BOLETIM GOURMAND - linha direta com o melhor da gastronomia

 

CADERNO SAÚDE & SABOR

 

 

 

 

 

 

CADERNO SAÚDE & SABOR

 

Apoio cultural:

 

   

 

Cárie de Mamadeira - um sério problema que pode ser evitado

 

Provocada pela ingestão de líquidos açucarados na mamadeira, principalmente a noite,

a Cárie de Mamadeira tem evolução muito rápida, e é extremamente dolorida

 

Dra. Daniela Darcie

Clínica Arte Oral

 

 

Cárie de mamadeira, como o próprio nome já diz:, é uma cárie agressiva que acontece na dentição de leite do bebê, provocada pelo uso da mamadeira com bebidas adoçadas artificialmente, tanto por açúcares como pelo mel, introduzidas à noite e no meio da madrugada, em que não há higiene bucal posterior. Ou seja, aquela história de que não devemos dormir sem escovar os dentes também vale para os pequeninos.

A criança quando adormece tem a diminuição do fluxo salivar, reduzindo a proteção natural que a saliva exerce sobre os dentes. O leite fica aderido à estrutura dentária provocando a formação de ácidos que destroem o esmalte que protege os dentes da criança. Se a mãe não faz a limpeza correta após a última mamada, a cárie pode se instalar rapidamente.

O primeiro sinal da Cárie da Mamadeira são manchas esbranquiçadas, gerada pela desmineralização do esmalte, quase imperceptíveis para os pais. Portanto, assim que os pais percebam que os dentes estão ficando com cor opaca, devem procurar rapidamente um dentista para tentar reverter o problema.

A Cárie de Mamadeira está nrelacionada, também, com outros hábitos introduzidos pelas mães, como, por exemplo, chupetas com mel, açúcares ou xaropes, e o uso da mamadeira por tempo prolongado. Com o tempo, a mamadeira deve ser substituída gradativamente por líquidos no copo.

Em casos mais avançados, crianças com Cárie de Mamadeira podem perder, precocemente, os dentes de leite, acarretando graves problemas posteriores, pois são eles que preparam o caminho para erupção saudável dos dentes permanentes.

Embora recém-nascidos não tenham dentes, é importante que já se cuide das gengivas deles. Uma fralda umedecida em água filtrada deve ser usada para a limpeza da boca do bebê após cada refeição. Também não deixe que ele durma com restos de leite ou de suco na boca. Ao apontar o primeiro dentinho, a estratégia de higiene deve ser mudada.

Para limpar a área, os pais devem usar uma dedeira de silicone ou uma escova específica para bebês. A pasta de dente só deve ser usada desde que tenha pouquíssimo flúor e quando a criança conseguir cuspir.

Dicas de como evitar a Cárie de Mamadeira:
 

  • Nunca adoce a mamadeira, água, chá ou sucos. Mel e açúcar mascavo também provocam cárie;

  • Ao iniciar a alimentação sólida acostume seu filho com sabores naturais, não adocicados;

  • Evite produtos industrializados. A maioria contém açúcar em sua composição porque é um excelente conservante;

  • Não adoce a chupe. Corta o choro, mas pode significar muitas cáries no futuro. O bebê não conhece o açúcar e não sentirá falta dele;

  • Escove os dentes da criança logo após as refeições;

  • Evite o consumo exagerado de balas, doces e refrigerantes;

  • Visite ao dentista a cada 6 meses para tratamento preventivo como aplicação de flúor, uso de selantes e orientação aos pais quanto à prevenção.

 

 

Para saber mais sobre:

Alimentos, clique aqui.  

 

 
 

Voltar ao topo

 

 

Apoio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.