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VINHOS ESPANHÓIS

 

Sob o Sol da Espanha - A tipicidade das uvas e tradições da vinicultura espanhola em destaque para o paladar brasileiro.

 

Em sua segunda edição, a Campanha "Promoção Vinhos de Espanha" apresentou no Consulado da Espanha, em São Paulo, uma expressiva amostra dos vinhos produzidos em diferentes regiões demarcadas daquele país. A ação, que irá se estender por outras capitais do Brasil, é promovida pelo Escritório Comercial ICEX (España Exportación e Inversiones), com a proposta de aumentar a visibilidade e o conhecimento em relação aos vinhos espanhóis no Brasil – que tem a Espanha em 6º lugar entre os vinhos mais importados, tendo comprado no ano passado 3,6 milhões de litros deste país.

 

A Espanha, que possui a maior superfície vinícola do mundo, situa-se entre os três maiores produtores mundiais, ao lado da França e da Itália. Mas talvez o que mais se destaca na avaliação e alta reputação conquistada pelos vinhos espanhóis nas últimas três décadas é seu caráter personalíssimo, desenvolvido a partir do aproveitamento de uvas nativas (Tempranillo, Garnacha, Monastrel, Viura, etc.) e de certo estilo de vinificação e envelhecimento em velhas barricas de carvalho – o que confere a muitos deles a característica amadeirada e o poder de longa guarda. Além do que, a vitivinicultura espanhola passou por um acelerado processo de modernização, competindo par a par com os melhores vinhos do mundo. Resultados impressionantes começaram a aparecer não somente nas regiões tradicionais, como Rioja e Ribera Del Duero, mas especialmente nas mais recentes e personalizadas regiões, a exemplo de Toro. Priorato, Jumila e tantas outras.

 

Na opinião de Juan António Correas, que é chefe de Promoção Agroalimentária do ICEX e diretor da campanha no Brasil, “O consumidor brasileiro é cada vez mais conhecedor de vinho e portanto busca por novidades, interessado em uvas autóctones e não tão globais como as mundialmente conhecidas.”. Juan Correas destacou também o enorme interesse do público consumidor brasileiro, sempre motivado e aberto a novos conhecimentos. E acrescentou: “Considerar ainda o verdadeiro heroísmo do brasileiro, que, para apreciar a tamanha variedade de vinhos que disputa o seu mercado, tem que desembolsar quantias vultuosas se comparadas aos preços dos vinhos em seus países de origem, devido a política interna de taxas e impostos sobre esse produto”.

 

Doze vinícolas da Espanha participam da Promoção dos Vinhos Espanhóis no Brasil. São elas: Bodega Matarromera; Bodega Arzuga Navarro; Bodgas Bleda; Bodegas Franco Españolas; Bodegas Lan; Bodegas Muriel; Bodegas Ontañon; Bodegas Sonsierra; Bodegas Williams & Humbert; Finca Valdeguinea; Grupo Freixenet; Vega Tolosa.

 

Mas felizmente nessa mostra foi possível encontrar exemplares bem agradáveis e expressivos na sua identidade, com preços ao consumidor final bastante razoáveis. Aqui vão algumas sugestões, de R$39,90 a R$ 140:

 

• Sonsierra Seleccion Viura Branco, Bodegas Sonsierra – R$ 39,90

• Sonsierra Seleccion Tempranillo Tinto, Bodegas Sonsierra – R$ 39,90

• Sonsierra Crianza Tempranillo, Bodegas Sonsierra – R$ 59,90

• Castillo de Jumilla, Bodegas Bleda R$ 55,00

• Jerez de la Frontera, Bodegas Williams & Humbert - R$ 60,00

• Ontañón Joven Vendimia 2014, Bodegas Ontañon - R$64,00

• Arzuaga Navarro La Planta 2013, Bodegas Arzuaga Navarro – R$ 140,00

 

 

 

Bodegas Franco-Españolas

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Fotos: Divulgação e Thais Moraes

  Bodegas Valparaíso - Quintana del Pidio (Burgos) Voltar ao topo  

 

 

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Atualizado em: 16 julho, 2017.

 
 

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