|

|

|

|

|

|

|

 

 

 

 

 

 

SERVIÇO DE BUFFET

FESTAS TEMÁTICAS FESTIVAIS GASTRONÔMICOS

 

 

 

Chef benon chamilian

 

 

O chef Benon Chamilian nasceu em Beirute em 15 de julho de 1960, filho de pai armênio e de mãe libanesa. Estava no primeiro ano de engenharia civil quando, em virtude da guerra em seu país e de seu desejo de viajar e trabalhar fora do Líbano, soube que um vizinho procurava quem quisesse viajar para a Arábia Saudita para trabalhar num restaurante.

Como não tinha nenhuma experiência no ramo, antes de aceitar o desafio, ele foi fazer um estágio no mais importante restaurante de Beirute naquela época, o "Yilidzlar" e, em junho de 1980, com pouco menos de 20 anos, partiu para iniciar uma nova vida no estrangeiro, num país com costumes totalmente diferente dos seus.

Lá, começou como garçom mas, em poucos meses, foi convidado pelo proprietário da casa, que via no jovem inteligente e curioso um grande potencial, a aprender a trabalhar na cozinha e iniciar, com ele, seu aprendizado para tornar-se um chef de cozinha. Dois anos depois, o jovem Benon assumiu a cozinha do restaurante, onde ficou até 1989, quando recebeu uma proposta irrecusável da Best Food Company (Mazola corne oil) para desenvolver produtos para o mercado nacional e internacional da Companhia. Depois de um ano de trabalho, em 1990, com o início da Guerra do Golfo, o chef Chamilian decidiu viajar para o Brasil e visitar sua família que já estava morando aqui há algum tempo.

Nesta viagem ele conheceu a dona do restaurante "Mandalun", Marie Thérèse Arida, que o convidou a assumir a cozinha da casa, em São Paulo. O sucesso foi tanto ganharam o disputadíssimo prêmio de Melhor Restaurante do Ano de 1992, conferido pelo Guia Quatro Rodas.

Saiu do "Mandalun" depois de dois anos e meio e, em sociedade com o Grupo Swensen’s, inaugurou o fast-food de comida árabe "Sinbad", inovando no mercado da cozinha árabe.

Um ano mais tarde, começou a prestar consultoria a diversos restaurantes, desenvolvendo cardápios para o "Tahine" de Belém do Pará e para o "Almanara" de São Paulo, entre outros. Também passou a realizar festas particulares para restaurantes "Átrio República" e para o clube da Associação Maronita de São Paulo.

Cada vez mais reconhecido, recebeu um convite para apresentar a gastronomia árabe na TV, no programa Brasil Árabe, que ficou seis meses no ar. Também ministrou diversos cursos de culinária e participou de outros programas de TV como convidado. Em 2001, foi homenageado pela Ordem dos Parlamentares do Brasil com a Medalha Ulisses Guimarães.

Inaugurou o restaurante "Al Wady", em São Paulo, e comandou a cozinha por 3 meses até assumir a cozinha do restaurante "Tuareg" que posteriormente foi vendido e o novo dono não apenas convidou o chef Benon para ser o Chef de Cozinha do novo "Kayyam", como para ser sócio do negócio.

Com seu belo projeto arquitetônico, seu serviço impecável e, sobretudo, sua excelente cozinha o "Kayyam" conquistou uma clientela fiel e foi considerado, em 1999 e 2000, pela revista Veja, o melhor restaurante árabe de São Paulo. No final de 2002, ele desligou-se da sociedade do "Khayyam", permanecendo como consultor até meados de 2003. Depois disso, prestou consultoria para o restaurante Ammoul, em São Paulo, até setembro de 2004.

Feliz com a profissão que escolheu, o Chef Benon Chamilian está completando 25 anos de uma carreira de pleno sucesso. Tem viajado pelo Brasil todo realizando festivais gastronômicos com a temática árabe (Hotel Mont Blanc - Campos do Jordão, Hotel Inter Continental - Rio de Janeiro, Hotel Super Clubs Breezes - Costa do Sauípe, Hotel Trans América - Ilha de Comandatuba, Clube Pinheiros - SP, entre outros).

Mantém, também, um serviço de buffet com o qual atende desde pequenos jantares até banquetes para mais de 1000 pessoas. Dá aulas pelo Pais todo, é convidado freqüente dos programas gastronômicos da televisão e, também, se dedica ao seu primeiro livro, através do qual pretende passar todo o seu conhecimento e experiência na cozinha árabe, sobretudo a libanesa.

Virgínia Brandão
 

Chef Benon Chamilian
Fone: (011) 6451 - 2868
Cel.: (011) 9252-6471
chefbenon@uol.com.br

 

 

 

Voltar ao topo

 

 

Apoio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 14 maio, 2016.