CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

  DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS  

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

Apoio cultural: 

APROVADO  

 

CEREFÓLIO


Condimento muito conhecido e utilizado na culinária francesa, onde é tão comum quanto a nossa salsa, o cerefólio, entretanto não é muito difundido no Brasil.

 

Para os franceses ele é considerado indispensável na culinária do dia-a-dia. E, na verdade, o cerefólio se parece muito com a salsa e pode até ser confundido com ela se a pessoa se atentar somente para o formato das folhas e se esquecer de pegar algumas folhinhas e sentir os aromas.

 

O cerefólio possui um sabor fresco, lembrando um pouco o anis. Pode ser usado no frango, peixe, em vegetais refogados, incorporado na manteiga, saladas e ovos mexidos. No entanto, deve-se ter o cuidado de juntar as folhas nos últimos momentos do cozimento para não perderem rapidamente o seu sabor e aroma. Prefira sempre as folhas frescas às secas que são menos aromáticas. Pode-se usar o cerefólio onde normalmente se usa a salsa, ou seja, em praticamente qualquer prato.

 

Pode-se, também, preparar um delicioso vinagre aromatizado deixando alguns ramos de cerefólio fresco macerando em um vinagre de vinho branco. A erva irá adicionar um flavor agradável e suave ao seu prato.

 

 

Origem

 

Originário do Oriente Médio, Sul da Rússia e do Cáucaso, o cerefólio era conhecido pelos gregos antigos pelos seus usos culinários.

 

Os romanos a usavam muito e difundiram o seu uso na Europa, principalmente na França e Inglaterra. Na Idade Média seus poderes medicinais já eram reconhecidos pela Escola de Salerno.

 

 

Características da Planta

 

Da família das Apiaceae, o cerefólio é uma planta herbácea de pequeno porte (de 20 a 50cm de altura), haste com pelugem, folhas verde-claras, flores pequenas e brancas formando uma inflorescência tipo umbela (guarda-chuva), e sementes longas e finas. Seu ciclo é anual - isto é, tem de ser semeada todo ano, pois em alguns meses a semente germina, cresce, floresce, frutifica e morre.

 

Para seu cultivo, prefere locais de temperatura amena. Parece gostar de sol com um pouco de tempo nublado. Já quanto ao solo, prefere solos drenados e férteis. A aplicação de estercos curtidos favorece bastante a cultura.

A propagação é feita por sementes, e devem ser semeadas com freqüência para ter sempre folhas novas e aromáticas. Semeia-se em terreno definitivo, não suportando o transplante. A colheita se dá a partir da 6 a 8 semana da semeadura. Colha o cerefólio, cortando os talos maiores na base; isto favorecerá o aparecimento de novas folhas. Utiliza-se principalmente as folhas, mas pode-se utilizar as flores também.

 

Na Europa, já por muitos anos, o cerefólio é usado como medicamento, possuindo uma ação diurética, expectorante, estimulante, combate eczemas e desordens digestivas. Cru ou em infusão (chás) estimula a digestão e alivia problemas circulatórios e hepáticos. Combate o reumatismo e a baixa pressão circulatória.

 
 

Fontes: Oficina de Ervas

Herbário

Aleph

 
  Você gostou do CORREIO GOURMAND? então compartilhe!!  
 
 
Voltar à página principal de ERVAS E TEMPEROS
 
 
 
 

Cerefólio

Nome científico: Anthriscus cerefolium (L.) Hoffm.

 

Outros idiomas:

Francês - Cerfeuil

Italiano - Cerfoglio

Espanhol - Perifollo

Inglês - Chervil
Alemão - Kerbel

 

O nome em latim significa "folha da alegria".

 

 

 

 

 

Voltar ao topo  

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo