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Uma noz em botânica é um fruto seco com apenas uma semente¹ (raramente duas) no qual a parede do ovário ou parte dela torna-se muito dura na maturidade. A maioria das nozes vem dos pistilos² com ovários inferiores e não abrem na maturidade.

"Nozes" em culinária são uma categoria muito menos restritiva do que nozes na botânica. O termo se aplica também a muitas sementes comestíveis por seres humanos que não são nozes verdadeiras. Qualquer semente grande, oleosa encontrada dentro de um escudo e usada no alimento é comumente considerada uma noz.

As nozes têm, geralmente, um índice elevado do óleo, são um alimento e uma fonte de energia altamente apreciada. Ricos em antioxidantes (vitamina E e selênio), minerais e fibras, são alimentos muito nutritivos e completos, que se adaptam facilmente a diferentes pratos, salgados ou doces, ou podem ser consumidas cruas, germinadas ou torradas, como aperitivos ou petiscos ao longo do dia. Ainda espremidas para lhe extrair o óleo que é usado na culinária e em cosméticos.



 

1- Semente é o óvulo maduro das plantas gimnospermas ou angiospermas. É o óvulo já fecundado, sendo formada pelo tegumento ou casca, embrião e pelo endosperma que o envolve. Sua importância está relacionada às formas mais primitivas de reprodução e dispersão e é atestada pelo sucesso destes dois grupos das plantas em dominar a paisagem.

 

2- Pistilo corresponde ao conjunto de órgãos femininos das flores das Angiospermas: o estigma, o estilete, e o ovário. O termo "pistilo" é a forma mais popular do termo "gineceu", mais aceito entre os botânicos.

 

 

 

 

 
Tabela Nutricional Comparativa (em 100g de porção comestível)

Secos

Energia

(Kcal)

Proteína

(g)

Lípidos

(g)

H C.

(g)

Fibra

(g)

Calcio

(mg)

Ferro

(g)

Amêndoa

629

21,8

56,4

8,6

10,8

266

4,0

Amendoim

608

30,8

50,1

8,5

8,1

38

2,1

Castanha de Caju

597

17,2

45,7

29,3

1,4

38

3,8

Avelã

687

14

66,3

8,5

6,1

249

3

Noz

694

16,7

67,5

5

5,2

96

2,6

Pinhão

618

33,2

51,7

5

1

54

4,7

Desidratados

Ameixa seca

159

2,3

0,5

36

1,7

24

2,6

Damasco seco

196

5,4

0,9

41,5

2,7

53

5,8

Figo seco

241

0,1

2,3

57,5

4,7

219

5,4

Passas de corinto

289

1,6

0,5

68,2

0,9

81

1,4

 

 

mg = miligramas; μg = microgramas. Vitamina A = como equivalentes de retinol. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág.

 

 

 

Como Consumir Sementes Oleaginosas com Segurança

 

Todas as sementes contém substâncias de proteção contra ataque de fungos, carunchos e bactérias, de tal forma a preservar o seu destino: germinar e virar uma planta. Estas substâncias, chamadas de antinutricionais ou alergenos, são tóxicas, também, para nós, humanos, principalmente se o consumo daquela semente é exagerado.

 

Mas as sementes são alimentos riquíssimos em nutrientes essenciais como sais minerais, vitaminas, proteínas vegetais, gorduras nutricionais, enzimas e fibras. Elas são consideradas alimentos bio-gênicos, ou seja, que geram vida, pois contêm, naquele seu pequeno espaço, todas as informações genéticas e nutricionais para gerarem um novo ser, uma nova planta. Elas são tão fortes que não precisamos, como exposto acima, ingerir muito: não é uma questão de quantidade, mas qualitativa.

O consumo diário seguro de qualquer semente oleaginosa (linhaça, girassol, gergelim, castanha-do-Brasil, castanha de caju, semente de abóbora, etc.) é de 1 colher de sopa para os adultos e 1 colher de sobremesa para as crianças.

 

Para evitar os antinutricionais ou alergenos das sementes, basta deixá-las que germinem. Porque durante a germinação, a semente entende que chegou a hora de se transformar: se-mente -> germinado -> planta. Neste momento (da germinação), todas aquelas substâncias que cumpriam a função de defesa e preservação da integridade da semente se transformam em agentes de propulsão e crescimento. O germinado costuma conter doses elevadas de enzimas, vitaminas e substâncias vitalizantes, ativadoras de vida. Por este motivo, sempre que se for consumir sementes, elas devem estar cruas e previamente germinadas: 8 horas de molho em água filtrada (umidade) durante a noite (escuro), que é uma simulação do solo. Desta forma, o aproveitamento de todo o material biológico e energético deste tipo de alimento será maximizado. Sobretudo quando o consumo for com propósito terapêutico e curativo, as sementes devem ser consumidas cruas e idealmente pré-germinadas.

 

Mas, se qualquer semente ou alimento for cozido no fogo, acima de 42 graus Celsius por 5 minutos ou mais, todas as enzimas, vitaminas termodegradáveis e as informações genéticas de propulsão da vida serão destruídas. Restam somente alguns nutrientes, mas a qualidade biogênica foi degradada irreversivelmente. Experimente germinar uma semente após seu cozimento, fritura ou torra.


Toda semente é rica em proteínas e gorduras nutricionais. Aliás, sê-mente, nos lembra que esta composição é muito semelhante a das células cerebrais: as lipo-proteínas. E, esta fração gordurosa das sementes, em geral, é poliinsaturada, como a famosa família dos ômega-3. Ácido graxo poliinsaturado significa, entre outras questões do mundo da química, que é FACILMENTE OXIDADO (estragado, rançado, envelhecido, intragável, causador de quadros alérgicos, enxaquecas, vômitos, além dos famosos problemas de "tubulação": os cardiovasculares).

 

 


Fonte: Doce Limão

A importância da Linhaça na saúde - Conceição Trucom

 

 

 

 

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Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

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