|

|

|

|

|

|

|

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Procure o tema de seu interesse dentro do Correio Gourm@nd

Google  

                

 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

SIRHA
Salon International de la Restauration & de l'Hotellerie
Lyon - França

14ª Edição - de 24 a 28 de janeiro de 2009

Uma Volta ao mundo Pelos sabores

 


Situado a 20km do centro da cidade, o gigantesco Parque de Exposições da cidade de Lyon, o Lyon Eurexpo (área total de 92 mil m² e capacidade para até 80 mil pessoas/dia), conta com uma arquitetura futurista, perfeitamente adaptável aos mais variados tipos de eventos. Inaugurado em 1984, tem sido palco do SIRHA desde 1985.

 

 

 

Maior encontro internacional da gastronomia, alimentação e hospitalidade, o SIRHA - Salon International de la Restauration & de l'Hotellerie - reúne os maiores chefs e os principais atores desse fascinante universo num verdadeiro laboratório de idéias em que se experimentam todas as tendências da culinária mundial.

 

Promovendo um intenso e positivo intercâmbio de conhecimentos e interesses, e revelando os caminhos atuais e futuros do consumo - dos conceitos mais vanguardistas, que estimulam a imaginação, aos mais facilmente reproduzíveis dentro dos estabelecimentos comerciais, o SIRHA traz sempre centenas de idéias de como diversificar e renovar a oferta de produtos e serviços, e surpreender a clientela cada vez mais exigente do mercado da alimentação fora do lar. 

 

Criado em 1983, a cada dois anos, o SIRHA atrai para a cidade de Lyon, na França, profissionais dos quatro cantos do planeta e dos mais variados segmentos relacionados ao universo da restauração e da hotelaria. A eles, oferece uma ampla e diversificada programação, que inclui uma feira com exposição de produtos e equipamentos; congressos, cursos, palestras e debates; lançamentos, degustações e demonstrações culinárias, e, a grande vedete da festa, os mais prestigiados concursos gastronômicos do mundo.

 

Edição 2009

 

O 14° SIRHA, que acontecerá entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2009, no Lyon Eurexpo, promete ser a mais internacional de todas as suas edições, com os gostos, as tendências e os saberes culinários do mundo inteiro se fazendo representar e os inúmeros pavilhões internacionais dando uma visão ampla da riqueza da atual oferta mundial para o setor.

 

Serão 2 mil expositores, 450 deles internacionais, 600 lançamentos mundiais estão programados, e mais de 6 mil chefs de elite e visitantes de 120 países são esperados no evento.

 

Setores abrangidos pelo SIRHA 2009

* Cafeteria
* Hotelaria
* Artes da Mesa
* Tecnologias e Serviços
* Materiais e Equipamentos
* Confeitaria
* Panificação
* Produtos agro-alimentares e Bebidas

 

O Show dos Chefs
 

Uma das principais características que distingue o SIRHA das outras feiras do setor, é a associação única de seus expositores  com os chefs de cozinha. Demonstrando aos visitantes quais os benefícios que eles podem tirar das inovações apresentadas no evento, os chefs atuam como verdadeiros embaixadores dos últimos lançamentos de produtos, materiais e equipamentos para o segmento. Serão mais de 1200 demonstrações acontecendo a cada dia do SIRHA, numa programação bem diversificada que inclui:

 

Lyon Food Trends - apresentando duplas inéditas, associando um renomado chef internacional a um jovem talento da cidade de Lyon. O partilhar experiências, a mistura de culturas, as associações simples ou audaciosas de saberes e de sabores serão vivenciadas ao vivo durante 4 horas.

 

Festival de la Créativité Gastronomique  - coloca em cena 25 cozinheiros com menos de 40 anos, um time de peso, de grandes nomes da criação culinária francesa e, durante 50 minutos, cada um vai apresentar ao público um verdadeiro espetáculo culinário e revelar os segredos de suas receitas originais. Essas demonstrações, unindo inovação e tradição culinárias dizem mais que qualquer discurso. (Clique aqui e confira a lista dos chefs que vão participar - em francês).

 

Destaques da Programação

 

L’espace Tendance Terroirs & Saveurs - espaço destinado a que os pequenos produtores artesanais, de diversas regiões francesas, apresentem seus produtos de terroir. Vai de encontro à tendência mundial de, uma reação à padronização dos gostos impostos pela industrialização, buscar os sabores verdadeiros dos alimentos. Tal tendência passa, também, pela revalorização da riqueza e da diversidade dos terroirs e pela busca do desenvolvimento sustentado.

 

Grands Prix de l'Innovation - A cada edição, o SIRHA premia os produtos, serviços e equipamentos mais inovadores expostos no Salão, dentro de três categorias: Produtos Alimentícios, Produtos e Serviços e  Nutrição e Saúde. A definição dos vencedores acontece no mês de dezembro próximo, durante uma apresentação na Escola Ferrandi, em Paris, quando cada um dos indicados terá 10 minutos para discorrer sobre sua inovação e convencer o júri do "Grande Prêmio de Inovação", formado por jornalistas especializados em gastronomia e alimentação e por consagrados profissionais da restauração e da nutrição. Os produtos premiados ficarão expostos, em local de destaque, no Food Studio by Sirha, durante toda a duração do Salão.

 

 


 

Food Studio by Sirha - grande novidade do SIRHA 2009, acontecerá num cenário futurista, especialmente idealizado por  dois renomados designers franceses, Elisabeth Brémond e Emmanuel Chevalier, com a proposta de ser uma exposição aberta, "multicelular", que destaca e concilia os saberes de cinco áreas - restauração, materiais de serviço, cafeteria, panificação e confeitaria - sob a ótica das últimas tendências de consumo e das inovações. Cada um dos cinco espaços do Food Studio by Sirha foi batizado com derivações a partir da palavra FUSÂO:


FUSÃO:
Espaço das novidade e do Grands Prix de l’Innovation.
E-FUSÃO:
Espaço de desenvolvimento de serviços de mesa, móveis e têxteis.
PRO-FUSÃO:
Espaço da Panificação e da Confeitaria.
IN-FUSÃO:
Espaço das Cafeterias.
DIF-FUSÃO:
Área das Conferências

 
 

 

 

 

 

 

Japão - Convidado de Honra

 

Não é por acaso que, em 2009, o Sirha escolheu o Japão como "Convidado de Honra". Com efeito, o Japão elevou a arte culinária ao patamar de verdadeira arte de viver, da qual são indissociáveis os conceitos de nutrição, saúde e  bem-estar. Por exemplo, Tokyo, hoje, conta com 160 mil restaurantes, contra 20 mil em Paris. Além disso, os japoneses, finos gastrônomos, são, tradicionalmente, muito abertos às culturas culinárias do mundo. Em suma, um país onde há, certamente, muito a aprender. Essa paixão dos japoneses pela cozinha japonesa foi recentemente premiada pela atribuição de 191 estrelas a 150 restaurantes de Tokyo selecionados para a primeira edição do Guide Michelin da Ásia. Fato notável, pela primeira vez História do guia, todos os restaurantes selecionados receberam, pelo menos, uma estrela. Um único campeonato, que reconhece a excepcional qualidade da cozinha e dos produtos utilizados, as técnicas empregadas e rica herança culinária do Japão.

 

Os mais consagrados concursos do mundo

 

Os concursos gastronômicos são as estrelas da programação do SIRHA. Na edição 2009, além dos já consagrados Bocuse d’Or e Coupe du Monde de la Pâtisserie, acontecerão, também, a terceira edição do concurso "l'International Caseus Award", onde os melhores queijeiros do planeta demonstram as suas aptidões em refinação, vendas, conhecimentos, degustação, corte e apresentação, e a segunda edição do "Mondial du Pain - Goût et Nutrition", com os maiores artistas da panificação mundial colocando à prova seus saberes e talentos.

 

‘Espaço dos Chefs"


Maior arena gastronômica do mundo, com 6300m²,  o "Espaço dos Chefs" é o tradicional cenário da "Copa do Mundo da Confeitaria" e do "Bocuse d’Or". Atualmente, abriga, também, o "l'International Caseus Award". 

 

Dotada dos mais sofisticados equipamentos e das mais modernas tecnologias para a realização de eventos gastronômicos, conta com a zona dos concursos, com 12 cozinhas totalmente equipadas, distribuídas de forma a permitir um trabalho frente à platéia de 800 lugares, e dotada de um circuito de vídeo capaz de acompanhar e transmitir as atividades e habilidades dos candidatos nos seus mínimos detalhes.

 

Uma festa imperdível!!


Mais que um importante evento de negócios, o SIRHA é uma grande e agitada festa onde o profissionalismo e a competência reinam absolutos. Uma verdadeira "experiência gastronômica". Se puder, não perca a próxima edição em janeiro de 2009.

 

 

 

Planta do SIRHA 2009


 

Mais Informações: 
www.sirha.com

 

Para saber mais sobre o Bocuse d'Or, clique aqui.

Para saber mais sobre a Coupe du Monde de la Pâtisserie, clique aqui.

Para conhecer o pacote "Torcida Brasileira em Lyon", clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

Lyon

Capital Mundial da Gastronomia

 

Capital de Rhône-Alpes, a primeira região da França depois de Paris e a décima mais importante da Europa, Lyon é a segunda cidade francesa, com 1,2 milhões de habitantes. 


Centro comercial e industrial, estrategicamente localizado entre a Europa do Norte e a do Sul, nas confluências dos rios Ródano e Saona, Lyon está a uma hora de avião das principais capitais européias e atrai, a cada ano, um grande número de visitantes para o turismo de lazer e de negócios.


Metrópole moderna e dinâmica, Lyon é dotada de ampla infra-estrutura e famosa por sua gastronomia. Seus dois mil anos de História deixaram marcas sucessivas em sua paisagem e lhe legaram uma herança arquitetônica excepcional, declarada pela UNESCO, em 1998, Patrimônio Cultural da Humanidade.

 

Goûtez, testez, touchez, vivez Sirha !

 

 
 

 

Voltar ao Índice das Feiras de Gastronomia

 

 

 

 

Voltar ao topo

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 28 junho, 2017.