CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

CORREIO GOURMAND

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

   

Apoio cultural: 

APROVADO  

 

 

PANETONE

 

Virgínia Brandão

 

 

Criação dos italianos de Milão, o Panetone (em italiano com tt) é uma espécie de bolo ou pão doce, tradicionalmente, recheado de frutas cristalizadas e uvas passas, que, há séculos, faz parte da tradição natalina da Itália e, hoje, é presença obrigatória nas festas e ceias de Natal de todo o mundo.

 

Muito gostoso, dourado por fora e clarinho por dentro, tem formato que lembra a cúpula de uma igreja e textura e sabor característico. Sua massa é fermentada, feita com farinha de trigo, leite, açúcar e ovos.

 

Esta Iguaria com gosto de Natal é bem antiga e tem uma origem nobre. Sua receita data do final do século 14, 1395, quando o primeiro duque de Milão, Gian Galeazzo Visconti, resolveu festejar o recebimento das insígnias ducais com a criação de um pão bem diferente, recheado de frutas cristalizadas e uvas passas. Por estar perto das festas natalina, o Panetone ficou ligado a esta época e traz em si a idéia de comemoração e felicidade.

 

Com as técnicas de fabricação e conservação, o Panetone popularizou-se no mundo inteiro e faz sucesso. No Brasil, chega cada dia mais cedo às prateleiras, sendo que, em algumas cadeias de supermercados ou padarias, principalmente em São Paulo, maior cidade italiana fora da Itália, é possível encontrar Panetone o ano todo.

 

A receita original, com os mesmos ingredientes há mais de 600 anos, é a mais conhecida e difundida no mundo, inclusive no Brasil, onde imperou praticamente sozinha até a década de 1990, quando os chamados "Panetones Gastronômicos",que incluem versões dos mais variados recheios, formatos e coberturas, incluindo inúmeras receitas de Panetones salgados, começaram a surgir e a instigar o paladar dos amantes dos prazeres da boa mesa. Hoje, tem Panetone para todos os gostos.

 

Fazendo seu próprio Panetone

 

Se você nunca fez um Panetone, saiba que é uma experiência muito prazerosa e um bom exercício para os seus dotes culinários. Tem aquele prazer primário do fazer pão, do levedar, do amassar os ingredientes, moldar, enformar e sentir o aroma espalhar-se pelos ambientes enquanto o forno assa a massa. Tem aquela satisfação incomparável, orgulho mesmo, de ver pronto e pensar -  fui eu que fiz.

 

Se você ficou tentado a fazer seu Panetone, quem sabe, até, transformá-lo em presente de Natal, arrisque-se! Não vai se arrepender. Encare a missão como uma coisa lúdica, coloque a criatividade para funcionar imaginando o Panetone dos seus sonhos - recheios variados, coberturas diferentes, formatos originais, embalagens personalizadas -  tudo como você quiser. Saia atrás dos ingredientes que você gosta, das formas que vai precisar, e mãos à obra. Não economize nos ingredientes pois a regra básica é que bons ingredientes geram bons produtos, excelentes ingredientes, portanto...  Afinal, é o seu Panetone!!

 

Para ajudá-lo, escolhemos receitas muito especiais. Confira!!!

 

 

 
RECEITAS RELACIONADAS:
 
Chocotone sem Açúcar    
Panetone Tradicional
Panetone com Frutas Secas
  Panetone Salgado

 

 

 

 

 

 

 

 
Todos os vídeos

Como se produz
PANETONE ARTESANAL ITALIANO

No vídeo acima, você vai ver como o Panetone tradicional é preparado artesanalmente numa conceituada confeitaria italiana, a Pasticceria Fumagalli, da cidade de Barzanò, nas cercanias de Milão. Vale a pena conferir!!!

 

Clique aqui

saiba mais e veja este vídeo ampliado

 
 
  Você gostou? então compartilhe!!  
 
 
 

Voltar à página inicial do NATAL

 
 
Voltar à página principal de COZINHA ITALIANA
 
 

    Voltar ao topo  

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo