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MAÇÃ

 

 

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A maçã, além de saborosa, tem considerável valor nutritivo. Contém vitaminas B1, B2, tanino, niacina e sais minerais como fósforo, ferro, potássio e magnésio. As vitaminas do Complexo B em geral ajudam a regular o sistema nervoso, o crescimento, evitam problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos. O Fósforo previne a fadiga mental, além de contribuir para a formação de ossos e dentes. O Ferro é importante na formação do sangue. Contém, ainda, pectina (na casca), que acelera a coagulação sanguínea, com assombrosa eficácia contra a hemofilia, as vitaminas A e C, alto teor de carboidratos e é excelente fonte de celulose.

É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade , reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso. A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e como diurético.

 

A pessoa que come pelo menos cinco maçãs por semana, respira melhor. Em recentes estudos realizados por diversos pesquisadores, homens que comeram quase uma maçã por dia, tiveram função pulmonar mais forte do que os que excluíram a fruta do cardápio. Pela sua propriedade antioxidante, a maçã retarda o envelhecimento, além de prevenir o aparecimento de cânceres, pois fitonutrientes da maçã preservam as células.

 

Bebês de mães que comem muita maçã durante a gravidez têm menos chance de desenvolver asma, segundo estudo feito por pesquisadores da Universidade de Aberdeen, na Escócia, que entrevistaram duas mil grávidas sobre os hábitos alimentares delas e depois acompanharam a saúde dos filhos por cinco anos. Eles constataram que mães que comeram quatro ou mais maçãs por semana eram menos predispostas a ter um filho asmático do que aquelas que comeram a fruta menos de uma vez por semana.


O suco de maçã também combate a difteria, as febres, os cálculos da vesícula e dos rins, as inflamações da bexiga e do aparelho urinário, os catarros intestinais, os transtornos da gravidez.


Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.

 

Cem gramas fornecem 58 calorias.

 

A maçã é considerada uma espécie de escova de dentes natural. Embora não limpe os dentes, ela realmente ajuda na higiene bucal. Morder e mastigar uma maçã estimula as gengivas e o sabor aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e evitando as cáries.
 

Confira o que os principais componentes da maçã podem oferecer ao organismo:

PECTINA
Fibra solúvel não absorvida pelo intestino que retém água e diversas substâncias residuais. Facilita a eliminação de toxinas juntamente com as fezes e ajuda a manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis. Auxilia no tratamento da diarréia, pois a pectina promove a proteção da mucosa intestinal

TANINOS
São adstringentes e antiinflamatórios.

ÁCIDO MÁLICO
Tem efeito alcalinizante (antiácido) no sangue e nos tecidos. Depurativo do sangue elimina detritos provenientes do metabolismo.

FLAVONÓIDES
São anti-oxidantes encontrados em vários alimentos de origem vegetal

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Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

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