CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

  DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS  

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

 

Apoio cultural: 

APROVADO  

 

CARNE SUÍNA

A mais consumida do mundo

 

 

Porco é o nome popular pela qual é chamado o suíno, mamífero não-ruminante pertencente à família dos suídeos (Sus scrofa), de porte médio, pernas longas, número de par de dedos funcionais em cada membro (dois ou, mais raramente, quatro) e providos de cascos.

 

Os suínos apareceram na Terra há mais de 40 milhões de anos, sendo, portanto, parte da aristocracia pré-histórica do mundo animal.  Domesticado desde o período neolítico, é um dos animais de maior valia para o homem, elemento importante na culinária de vários países e criado para abate em larga escala em todo o mundo.

 

Atualmente, a carne suína é obtida de linhagens melhoradas geneticamente, criado em condições higiênicas impecáveis, com alimentação balanceada e acompanhamento por técnicos especializados em todas as fases da criação. O resultado é um suíno com muito pouca gordura e que produz uma carne deliciosa, nutritiva e saudável. Não é a toa que a carne suína é a mais consumida no mundo!

 

 

cuidados importantes

 

Ao comprar

Verifique a data de fabricação, a validade e as condições de embalagem. Se apresentar suor ou líquido escorrendo é sinal de deficiência na refrigeração.

 

Certifique-se da procedência da carne, exigindo o carimbo do serviço de inspeção sanitária e o certificado de compra que ateste que o produto foi adquirido em estabelecimento inspecionado e de sanidade garantida.

 

Verifique as condições gerais do estabelecimento de venda, iluminação, higiene, estado de conservação dos equipamentos e higiene e apresentação dos atendentes. Isso vale não apenas para carnes, mas para qualquer alimento.

 

Quanto comprar

A quantidade é variável para cada corte. Uma pessoa consome em média 175 a 350g de carne com osso e de 125 a 175g de carne sem osso. Normalmente, a quantidade mínima indicada é suficiente. Evite comprar grandes volumes se o seu consumo é pouco. Quantidades menores conservam-se melhor.

 

Em casa

Conserve no freezer até o momento de utilizar. Descongele na véspera em geladeira. Se quiser temperar na véspera, prepare a salmoura de tempero e leve a carne temperada à geladeira até a hora de preparar. Cozinhe em no máximo 24 horas após descongelar.

Após descongelar, não torne a congelar a carne crua.

 

Cozinhando

A maior parte dos cortes pode ser preparada pelos métodos de cocção por calor seco, ou seja: grelhada, assada ou frita em pouca gordura. A paleta (quartos dianteiros) que tem uma quantidade maior de ossos e menor quantidade de carne magra, fica deliciosa em caçarolas, pastelões, tortas e moída.

 

Como a carne de boi, a carne suína precisa ser muito bem cozida. Só deve ser consumida se não apresentar nenhuma coloração rosa. A carne é considerada bem cozida ou assada, quando ao enfiar a ponta de uma faca na parte mais grossa, os sucos saírem completamente claros. Ao assar com couro, o mesmo deve estar tostado e pururuca, ou seja, apresentando bolhas douradas.

 

 

 

 
  Você gostou? então compartilhe!!  
 
 

Voltar à página principal de MAMÍFEROS

 
 
 

CARNE SUÍNA

 

Outros idiomas:

Francês - Porc

Italiano - Maiale

Espanhol - Cerdo

Inglês - Pork

Alemão - Schweinefleisch

 

 

 





    Voltar ao topo  

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright   -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo