CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

  DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS  

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

 

Apoio cultural: 

 

 

Clique aqui

 e veja essas e outras imagens ampliadas

 

BACALHAU

O Rei do Atlântico Norte

 

 

Arquipélago de Lofoten

 

 

Com 1.227 km² de superfície total, rodeado pelas águas geladas do Mar da Noruega, na costa noroeste norueguesa, o Arquipélago das Lofoten é um conjunto de ilhas de rochas vulcânicas escarpadas, que parecem brotar do fundo do mar e que se estendem ao longo de 300 km, formando um acolhedor golfo com a linha continental de costa.

Conhecido por sua excepcional beleza natural, permanece como um dos últimos e mais antigos redutos de pesca do bacalhau em todo o mundo, onde a presença desse habitante dos mares gélidos do Hemisfério Norte permanece abundante (os estoques de bacalhau dos mares do Canadá, Groenlândia e Islândia estão muito baixos). Há séculos, o bacalhau garante o sustento de famílias inteiras e a preservação de uma tradição milenar. Os poucos mais de 25 000 moradores, espalhados por dezenas de pequenas e bucólicas vilas, dedicam-se à pesca, ao processamento e à exportação do pescado fresco, seco, salgado e congelado, para mais de 200 países.

Em janeiro e fevereiro a temperatura média é de apenas -1°C, o que é quase calor para o ponto geográfico em que está. O verão propicia um bom cenário para o sol da meia-noite. A vila de Svolvær (na ilha de Austvågøy) tem 4.100 habitantes, é a principal e a mais cheia de turistas. Mais tranqüilo são outros vilarejos como Kabelvag (a 5 minutos de ônibus de Svolvær), Stamsund ou Å.

No mar de Lofoten está a maior barreira de corais do mundo em águas profundas (o Recife Røst, 40 km de comprimento) está situada à oeste de Røst.

A principal atração turística de Lofoten é sem dúvida a pesca de inverno cuja duração abrange os meses de janeiro a abril.
 

 

As Lofoten - "aqua mater" do bacalhau gadus morhua

 

Todos os anos, no final do outono no Hemisfério Norte, quando o gelo começa a tomar conta dos mares do Ártico, os bacalhaus Gadus morhua adultos, em idade de procriação migram em direção a um único destino - o Arquipélago de Lofoten, na região Noroeste do Mar da Noruega. Ali, a natureza, talvez por capricho, faz acontecer a maior anomalia térmica planetária em relação à latitude e, mesmo a um grau acima do Círculo Polar Ártico, acontece um clima ameno, muito diferente de outros locais que lhe estão paralelos no Globo, como o Alaska e a Groenlândia.

 

O "milagre" do clima das Lofoten se dá pela Corrente do Golfo (Gulf Stream), uma gigantesca e potente circulação de água quente que se desloca rapidamente por milhares de quilômetros, indo do Golfo do México, zona do Equador, em direção ao Pólo Norte, transportando o calor para toda a Europa ocidental. Chegando ao Mar da Noruega, a água da Corrente do Golfo, mais quente e mais salgada, encontra as águas frias e menos salgadas vindas do pólo; sendo mais densa devido à sua maior salinidade, ela desce em direção às profundezas do oceano e é em busca dela que os bacalhaus rumam para o arquipélago.

 

Por mais de 1000 anos, as ilhas têm sido um grande centro pesqueiro de bacalhau, particularmente no inverno, quando a chegada dos primeiros cardumes ao arquipélago, em meados de dezembro, é aguardada com ansiedade e festejada por toda a população local que chega a quintuplicar com a vinda de pescadores profissionais e amadores, também em levas, como os peixes.

Saiba mais sobre:

Noruega

Você gostou? então compartilhe!!  

Voltar à página inicial de BACALHAU

 
 
 

 

 

Todos os vídeos

Turismo

A "Acqua Mater" do bacalhau

Veja, no vídeo acima, um pouco das ilhas do Arquipélago de Lofoten, a "acqua mater" do legítimo bacalhau do Atlântico.

 

 

Clique aqui e veja esse vídeo ampliado

 

 

Armação onde se seca o bacalhau em Lofoten - chamados de "catedrais" - são estruturas de madeira em forma de pirâmide, em geral enormes, em cujas barras se prendem os peixes amarrados de dois em dois pelas costas. A combinação de sol e ar frio da região resulta numa iguaria super especial.

CLIQUE AQUI

veja e saiba mais

 

 

 

Lofoten

Voltar ao topo  

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright   -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo