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PESCADOS

Por pescado, pode-se designar qualquer animal de origem aquática, compreendendo peixes, moluscos (ostras, mariscos, lulas, polvos, mexilhões, vieiras, etc.), equinodermos (ouriço do mar) e crustáceos (caranguejos, siris, camarões, lagostas entre outros). Existem mais de 30 mil espécies de pescados, predominando as espécies marinhas. No total da produção mundial, 90% é de peixes e 10% de crustáceos e moluscos.

 

Consumida pelo homem desde os seus primórdios, a carne de pescado é mais nutritiva, menos gordurosa, rica em ômega 3, aminoácidos essenciais, minerais como sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês e cobalto, vitaminas A, E e principalmente a D, importante para a calcificação óssea, além de vitaminas hidrossolúveis como niacina e ácido pantotênico, importantes para o metabolismo energético e de macro nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras).

Uma das principais vantagens nutricionais do consumo da carne de pescado é o teor e a presença de gorduras como o ômega 3, que reduz o risco de doenças cardíacas e circulatórias, tem ação antiinflamatória, auxilia na regeneração de neurônios e no desenvolvimento cerebral, tornando-se fundamental na infância. Pode, também, reduzir o risco do mal de Alzheimer, demência e cansaço mental, o que a torna essencial para o idoso. Além disso, pode contribuir no tratamento da depressão, ansiedade e alterações do sono; é eficaz no tratamento da hipertensão arterial; atua na coagulação sangüínea, alivia dores da artrite reumatóide e protege a pele contra raios ultravioleta.

De fácil digestão, os pescados podem ser consumidos de muitas formas: assados, fritos, empanados, cozidos, grelhados, ensopados e até crus, desde que se tome cuidado com a fonte de origem e, caso congelado, que seja a temperaturas menores que -20º C. Devido a alterações ambientais, pesca predatória, poluição das águas, falta de manejo, o número de pescado nas águas tem diminuído e algumas espécies entrado na lista dos ameaçados de extinção.

Para uma dieta saudável, os nutricionistas recomendam o consumo de pescados pelo menos duas vezes por semana, optando-se por preparações grelhadas, assadas ou ensopadas que são menos calóricas e seguras.
 

 

Para conhecer dicas de como lidar com pescados, clique aqui.

 
 
 

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    Fonte: Ceagesp  

 

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Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

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