BOLETIM GOURMAND - linha direta com o melhor da gastronomia

 

CADERNO SAÚDE & SABOR

 

 

 

 

 

 

CADERNO SAÚDE & SABOR

 

Apoio cultural:

 

   

 

Ômega – 3 um aliado na saúde do coração

por Fabiana Borrego

 

 

 

Óleos ômega-3 são ácidos graxos poliinsaturados – que são gorduras “boas”. Existem dois tipos de ômega 3, e cada um tem um efeito levemente diferente no corpo. Plantas e vegetais produzem AAL (Ácido Alfa Linoleico), enquanto os peixes são responsáveis pelo ADH Ácido Docosahexaenóico e pelo AEP Ácido Eicosapentanóico. Estudos mostram que ambos os tipos de ômega 3 têm um efeito protetor para a saúde do coração e são importantes para a função e desenvolvimento de cérebro.


O ômega-3 reduz os níveis de triglicérides da corrente sanguínea, gordura que tende a se depositar nas artérias, ajudando a formar placas capazes de obstruir a passagem do sangue. Além disso, o ômega-3 presente em generosas quantidades nos peixes de água fria, diminui agregação de plaquetas e, por conseqüência, dificulta a formação de coágulos nas artérias.

 

Para as mulheres o ômega-3 confere maciez e aspecto aveludado à pele, além de proporcionar benefícios sobre a Síndrome Menstrual. Para a gestantes , este alimento é obrigatório. Isso porque suas moléculas contribuem para o desenvolvimento do feto e diminuem o risco de o bebê nascer com baixo peso. Já os diabéticos podem apostar neste ácido graxo para melhorar a ação da insulina.


As maiores fontes de Ômega 3 são os peixes de águas frias e profundas  como atum , salmão, sardinha, truta, cavalinha, arenque, anchova, óleo de canola e sementes de linhaça.
 
 


 

Para saber mais sobre:

Pescado, clique aqui.  
Nozes e Sementes, clique aqui.  
     

 

 
 
 
 
 

Voltar ao topo

 

 

Apoio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.