CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

Alimentando o saber, aprimorando o paladar...

 

 

Apoio cultural: 

APROVADO


 

vinho

A bebida dos deuses e dos mortais também...

 

 

 

 

 

OS PERSONAGENS DO MUNDO DO VINHO

 

Brancos secos, delicados ou suaves; tintos redondos, quentes ou tânicos; "rosés" frutados; vinhos ligeiramente espumantes, cheios de sol... Os vinhos nos oferecem uma variedade sem par de sabores, perfumes e aromas, firmes ou suaves, que brincam e dançam no nosso paladar, acompanhando banquetes ou refeições  ligeiras, casando bem, uns com suculentas carnes, outros com pescados, queijo, doces, até pães.

 

A palavra vinho vem do grego antigo, "οἶνος" (oínos), que em latim virou "vīnum", significando tanto "vinho" como "videira". O nome "vinho", também, costuma ser aplicado a bebidas feitas a partir da fermentação de outras frutas, vegetais, ervas e até flores (como, por exemplo, vinho de ameixa), mas, usada sozinha, aplica-se apenas ao produto que tem a uva como matéria-prima.

 

 

A ENOLOGIA

 

Pela importância que adquiriu em muitas regiões do mundo, o vinho tornou-se objeto de uma ciência específica, a enologia, dedicada ao estudo de composição, qualidade, características e processos para sua elaboração. Abrange todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento, etc...

 

 

QUEM SÃO OS PERSONAGENS QUE FAZEM O MUNDO DO VINHO?

 

Amplo, diversificado, repleto de nuances, o mundo do vinho conta, com alguns personagens principais que devem ser conhecidos:

 

 

O enólogo

 

Enólogo (eno de vinho e logos de conhecimento - o que conhece o vinho) é o profissional mais graduado de uma vinícola, responsável pela elaboração dos vinhos. Cabe a ele todas as decisões relacionadas às diversas e complexas etapas de sua produção, desde a vinha no campo até o produto pronto para ser comercializado. Tem formação acadêmica de nível técnico ou nível superior. No Brasil, a Escola de Enologia e a Faculdade de Enologia de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, oferecem os dois tipos de formação. O Senac, também, oferece cursos na área. A profissão foi regulamentada recentemente - lei 11.476, de 29 de Maio de 2007.

 

 

O produtor

 

É o proprietário do vinhedo que, juntamente com sua família e mais um ou dois empregados, colhe suas uvas, vinifica, engarrafa e vende. Muitos proprietários são enólogos ou mandam os filhos estudar enologia.

 


O negociante

 

É a pessoa que compra o vinho à granel em um produtor e o engarrafa com o seu próprio rótulo. Há, ainda, um outro tipo de negociante, chamado de negociante beneficiador (negociant eleveur) - que é aquele que compra o vinho do produtor e, antes de engarrafá-lo com seu  próprio rótulo, faz com que fique armazenado em tonéis de carvalho a fim de melhorar a sua qualidade e, conseqüentemente, o seu valor.

 

 

O comerciante

 

Essa categoria abrange uma variada gama de negócios que vão dos bares e restaurantes aos supermercados, passando pelas empresas de importação e exportação e lojas de vinho.
 

 

O sommelier

 

É um profissional especializado, conhecedor de vinhos e todos os assuntos relacionados ao seu serviço. O sommelier pode trabalhar em restaurantes ou em lojas de vinhos, auxiliando os clientes em suas compras.

 

Num restaurante, o sommelier não responde, apenas, pelo serviço do vinho. De fato, ele atua como maître de bebidas, sendo responsável por outras bebidas alcoólicas e não alcoólicas servidas na casa, como água, café e chá por exemplo. Nas casas que comercializam e permitem os charutos, é ele, também, o encarregado desse serviço.
 

Especificamente em relação ao vinho, ao sommelier compete a elaboração da carta da casa, a manutenção da adega, incluindo as compras de reposição, e orientar os clientes a respeito da melhor escolha para acompanhar os alimentos escolhidos.

 

 

O Enófilo

 

Enófilo (do grego "eno" - vinho, e filo -  amor, amizade) é, literalmente, o amante (ou amigo) da arte e do consumo do vinho. É aquele que gosta e se dedica, profissionalmente ou por prazer, a estudar o maravilhoso mundo dos vinhos.

 

De fato, o enófilo é o principal personagem do fantástico mundo dessa bebida fantástica. É ele que o faz girar, vai a feiras, degustações e apresentações, faz análises e considerações sobre os vinhos que toma, freqüenta confrarias ou encontros, está sempre em busca de novas experiências. Enófilos somos todos nós, que gostamos de tomar vinho e gostamos, ainda, de saber sobre ele. Nessa categoria, entram desde o que está dando os primeiros passos no mundo do vinho até o mais respeitado crítico internacional. Portanto, enófilo é você também, que está aqui, agora lendo sobre vinhos, mesmo que, talvez, ainda nem soubesse disso.

 

 

Os 10 Mandamentos do Enófilo

1 - JAMAIS segurar a taça pelo bojo.

2 - Prestar atenção cada vez que tomar um vinho. Horas de copo só acrescentam experiência se você prestar atenção. Cheire, cheire e cheire.

3 - Fazer anotações. Ninguém tem memória suficiente para tudo, deixe a sua para os números de telefone mais importantes.

4 - Trocar experiências com outros enófilos. Fazer parte de grupos de degustação e fóruns de discussão também acrescenta muito conhecimento.

5 - Avisar aos amigos das descobertas de bom custo-benefício.

6 - Apresentar o maior número possível de pessoas ao mundo do vinho.

7 - Não ficar repetindo o mesmo vinho. Arrisque-se, experimente sempre vinhos diferentes, boas surpresas virão.

8 - Saber se comportar. Freqüentar degustações e salões de vinhos, mas apenas provar cada vinho. Não tenha pena de jogar o resto da sua taça fora. Salão não é boca livre de vinhos para embebedar-se e quem está ali trabalhando em pé há horas não merece ficar aturando bêbado chato pedindo mais uma dose...

9 - Vigiar-se dia e noite para não se tornar um enochato.

10 - Ignorar solenemente os enochatos*.

 

 

 

 

* Enochato: personagem, infelizmente, nada incomum, o enochato é aquele que usa seus conhecimentos ou pseudo-conhecimentos sobre vinhos para convencer-se que está acima, e bem acima, do resto dos mortais que não sabem o que ele sabe (ou pensa que sabe) sobre o assunto.

 

Muito fácil identificá-lo. Sempre num lugar público e garantindo que está sendo observado, o enohato pega uma taça, faz cara de entendido, inclina o copo, cheira, gira o copo, cheira de novo, franze a testa, suspira fundo, olha para a platéia como quem vai ensinar alguma coisa e solta algum comentário incompreensível. É, por causa deles, justamente, que o vinho acaba tendo fama de coisa complicada, inacessível, sofisticada, exclusiva de gente rica, metida e, claro, chata.

 

Mas o fato é que o vinho é um prazer acessível a todos os mortais. Há vinhos para todos os gostos e todos os bolsos, é só escolher o que se encaixa melhor para você.  Claro que o conhecimento, assim como acontece com a comida, aprimora o paladar e o prazer decorrente de se degustar um vinho. Mas, também como acontece com a comida, bom é aquilo que você gosta. Portanto, informe-se, estude, experimente, mas a última palavra tem que ser sempre a sua. Afinal, gosto não se discute...

 

O CORREIO GOURMAND se une a todas as vozes que lutam para acabar com essa impressão elitista que existe sobre o vinho e, com isso, eliminar essa barreira fictícia que afasta muita gente do prazer de tomar vinhos e aprender sobre eles.

 

Não aos enochatos!!

 

 

 

 

 

 

  Você gostou? então compartilhe!!  
 

Voltar à página principal de VINHOS

 

    Voltar ao topo  

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright   -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 14 maio, 2016.

 
 

Voltar ao topo