CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

  DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS  

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

 

 

Apoio cultural: 

APROVADO  

 

SIRI

 

 

O nome vem do tupi si'ri, e significa correr, deslizar; andar para trás. É comumente usado para designar várias espécies de crustáceos decápodes (com 10 pés), portunídeos, que se caracterizam por possuírem corpo redondo, oval, no sentido transversal, ou quadrado, e o quinto par de pernas adaptado ao nado, as chamadas "quelas", lembrando remos largos e achatados, que se movem formando um oito. Algumas espécies usam as patas também para cavar.


Semelhantes ao caranguejo, os siris distinguem-se deles por apresentarem um corpo ovalado, carapaça achatada, agudas pontas laterais no cefalotórax e placas natatórias no último par de pernas. Além disso, o siri tem uma carne branca ou rosada, muito mais delicada que a de seu parente.
 

Os siris são os mais hábeis nadadores dentre os crustáceos e podem mover-se para a frente, para trás e para os lados, com muita rapidez. Seu habitat natural é o mar, mas podem sair para as praias, onde se enterram. 


O corpo do siri é revestido e protegido por uma crosta, constituída por quitina e carbonato de cálcio. Externamente, podemos reconhecer duas partes no corpo dos crustáceos: o cefalotórax e abdome. No cefalotórax localizam-se dois pares de antenas e um par de olhos compostos que, geralmente, situam-se na extremidade de dois pedúnculos; são por isso, chamados olhos pedunculados. Esses olhos são movimentados pelos pedúnculos, permitindo assim, uma ampla exploração do ambiente. A diferenciação entre sexos, se faz pelo abdome,

 

Saborosa, a carne do siri é rica em vitaminas do complexo B e sais minerais como o cálcio, o fósforo e o ferro. Tem baixo teor de gordura, poucas calorias e é de fácil digestão. Muito utilizada na culinária brasileira, presta-se a diversos usos. Entretanto, é preciso muito cuidado na hora da compra pois, além de facilmente perecível, muitas vezes não é pura, vindo misturada com a carne de peixe. O ideal é comprá-la congelada e de um fornecedor de confiança. 


No Brasil,  são conhecidas aproximadamente 14 espécies de siris. Embora a maioria viva no mar, há os que habitam as embocaduras dos rios ou mesmo pantanais e mangues. O siri mais comum no Brasil é o Callinectes danae (siri azul), que ocorre de Pernambuco à Santa Catarina e é conhecido por siri-mirim ou siri-branco. Também temos o Portunus spinimanus - conhecido por siri-candeia - que ocorre dos EUA (Carolina do Sul) ao Brasil (Rio de Janeiro) e no Chile, e o Cronius ruber - siri-góia (do tupi si'ri, que corre, desliza, anda para trás + goia - variante de guaiá - caranguejo) que ocorre desde a Flórida, nos EUA, até São Paulo, no Brasil.

  • Siri-mole: É a designação comum às espécies de siris no período em que trocam de carapaça.

 

 

Blue crab (Callinectes sapidus), Sargassum Crab (Portunus sayi)

e (Portunus spinimanus)

 

Receita com SIRI:


 

 

 

Voltar à página principal de CRUSTÁCEOS

 

 

 

 
 

Callinectes danae

 

 

SIRI

 

Outros idiomas:

Francês - Crabe

Italiano - Granchio

Espanhol - Cangrejo

Inglês - Crab
Alemão - Krabbe

Callinectes danae

Cronius ruber


    Voltar ao topo  

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright   -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo