CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

  CADERNO GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS  

GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

 

Apoio cultural: 

 

 

NA COZINHA com o chef Carlos Ribeiro

 

por Jezebel Salem

24/03/2009

 

 

Um dos mais inventivos e carismáticos chefs do Brasil, o paraibano Carlos Ribeiro é um incansável realizador. Sua mais recente investida, em parceria com Marcelo Katsuki, o irreverente e talentoso ‘blogueiro’ gastronômico (“Comes e Bebes” e “Sitegourmet”), e diretor de arte da Folha Online, é o NA COZINHA, um misto de restaurante e escola de cozinha – e apropriadamente batizado por seus donos como um gastro-pub.

Reformando completamente um sobrado da rua Haddock Lobo, no coração dos Jardins, com projeto do próprio Marcelo Katsuki, que também é graduado em arquitetura, a dupla dinâmica abriu para o público paulistano, desde o final de janeiro, um espaço original, agradável, onde se come e se bebe bem, e ainda está efervescente em propostas culturais e educativas.

Um incurável ‘paulistano de coração’, o chef Carlos Ribeiro, conseguiu interpretar e reunir todos os ingredientes que entusiasmam um paulistano a sair de casa – para comer, é claro. Um espaço totalmente dedicado à moderna gastronomia, porém com um contraponto permanente das “raízes” culturais brasileiras. Ali, a tônica da culinária nunca abandona o vasto repertório das cozinhas regionais do País – especialmente a do Nordeste. Porém, como o próprio Carlos Ribeiro gosta de afirmar: "Minha cozinha não tem fronteiras".

Portanto, visitando o NA COZINHA, prepare-se para uma viagem por um cardápio mais que surpreendente – e deliciosamente temperado de "brasilidades" - a começar pelo couvert - Focaccia de dendê, beiju de tapioca, pizza crocante e broa salgada; manteiga, pasta de ameixa e terrine suína ( R$ 12,00). E tudo chega a mesa servido em lindas peças de cerâmicas artísticas, da ceramista Hideko Honma.

Outros destaques preparados na ágil cozinha do restaurante (que foi planejada num luminoso aquário envidraçado, logo na entrada da casa), ficam com pratos não menos interessantes: Penne com mix de cogumelos trufados; Nhoque de batata com ragu de galinha de capoeira e quiabo; Risoto de limão siciliano com cubos de lombo suíno; Risoto de rabada; Mignon em crosta picante de castanhas e baião de dois e Moqueca Paraense com arroz negro com coco.

Em espaço contíguo ao restaurante, funciona a sede do Site Gourmet e do Blog Comes e Bebes, de Marcelo Katsuki. O local é utilizado não apenas para a produção de conteúdo, mas também para a promoção de atividades de integração com os leitores, além de pesquisa em uma cozinha experimental.

A equipe do "NA COZINHA" é formada por talentos recém chegados ao mercado, uma vez que o chef Carlos Ribeiro é professor universitário e tem nos seus alunos o seu maior patrimônio. Dentre eles, André Giovanni que é seu subchefe e a equipe formada por: Gustavo Klein, Mauricio Marques, Artur Abrangel, Helton Bicalho, Raul Godoy, e Lucimara Atamachuk. Apoiando o projeto, parceiros como Dona Benta, Vinhos Salton, Vinhos Ana Import, Arno, Panex, Grupo SEB, Petybon, Avocado Jaguacy, Serra Bela, ABIPECS, Cast Uniformes, Melhoramentos, a Cachaça Serra Preta da Paraíba, entre outros.

O "NA COZINHA" fará lançamentos de produtos, promoverá eventos, além de disponibilizar ao público uma biblioteca e publicações sobre o assunto. O espaço se propõe a promover cursos e workshops e, ainda, abriga atividades voltadas à cidadania como o Projeto Gastronomia Solidária, que capacita ex-moradores de rua, com aulas semanais (www.gastronomiasolidaria.com.br). O local também será cenário do programa "Saberes dos Sabores", da Fundação Japão São Paulo, em parceria com a JBNTV, apresentado pelo Chef Carlos Ribeiro na SKY TV, canal 142, toda segunda-feira.

 

Novidades

 

Esta semana passam a figurar no cardápio do NA COZINA, os seguintes pratos: Raviolone de pupunha e suíno com manteiga de coentro; Xinxim de galinha – o tradicional - e a Maxixada- com galinha, ovos, carne suína e bacon e castanha de caju, tendo no acompanhamento panquecas de milho.
 

O “Kats” (como é conhecido o Katsuki) e o Carlos encerram a entrevista mandando beijos - e quitutes mil - aos leitores do CORREIO GOURMAND...

 


Para saber mais sobre o chef Carlos Ribeiro, clique aqui.

 

Para conhecer o "Comes e Bebes", o blog do Katsuki, clique aqui.

 

 

Na Cozinha

Rua Haddock Lobo, 955

Jardins - São Paulo - SP

Fones: (11) 3063-5377 ou 3063-5374
Horários:

de segunda a quinta:

Almoço, das 11h30 as 15h30

Jantar das 19h00 a 0h00

sextas e sábados:

Almoço, das 11h30 as 15h30

Jantar, das 19h00 a 1h00;

aos domingos:

Almoço, das 12h00 às 16h00.
Fechado no domingo à noite.

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar à página principal de GASTRONOMIA NO BRASIL 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcelo Katsuki e o Chef Carlos Ribeiros ladeando parte do staf de cozinheiros da casa

 

 

 

 

 

Voltar ao topo

 

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo