CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

  CADERNO GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS  

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

 

Apoio cultural: 

 

 

As Flores do Malte

 

 

 

O expert e microcervejeiro Marcelo Carneiro da Rocha fala sobre o universo das microcervejarias no Brasil  



Marcelo Carneiro da Rocha

 

 

02/feveiro/2006 - A Bélgica é o berço das cobiçadas cervejas do estilo Ale, país onde os padres produzem e consomem cerveja da melhor qualidade, em velhos, mas charmosos mosteiros.

 De todas as bebidas, nenhuma veio a sofrer tanto com a massificação e padronização dos meios de produção quanto a cerveja. Na verdade, o mundo sempre soube que a cerveja é uma bebida nobre e complexa, só o século 20 é que parece ter esquecido essas qualidades. Com uma história tão antiga e tradicional quanto a do vinho, a cerveja só agora vem despertando o interesse de um seleto público, e resgatando a sua origem.

Atualmente, algumas das melhores cervejas brasileiras são produzidas em pequenas microcervejarias, com notáveis diferenciais de elaboração e, conseqüentemente, sabor.

Pequenas cervejarias podem mais facilmente se devotar a estilos clássicos, bem como também à invenção de novos estilos. Enquanto as cervejas populares assemelham-se em sabor, aroma e cor, as cervejas especiais diferenciam-se por sua liberdade de estilo, receita personalizada e qualidade evidente e acentuada das matérias-primas.

Fora os ingredientes da receita básica da cerveja, Malte, Levedura, Lúpulo e Água, as microcervejarias arriscam também saborosas combinações com ervas, frutas, outros cereais e especiarias, além de poderem diferenciar-se ainda em tempo de cozimento, nível de fermentação, maturação e produção de um alimento mais natural, sem conservantes.

Esta percepção de "small in beautiful", já amplamente dominante no universo vinícola, vem devagar conquistando um público seleto. Como os vinhos produzidos para o grande público, as cervejas feitas para o mercado de massa são feitas de modo a agradar a maioria do mercado consumidor. Isso quer dizer que devem ser produzidas com um preço altamente competitivo e com um sabor que a todos agrade. E essa não é a proposta das microcervejarias...

Aliás, se juntarmos em uma sala a nova safra de empresários cervejeiros do Brasil encontraremos, com certeza, uma variedade incrível de backgrounds diferentes, do fazendeiro ao DJ, passando pelo editor de livros e pelo restauranteur. Fermentando tudo, uma coisa é certa, não encontraremos aqui tipos sisudos, encarcerados em paletó e gravata, como os empresários da velha geração. Descontraído e inventivo é o perfil do novo cervejeiro brasileiro, diferentemente de casas americanas e européias.

Para se entender, se quisermos elevar as boas opções e a diversidade de um mercado que ainda não prima, exatamente, pela cultura cervejeira, pensemos em divulgar o verdadeiro conteúdo dos chopes premium e cervejas de gastronomia, produtos originais brasileiros.

Talvez, quem sabe, daqui algum tempo, passaremos a discutir, com mais propriedade, o sabor exótico da Cerveja Ruiva da Devassa, do Rio de Janeiro, a inusitada leveza da Cerveja de Trigo, da Colorado, de Ribeirão Preto, ou ainda o maltado bouquet da Cerveja de Natal da Eisenbahn, de Blumenau.

Saiba mais sobre:

Cerveja

História do consumo de bebidas alcoólicas pelo homem

Bebidas Alcoólicas

Tour  pelo mundo ALE  -  Marcelo Carneiro da Rocha

Voltar à página principal de GASTRONOMIA NO BRASIL 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcelo Carneiro da Rocha é empresário, proprietário da Cervejaria Colorado de Ribeirão Preto e escreve no Correio Gourm@nd.sobre Cerveja, tema pelo qual é apaixonado e profundo conhecedor, 

 

 

 
 

 

 

 

 

Voltar ao topo  

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo