CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

  DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS  

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

 

Apoio cultural: 

 

 
SALMÃO

 

Salmão é um peixe osteícte (de esqueleto ósseo) da família dos salmonídeos, a mesma da truta e outras espécies típicas do Hemisfério Norte, que vivem indiferentemente em água doce ou salgada. Do salmão-do-Atlântico (Salmo salar), nativo de rios que deságuam nos dois lados do Atlântico Norte, distingue-se o salmão-do-Pacífico, com seis espécies do gênero Oncorhynchus distribuídas pelas águas costeiras da grande área que se estende do mar de Bering ao Japão. O salmão-do-Pacífico é pescado intensamente no Alasca, na costa oeste do Canadá e dos Estados Unidos, no norte da Ásia e no Japão, regiões de onde provém a maior parte da carne rosada e saborosa desse peixe consumida no mundo.

 

A desova dos salmões em rios -- os mesmos, ao que tudo indica, em que nasceram -- ocorre geralmente no fim do verão ou no outono. A incubação dos ovos se completa no inverno, após um tempo que varia, conforme a temperatura, de 60 a 200 dias. Com o próprio corpo e as nadadeiras, a fêmea abre um buraco na areia e, nesse ninho improvisado, deposita seus ovos, que são, ao mesmo tempo, fecundados pelo macho. Nas espécies de salmão-do-Pacífico, tanto o macho quanto a fêmea, garantida a procriação, parecem perder o interesse pela vida e abandonam-se à flutuação na corrente, para morrer logo depois. O salmão-do-Atlântico é capaz, no entanto, de nadar mais uma vez para o mar. Os locais de desova podem não estar muito longe, mas alguns salmões-do-Pacífico, como Oncorhynchus keta e O. tshawytscha, adentram mais de três mil quilômetros pelo rio Yukon, no Alasca, para desovar perto de suas nascentes.


O salmão-do-Atlântico pesa, em média, 4,5kg. Nos salmões-do-Pacífico, o peso varia de 1,3 a 2,7kg em O. gorbuscha e chega a dez quilos em O. tshawytscha, espécie na qual indivíduos com até mais de vinte quilos não são raros. Nos oceanos, todos os salmões são prateados nos flancos, mas cada espécie revela, na época de reprodução, suas próprias e profundas alterações de cor.


O retorno dos salmões, do mar para os rios onde nasceram e em cujas águas vão desovar, é uma das migrações mais notáveis dentre as muitas que os animais realizam. Na longa e acidentada viagem em direção às nascentes, os peixes transpõem aos saltos os trechos encachoeirados e outros obstáculos com que eventualmente se defrontam. A maioria, depois de efetuada a desova, morre em conseqüência do esforço, mas muitos resistem e voltam a nadar para o mar.

 

 

Na culinária

 

O salmão é um peixe super saudável, elegante e que é consumido de diversas maneiras: cru, defumado, assado, cozido e grelhado, entre outras. Presente nas mesas de todo o mundo, é cada vez mais procurado devido aos benefícios que concede à saúde, principalmente por seu excelente teor de  Omega 3.

 

 

 

 

 

 

Fontes: Enciclopédia Britânica

Thesaures

 
 
 

Salmão do Atlântico

SALMÃO

 

 

Outros idiomas:

Francês - Saumon

Italiano - Salmone

Espanhol - Salmón

Inglês - Salmon
Alemão - Lachs

Ovas de salmão

Muito mais baratas do que as ovas de esturjão - o famoso caviar - as ovas de salmão são maiores, têm uma característica cor alaranjada e um fresco sabor de mar, com notas do peixe e um leve salgado. Ótimas em canapés e entradas, para molhos de pastas frescas ou para guarnecer pratos em geral, são muitas servidas acompanhadas de sour cream (creme azedo - clique aqui e veja a receita).

 
 
 


 
   Todos os vídeos
 

 

 

Processo de FABRICAÇÃO

de SALMÃO DEFUMADO 

 

 

Confira no vídeo acima, como se produz salmão defumado, uma das formas mais difundidas do seu consumo no mundo.

 

Clique aqui,

veja esse vídeo ampliado

 

 

 

 

  ESPÉCIE DE SALMÃO DO PACÍFICO   
 

  Você gostou? então compartilhe!!  
 

Voltar à página principal de PEIXES

    Voltar ao topo  

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright   -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo