CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

  CADERNO GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS  

GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

 

Apoio cultural: 

 

 

SÃO PAULO - Capital Mundial da Gastronomia

 

 

Virgínia Brandão

 

 

Conheça São Paulo e viaje pelo Brasil e pelo mundo nas mesas dos restaurantes e bares da cidade - são mais de 10 mil opções, pra todos os gostos e bolsos, onde se pode apreciar pratos e quitutes diversos, elaborados por chefs brasileiros de todas as partes do País, além de chefs franceses, espanhóis, italianos, peruanos, japoneses, indianos e de inúmeros outros países.

 

 

Muita gente já ouviu falar que São Paulo é a Capital Mundial da Gastronomia; muitos já viram o logo ao lado em algum restaurante, alguma revista, algum cartaz, mas pouca gente sabe, exatamente, o porquê se diz isso, o que, afinal, isso significa.

 

A História começou há muito tempo, exatamente em 1988, com a fundação da ABRESI - Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo, uma Entidade representativa dos segmentos de Restaurantes, Bares e Similares e dos setores ligados ao Turismo e a Hospitalidade, e que congrega as entidades sindicais e associações civis vinculadas a esses segmentos da economia.

 

Em sua ata de fundação já constava, como objetivo da ABRESI, a concretização do projeto "São Paulo Capital Mundial da Gastronomia", entendido pela Entidade como um justo reconhecimento à multiplicidade de cozinhas que se encontram representadas nos restaurantes e bares da cidade. Na época, eram 43 países representados gastronomicamente na Capital paulistana. Hoje são 51.

 

Durante os anos seguintes, o projeto foi sendo aprimorado com o lançamento de ações e programas de trabalho, visando criar a infraestrutura necessária para sua concretização.

 

Em 1995, por especial empenho da, então, vereadora Aldaíza Sposati, do Partido dos Trabalhadores, a Câmara Municipal de São Paulo encampou a idéia e baixou uma resolução criando um grupo de trabalho de vereadores de diversos partidos, que aprovaram por unanimidade a oficialização que prepararia a cidade para receber este título.

 

Foi, então, criada uma Comissão de Honra das Nações, constituída por representantes oficiais de 40 países e 10 Entidades Civis Internacionais ligadas à gastronomia e ao turismo, que trabalharam no levantamento de todas as cozinhas representadas em cada uma de suas respectivas capitais.

 

Em 1997, durante a 10ª edição do CIHAT - Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo, evento anual promovido pela ABRESI, reunindo os empresários associados de todas as regiões do Brasil, empresas do segmento e autoridades da área, a Comissão de Honra das Nações outorgou o título de "Capital Mundial da Gastronomia" à Cidade de São Paulo. Na mesma ocasião, o título foi outorgado à Paris, na categoria "hors-concours", e a Nova Iorque, Tóquio, Roma, Madrid, Lisboa, Cidade do México e Buenos Aires. De todas as cidades homenageadas, São Paulo é a que possui o maior número de cozinhas internacionais representadas, podendo, portanto, portar o título na condição de real Capital Mundial da Gastronomia

 

Foi assim, e é por isso, que São Paulo é chamada dessa forma - Capital Mundial da Gastronomia. Não é pouca coisa. É um título superlativo como a própria São Paulo - toda superlativa. Deve ser motivo de orgulho não apenas dos paulistanos e paulistas, mas de todo o Brasil que, aqui, se faz representar por brasileiros de todos os rincões desse País continente, que vieram para cá trazendo na bagagem e na memória a sua culinária, seus saberes e sabores e fizeram da cidade, também, a Capital Nacional da Gastronomia.

 

 

RELAÇÃO DAS COZINHAS DO MUNDO

REPRESENTADAS NA CIDADE DE SÃO PAULO

 

01 - BRASIL

02 - ALEMANHA

03 - ANGOLA

04 - ARGENTINA

05 - ARMÊNIA

06 - AUSTRÁLIA

07 - ÁUSTRIA

08 - BÉLGICA

09 - BULGÁRIA

10 - CABO VERDE

11 - CANADÁ

12 - CHILE

13 - CHINA

14 - CORÉIA

15 - CUBA / CARIBE

16 - DINAMARCA

17 - EGITO

18 - ESPANHA

19 - ESTADOS UNIDOS

20 - FINLÂNDIA

21 - FRANÇA

22 - GRÃ BRETANHA

23 - GRÉCIA

24 - HOLANDA

25 - HUNGRIA

26 - ÍNDIA

27 - INDONÉSIA

28 - IRLANDA

29 - ISLÂNDIA

30 - ISRAEL

31 - ITÁLIA

32 - JAPÃO

33 - LÍBANO

34 - MARROCOS

35 - MÉXICO

36 - NORUEGA

37 - PARAGUAI

38 - PERU

39 - POLÔNIA

40 - PORTUGAL

41 - REPÚBLICA TCHECA

42 - ROMÊNIA

43 - RÚSSIA

44 - SÉRVIA/CROÁCIA

45 - SÍRIA

46 - SUÉCIA

47 - SUÍÇA

48 - TAILÂNDIA

49 - URUGUAI

50 - VENEZUELA

51 - VIETNÃ

 

 

 

 

Cique na imagem acima e conheça alguns dos chefs que estão por trás das principais caçarolas paulistanas

Para saber mais sobre:

São Paulo, clique aqui.
Onde Comer Bem em São Paulo, clique aqui.
   

  Você gostou? Então compartilhe!!  
 

Voltar à página principal de GASTRONOMIA NO BRASIL 

 

 

 

 

Motivo de orgulho para paulistanos, paulistas e brasileiros de todos os lugares, São Paulo é, sim, a Capital Gastronômica do Mundo. Com certeza, o acolher gente de todas as partes, todos os sotaques, dar espaço, deixar ficar, absorver nessa "geléia geral" que somos, fez isso acontecer.

Cidade dos contrastes, do concreto, dos congestionamentos, é verdade. Mas grandiosamente, generosamente e glamurosamente saborosa.

 

 

Viva São Paulo!!

 

 

 

 

 

 

 

Patrimônio histórico e cultural de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano, ou Mercadão, como é carinhosamente chamado e conhecido, constitui um marco e um referencial nacional e internacional da cidade, tal qual outros grandes mercados do mundo, como o Vieux-Port de Marseille, o Mercado de la Boqueria de Barcelona, o Mercado da Ribeira de Lisboa, o Leadenhall Market de Londres, o Lexington Market de Baltimore, o Mercado de Abasto de Buenos Aires ou o Ver-o-Peso de Belém.

 

Para muito além da beleza e imponência de suas instalações, a quantidade, variedade e qualidade dos produtos que são comercializados ali, refletem a riqueza gastronômica dessa nossa cidade, uma das Capitais Mundiais da Gastronomia. Das mais delicadas iguarias às mais finas especiarias, no Mercadão você encontra de tudo: frutas, hortaliças, grãos, vinhos, queijos, doces, chocolates, carnes, pescados de toda sorte, aves, embutidos, temperos, condimentos e muito todo tipo de gente. Do dono de restaurante à dona de casa, do chef de cozinha ao gourmand, de moradores do centro a turistas freqüentes ou ocasionais.

 

Uma visita ao Mercadão é uma viagem por sabores e aromas de todo o mundo, um verdadeiro paraíso para gourmands e gourmets que se maravilham entre os seus 280 boxes de delícias, alguns deles funcionando desde a inauguração do prédio, em 1933.

 

Mas, o Mercadão oferece muito mais que boas compras. Desde 2004, após passar por uma completa reforma que lhe devolveu suas feições originais e ainda agregou-lhe novas áreas, como uma grande praça de alimentação no piso superior (servida por dois elevadores, duas escadas rolantes e escadas comuns), com restaurantes de cozinhas variadas e lanchonetes, ele se transformou, também, numa excelente opção de lazer para os paulistanos e turistas de todas as partes que visitam a cidade.

 

Visite o Mercadão, passeie por seus inúmeros corredores, experimente suas delícias e arrisque-se a preparar novas receitas com os incríveis ingredientes que você vai encontrar por lá. Você vai adorar!!

 

 

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o maior Entreposto Gastronômico da América Latina, o Mercado Municipal Paulistano, o nosso MERCADÃO DA CANTAREIRA

 

 

 

 

 

Restaurante Fasano - a mais sofisticada casa de cozinha italiana da cidade de São Paulo.

Voltar ao topo  

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo