CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

  CADERNO GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS  

GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

 

Apoio cultural: 

 

 

1ª FEIRA NACIONAL DE LIVROS DE VINHOS

 

 

 

Entre 26 e 28 de outubro, Ciclo das Vinhas – Escola do Vinho, promove 1ª Feira Nacional de Livros de Vinhos com cerca de duzentos títulos exclusivos sobre o tema e  atendimento personalizado para auxiliar os visitantes na hora da compra.

 

 

 

23/outubro/2012 - A sommelière Alexandra Corvo, fundadora do Ciclo das Vinhas – Escola do Vinho, organiza no mês de outubro a 1ª Feira Nacional de Livros de Vinhos. O evento acontecerá de 26 a 28 de outubro na Escola que conta, desde janeiro, com uma livraria especializada em vinhos com mais de 100 títulos nacionais e importados. A feira terá cerca de duzentos títulos sobre o tema, além de atendimento personalizado para auxiliar os visitantes na hora da compra.

 

“A ideia da feira é facilitar o acesso aos livros de vinhos, ter tudo junto em um lugar só e oferecer um atendimento focado”, explica Alexandra Corvo. “Vamos selecionar tudo o que há de mais legal no mercado e, para complementar, convidados experts no assunto indicarão os livros prediletos, aqueles de cabeceira de quem mais entende do assunto. Também chamamos enófilos viciados em leitura, alunos assíduos, para darem dicas com uma visão leiga, mas curiosa”. Entre os profissionais renomados que irão sugerir alguns títulos estão: Manoel Beato (sommelier do Fasano), Daniela Bravin (proprietária e sommelière do Bravin), Gabriela Monteleone (sommelière do DOM), Ana Paula Montesso (coordenadora da formação profissional do Ciclo das Vinhas) e Helena Mattar (sommelière do Vito).

 

O atendimento aos visitantes será feito pela própria Alexandra e pela equipe da Escola Ciclo das Vinhas.

 

 

Kit com livros e vinhos para presentear

 

Outra novidade na Feira é o lançamento de kits compostos por livros e vinhos. São seis opções, harmonizadas a dedo por Alexandra, que garantem um aprendizado na teoria e na prática, além de serem presentes incríveis para o final de ano:

 

 

“Vinho e Guerra” virá acompanhado de uma meia garrafa de um Bourgogne de Drouhin, família importante na trama do livro.
   
O livro “Champagne” é harmonizado com uma meia garrafa de Champagne Deutz.
   
“Vinho e Comida” harmoniza a boa leitura com uma garrafa do delicioso Chianti Leonardo além de um queijo parmesão.
   
A belíssima narrativa que conta a história da Viuva Clicquot vem acompanhada de uma meia garrafa do champagne desenvolvido pela viúva.
   
Para se deliciar com as sobremesas, os dois livros referência sobre o vinho do Porto, escritos pelo maior conhecedor do assunto, Carlos Cabral, virão (em kits separados) com uma garrafa de vinho do Porto Ruby. São eles: “Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto”  e “Porto, um vinho e sua imagem.
   

 

 

Os kits estarão a venda na escola até o final de dezembro deste ano. “Não há como errar com um presente destes”, finaliza a sommelière.

 

 

Escola Ciclo das Vinhas

Rua Maria Figueiredo, 305

Fone: (11) 3284 3626

Horário: das 12h00 as 19h00

Entrada gratuita

 

 

 

 

Escola Ciclo das Vinhas – referência no ensino de vinhos, é um espaço completo para o estudo do vinho para amadores e profissionais. As aulas e os cursos são ministrados por Alexandra Corvo e sua equipe, além de professores técnicos convidados, sempre para pequenos grupos, de no máximo 12 alunos.

 

As técnicas adotadas têm como foco a arte da degustação, com exercícios de sensibilização e estímulo da percepção aos aromas e sabores. As práticas fazem parte de um método desenvolvido por Alexandra Corvo em seus estudos nos Estados Unidos, Espanha, Suíça e de sua experiência como sommelier na Europa e em São Paulo.

 

Além da programação de cursos, o espaço conta com uma livraria (com livros especializados em vinhos à venda) e uma biblioteca com mais de seiscentos e títulos nacionais e internacionais, filmes e revistas, para todos os alunos, estudantes de gastronomia e amantes do vinho.

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Alexandra Corvo

 

Começou sua carreira em restaurantes em 1994. Formada em Hotelaria pela Escuela Superior de Hosteleria y Turismo de Madrid, foi durante o seu estágio na pequena Brasserie de Trois Rois em Lausanne, que se apaixonou pelo universo dos vinhos. Para aprimorar seus conhecimentos, estudou na Escola de Vinho do Centro Federal de Pesquisas Agronômicas, na Suíça, onde conquistou seu diploma de sommelier em 2001.

 

De volta ao Brasil, trabalhou como Sommelière em restaurantes conceituados, entre eles  Figueirar Rubaiyat, DOM e LeVin. Em 2007 abriu a escola de vinhos Ciclo das Vinhas e virou uma das colunistas mais renomadas de vinhos. Hoje Alexandra Corvo tem uma coluna sobre vinhos no jornal Folha de São Paulo, e um programa dedicado ao tema na BandNews FM. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente, sendo confreira da Confraria do Periquita (Portugal), da Confraria de L’Ordre de Côteaux de Champagne (França), além de ser a Instrutora Oficial dos vinhos da Borgonha no Brasil.

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo