CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

  DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS  

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

MACARRÃO

Apoio cultural: 

APROVADO  

 

 

 

 

 


 
COMO COZINHAR O MACARRÃO

 

 

1 - Quantidade de água

 

Primeiramente um conceito fundamental: o macarrão só pode ser colocado na água para cozinhar quando esta estiver em plena fervura e nunca antes disso.

 

É recomendável utilizar o máximo de água possível, que reduzirá o risco do macarrão grudar. Todo e qualquer tipo de macarrão libera um pouco de amido durante seu cozimento, que se for realizado em grande volume de água, este deve ser removido se diluirá, evitando formar o que se chama "filmes sobre o macarrão", e portanto não grudará.

Utilize a seguinte regra: MÍNIMO 10 PARTES DE ÁGUA PARA 1 PARTE DE MACARRÃO, ou seja, 5 litros de água para um pacote de 500 gramas de macarrão.
 

2 - Tempo de cozimento
Um aspecto é indiscutível na avaliação do macarrão, a textura deve a ser "al dente". Pode se preferir mais ou menos "al dente", mas é definitivamente um defeito cozinhar excessivamente o macarrão e obter um produto mole e sem resistência à mastigação, sendo este provavelmente o erro mais comum na preparação do macarrão em nosso país. O tempo de cozimento será em função principalmente da espessura do macarrão, sendo evidentemente maior quanto maior for a sua espessura.


Alguns exemplos práticos:


* Espaguete diâmetro 1,7mm (N° 8)= 9 minutos
* Espaguete diâmetro 1,1mm (fidelinho) = 5 min.
* Penne de trigo durum espessura fina = 10 minutos
* Espaguete de trigo durum (N° 8) = 10 minutos

Apesar dos exemplos acima serem um importante fator de orientação, a forma mais confiável de se obter o ponto ideal de cozimento é experimentar o macarrão nos 2 minutos que precedem o tempo teórico de cozimento, terminando-o tão logo desapareçam as marcas brancas no seu interior. A transição do macarrão cozido "al dente" para sobre-cozido se processa muito rapidamente, necessitando o cozinheiro não se afastar da panela nestes minutos finais do cozimento (atenção em observar o tempo no relógio).

3 - Adição do sal
Quanto ao sal, este deve ser removido deve ser sempre adicionado na água de cozimento para prover e ressaltar o sabor do macarrão. O momento da adição é mais correto no início, logo que se colocar deve ser removido a água para ferver. A quantidade de sal não pode ser excessiva para não comprometer o paladar dos molhos, e pode ser utilizada uma pitada, assim sugerida: Para cozinhar 500g de macarrão, em 5 litros de água, máximo de 50g de sal (1 colher de sopa rasa).
 

4 - Escorrer o macarrão
Para evitar que o macarrão resfrie rapidamente e grude na travessa é recomendável que a mesma seja sempre aquecida. Uma dica é passar a água do cozimento na travessa em que será servida, aquecendo-a antes de colocar o macarrão na mesma.

5 - Resfriar o macarrão
A bibliografia italiana condena o resfriamento com água após o cozimento, uma vez que o macarrão tem que ser servido quente, logo após cozido. Quando o macarrão não é consumido imediatamente, os chefs brasileiros sugerem que essa operação seja utilizada com o objetivo de interromper o processo de cozimento do macarrão, ou poderemos obter uma massa sobre-cozida.
 


Clique aqui e veja qual o molho ideal para a massa que você escolher.

 

 

 

Você gostou? então compartilhe!!

 

 

 

Voltar ao topo  

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo