ficar a pé.
 


Suécia
Os suecos festejam o Natal em torno de uma grande mesa, onde é servido o smorgasbord, bufê com variedades de frutos do mar, leitão, arenque, caviar, queijos, pães, frutas e feijão manteiga.

 

 

Finlândia
A ceia é composta por uma caçarola de macarrão, rutagaba (nabo sueco), cenoura, batata, peru e presunto, além disso servem uma travessa de carne e peixe. Tradicionalmente após a festa as pessoas vão para a sauna e em seguida visitam os túmulos de seus parentes.

 

Groenlândia
Os nativos desta terra gelada gostam muito de um prato bastante estranho para o nosso paladar. Em vez de peru, eles comem um pássaro parecido com o pingüim chamado "pequeno auks". Ele é preparado envolto em pele de foca e enterrado por meses até decompor. Delicioso, não?

 


Austrália
Por estar no hemisfério sul, o Natal australiano acontece no Verão. Geralmente é comemorado com um churrasco de camarões, carne e frango e para finalizar eles servem sorvete ou sorbet (parecido com a nossa raspadinha).

 

 

África do Sul
A África do Sul tem uma ceia influenciada pelos ingleses, com torta de carne moída, arroz com passas, legumes, pudim e o bom e velho peru de Natal.

 

 

 

 

algumas RECEITAS para o seu natal

 

Salada Petrópolis
Salada de Abacate com Frutos do Mar
Cuscuz à Paulista
Arroz com Amêndoas
Ravioli de Castanha
Quiche de Bacalhau
Bacalhau â Transmontana
Bacalhau a Beneditine
Stoccafisso all'agrodolce  (Bacalhau Agridoce)
Moqueca de Peixe à Moda do Norte
Chittarnee - Peito de Frango Agridoce ao Molho de Cebolas
Supremo de Frango Recheado de Cheddar com Purê de Feijão Branco ao Molho de Vinho Branco e Passas
Blanc de Chester Crocante com Chutney de Frutas Vermelhas
Chester Dourado com Arroz Roxo e Batatas Doce
Peru com Castanhas
Faisões à Indiana
Ganso ou Pato Recheado com Batata
Marreco Recheado e Repolho Roxo
Pato com Juliene de Grapefruit
Filet ao Molho de Alecrim
Filet en Croûte
Pernil de Cordeiro com Risoto de Damasco
Pernil de Porco Assado
Rabanada
Panetone Tradicional
La Bûche de Noël
Petit Gâteau
Pavê com Baba de Moça
Torta de Arroz e Amêndoas
Sufganyiot - Sonhos de Chanuká
Lokmas - Sonhos da Turquia
Pão de Chocolate
 
  Você gostou? então compartilhe!!  
 
 
 
 

    Voltar ao topo  

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo