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AO CONTRÁRIO DO QUE SE PENSA, É MAIS FÁCIL EMAGRECER NO INVERNO

 

Daniela Cyrulin

Nutricionista

Instituto Saúde Plena

 

 

Estação mais fria do ano é ideal para começar dietas, pois as baixas temperaturas facilitam a perda de peso.

 

 

 

O inverno está chegando e com ele o mito de que no frio é mais fácil ganhar alguns quilinhos indesejáveis. Porém, as baixas temperaturas não representam uma ameaça para quem está de dieta ou quer manter o peso. Pelo contrário: o frio ajuda a gastar calorias.

 

Seja no inverno ou no verão, o corpo humano mantém uma temperatura constante, geralmente de 36,6º. Com o frio, o organismo precisa produzir mais calor para manter essa temperatura, o que acaba acelerando o metabolismo - metabolismo acelerado é sinônimo de gasto maior de calorias - por isso, pessoas que vivem em países com inverno rigoroso têm mais dificuldade de engordar.

 

Na realidade, o inverno é a estação ideal para o início de uma dieta - a dieta, quando seguida à risca, é mais eficiente no inverno do que no verão. Isso porque ao restringir o consumo de calorias, o corpo terá que gastar combustível guardado nas gordurinhas localizadas para se manter aquecido.

 

Veja algumas dicas para ajudar a manter uma alimentação saudável e ainda perder peso durante a estação mais fria do ano:

  • Procure ingerir os alimentos bem quentes, pois isso auxilia na sensação de saciedade e prazer;

  • Incremente os pratos com temperos picantes, como páprica, pimenta vermelha, pimenta-do-reino, alecrim, manjerona, gengibre, cebola, alho e vinagre de vinho. Esses temperos dão a sensação de calor e têm pouquíssimas calorias;

  • Substitua o chocolate quente por um chá quentinho. Há muitas opções de chás que ficam deliciosos quando feitos com leite desnatado;

  • Se optar pelo chocolate quente, faça-o com leite desnatado e achocolatado light ou com uma barra de chocolate meio amargo, que tem alta porcentagem de cacau, um antioxidante poderoso;

  • Aproveite para saborear uma taça de vinho tinto encorpado durante o jantar. A bebida é rica em antioxidantes que protegem o coração;

  • Abuse das sopas bem quentinhas. Elas ajudam a desintoxicar o organismo e têm poucas calorias;

  • Fuja das sopas cremosas que contém manteiga e creme de leite, pois são muito gordurosas e calóricas, além de ricas em colesterol ruim;

  • Incremente a salada com tomate grelhado e adicione, alternadamente, quinua, ovo de codorna, bolinhas de mussarela de búfala ou cubinhos de queijo branco;

  • Complemente os pratos com verduras e legumes cozidos ou refogados. No caso de suflês e lasanhas de vegetais, opte pela versão light.

  • Se não conseguir resistir a um prato calórico, como fondue ou feijoada, compense no dia seguinte com a ingestão de alimentos leves. Sopas e grelhados são ótimas opções.

 

 

 

 

Para saber mais sobre:

Alimentos, clique aqui.  

 

 
 

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Atualizado em: 02 janeiro, 2018.