CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

 

 

Apoio cultural: 

APROVADO

 

CERVEJA

Loiras, morenas, ruivas... Tem cerveja para todos os gostos!!!

 

 

CERVEJA E GASTRONOMIA

 

 

 

A combinação de sabores das cervejas com os alimentos, de certa forma, está fortemente ligada à História da Europa. Na Idade Média, a Bélgica tornou-se o centro do comércio de especiarias para o norte do continente. O fácil acesso a esses produtos explica o motivo de pequenas cervejarias belgas incorporarem à receita da bebida gengibre, anis, coentro, casca da laranja e pimentas aromáticas e outros temperos.

 

A escolha de uma boa cerveja - e sua combinação com os alimentos - deve levar em conta, em primeiro lugar, a semelhança ou o contraste do sabor da comida com o da bebida. Os sabores também devem ser complementares: um jamais deve predominar ou ofuscar o outro. Para se chegar a isso, é preciso partir do aroma, um dos mais importantes atributos da cerveja. Com o tempo, os interessados em cerveja percebem o aroma das ervas e do malte presentes na bebida. É justamente essa identificação que permitirá uma combinação adequada com a comida a ser servida.

 

 

HARMONIZAÇÃO

 

Combine sua cerveja favorita com o prato mais apropriado. Confira, abaixo, algumas sugestões para combinar cerveja com gastronomia. São harmonizações consagradas, explicadas de acordo com o tipo de cerveja.

Cervejas do tipo Lager Pilsen -
Combinam com aperitivos. Harmonizam bem com carnes vermelhas e pratos orientais. As cervejas elaboradas com uma quantidade maior de lúpulo vão muito bem com os pratos mais condimentados.

Cervejas Stout - Originárias da região de Londres, sua cor é bastante intensa e escura, possui uma espuma cremosa, seu aroma é característico de café, malte torrado e chocolate amargo. Por serem bem encorpadas e de amargor acentuado, ficam perfeitas com ostras, mariscos e crustáceos. Elas, também, fazem boa companhia ao chocolate.

Cervejas de trigo - Levam na sua formulação o malte de trigo e por não ser filtrada a mesma é  naturalmente turva. Combina muito bem com frios, defumados e pratos da cozinha alemã, além de peixes e frutos do mar.

Cervejas Schwarzbier - Seu estilo originário da Alemanha é o de uma cerveja bastante sofisticada, moderadamente encorpada e seca, com aroma e nota característica de malte torrado e leve nota de caramelo. Harmoniza com massas com molho branco, com queijo pecorino (feito com leite ovelha), carne de porco, batatas e ricotas. Ainda vai bem com bolo de chocolate ou de frutas.

Cervejas Abadia - Essas cervejas de alta fermentação têm origem na Bélgica. Harmonizam muito bem com carnes mais tenras e de sabor mais intensos, como as de coelho, de vitela e de pato além dos frios  defumados, foundue, raclets, ervas, queijos gorgonzola, roquefort e ementhal.

Cervejas Oaken - Inspiradas no processo de produção de bebidas como vinho e uísque, são maturadas em carvalho.  Harmonizam muito bem com queijos tipo brie e camembert, carnes assadas, grelhadas de porco, vitela, cordeiro, assim como com guisados com molho de vinho tinto, massas com molhos do tipo carbonara, além das sobremesas tais como trufas achocolatadas e de amêndoas, mousse de avelã e crème brûlée.

 

 

Fonte: Ambev

  Você gostou? então compartilhe!!  
 

Voltar à página principal de BEBIDAS ALCOÓLICAS - CERVEJA

 

    Voltar ao topo  

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunica��ões

 

 

 

 

|

|

 

Copyright   -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 14 maio, 2016.

 
 

Voltar ao topo