CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

  DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS  

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

ALIMENTOS

 

CEREAIS

Apoio cultural: 

APROVADO  

 

 

ARROZ

Alimento Universal

 

 

 

Das paellas espanholas, passando pelos risottos italianos, pelo sushi dos japoneses até chegar ao nosso arroz com feijão, além de indispensável, o arroz mostra-se versátil como poucos alimentos, para a alegria dos amantes da boa mesa.

 

 

 

Branco, preto, amarelo, vermelho, fino, grosso, curto, longo, integral, polido, parboilizado, natural ou enriquecido de nutrientes ou sabores, prato principal ou guarnição, o arroz freqüenta a mesa de dois terços da população mundial, constituindo-se a base da alimentação de centenas de milhões de pessoas no Oriente e fazendo parte da dieta de praticamente todos os povos do planeta.

Presente em todos os continentes, o arroz disputa com o trigo o segundo lugar entre os cereais mais cultivados e consumidos do mundo hoje, o primeiro é do milho. É uma cultura que apresenta ampla adaptabilidade às diferentes condições de solo e clima, sendo a espécie com maior potencial de aumento de produção e, possivelmente, de combate à fome no mundo.

Desempenhando papel econômico e social estratégico, o arroz é a fonte primária de energia e proteína para os povos das nações mais populosas da Ásia, África e América Latina. Considerado um dos alimentos com melhor balanceamento nutricional, fornece 20% da energia e 15% da proteína per capita necessária aos seres humanos.


A espécie cultivada, Oryza sativa, é empregada na alimentação humana desde, pelo menos, 3000 a.C. -- a primeira referência histórica data de 2800 a.C., quando um imperador chinês estabeleceu um cerimonial para seu plantio.


O Sudeste Asiático, com as ilhas adjacentes e a China são os locais de origem mais aceitos, embora muitos acreditem ser o arroz originário da Indochina, Indonésia e, mesmo, da Índia, de onde teria sido levado para a Pérsia e, posteriormente, para a África. Alguns botânicos afirmam que o arroz teve diversas origens, selecionado a partir de espécies nativas, inclusive da América, onde, dizem, já era conhecido antes do descobrimento.

 

 

USOS ALIMENTÍCIOS

 

No Ocidente, elimina-se a casca do arroz para consumo e por isso utiliza-se o arroz branco, se bem que nos últimos anos o uso do arroz integral experimentou notável crescimento em alguns países. Na Ásia, onde em muitas regiões o arroz é quase o único alimento, come-se o grão com casca, pois nela se encontram as vitaminas, proteínas e minerais que fazem do arroz um dos alimentos mais completos. Em alguns lugares da Ásia, a introdução do costume de se tirar a casca do arroz motivou o aparecimento de uma enfermidade chamada beribéri, causada pela carência da tiamina (vitamina B1) na alimentação das populações.

 

O arroz possui muito pouco glúten, e por isso não é utilizado para a fabricação de pães.

 

Fabrica-se, ainda, uma bebida com o arroz, o saquê, muito apreciada no Japão, e de elevada graduação alcoólica. É usado, também, na fabricação de vinagres.

 

 

Sub-produtos do arroz

 

Em certos países, como o Japão, a palha de arroz é empregada na confecção de esteiras e tatames, cestas e calçados, mas no Ocidente -- e, cada vez mais, em todo o mundo, tem aplicações econômicas importantes: ótimo componente para a ração animal, é, também, usada em indústrias de bebidas, para fermentação, e na agricultura, como fertilizante e cobertura em plantações.

 

 

 

 

Os povos orientais, para quem o arroz era o símbolo da abundância, atribuíam-lhe uma alma e prestavam-lhe cerimônia e honras, numa tradição até hoje mantida em algumas regiões. Os árabes atribuem a origem do arroz a uma gota do suor de Maomé caída do paraíso. Foram eles os responsáveis por sua introdução na Europa, através da península ibérica, plantando-o em terras irrigadas de Sevilha, Murcia, Valencia e Granada.


Se para Pier Crescentii, agrônomo de Bolonha, Itália, em 1301, ele era chamado de "tesouro dos pântanos", para outros o seu cultivo não deveria ser feito próximo às cidades, pois temia-se que os pernilongos provenientes das bacias de irrigação causassem doenças às populações, principalmente o impaludismo.

 

 

 

Daikokuten - DAIKOKU, DAIKOKU-TEN (Sânscrito = Mahakala)

Deus da riqueza, dos fazendeiros, da agricultura, do arroz e da cozinha. a origem deste Deus está na religião Hindu, da Índia. Ao ser introduzido ao Budismo, tornou-se o protetor de Buda.

 

 

 

 

 

Fontes:Enciclopédia Britânica

Embrapa

Instituto Riograndense do Arroz

Emater




 

Arroz com Café e Mel

 

Risotto ao Vinho Barolo com Radicchio e Lingüiça Toscana

 

Risotto Toscano com Risoni

 

Risotto de Abóbora, Pétalas de Rosa e Papoula

 

Camarão em Limão e Ervas com Arroz Integral e Ervilhas

 

Risotto de Rúcula,Tomate Seco e Mussarela de Búfala

 

Risotto de Charque com Moranga Cabotiá

 

Risotto con i "Carciofi"

 

Risotto de Carne Seca

 

Risotto Cítrico

 

Risotto de Cogumelos

 

Arroz de Forno Relâmpago

 

Risoto de Lula e Camarão ao Suco de Laranja e Aspargos

 

Risoto de Lingüiça com Mostarda de Dijon

 

Arroz Sasanishiki

Mjadra (arroz com lentilhas e cebola frita)

Arroz com Ervas Finas

Arroz de Cachaça

Arroz com Amêndoas

 
Você gostou? então compartilhe!!  
 

Voltar à página principal de GRÃOS

 
 
 

 

 

 

 

 

Arroz - (Oryza sativa L.)

Arroz em Espanhol

Riz em Francês

Riso em Italiano

Rice em Inglês

Reis em Alemão

 

A palavra arroz é de origem árabe - vem de "al-ruzz", ou "ar-ruzz". Em algumas regiões de Portugal, ainda hoje, se pronuncia Arruz e não Arroz.

 

Em chinês a palavra arroz é sinônimo que expressa comida; e na língua hindu significa - sustentador da raça humana.

O Oriente teve todo o arroz do mundo, por séculos. O cultivo só se estendeu ao Ocidente no século 15 da nossa era.

CLIQUE AQUI

e veja algumas imagens ampliadas

    Voltar ao topo  

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright   -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo