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Dicas para controlar os sintomas da TPM com a alimentação e hábitos de vida saudáveis

 

 

Uma dieta correta e a prática de atividade física podem acabar ou, pelo menos, ajudar a amenizar os sintomas causados pela tensão pré-menstrual

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

28 de novembro de 2010 – A TPM é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais causados por alterações hormonais no período pré-menstrual, que alteram significativamente a vida da mulher. Nesse período é muito comum sintomas como irritabilidade, ansiedade, mau humor, indisposição, tensão nervosa, depressão, dores de cabeça e retenção de líquidos.

 

Com a chegada do verão, a preocupação feminina de entrar em forma e manter o corpo sarado até o final da temporada aumenta. Porém, quando chega a TPM, muitas vezes, as mulheres acabam ficando inchadas, ainda mais no verão, por causa da alta temperatura.

 

A doutora Audrey Abe, nutricionista e colaboradora da NaturalemCasa.com, preparou algumas dicas de alimentos que ajudam a minimizar os sintomas da TPM e acabar com a retenção de líquido e irritabilidade, que tanto incomoda as mulheres.

 

“A baixa serotonina – substância que traz sensação de bem-estar e prazer – pode ser controlada através do consumo de alimentos ricos em vitamina B6, magnésio e ácido fólico. Essas substâncias que ajudam a converter o triptofano em serotonina, melhorando a disposição e controlando a oscilação de humor”, explica a nutricionista.

 

 

Verifique na lista abaixo alimentos ricos em cada uma destas vitaminas e minerais:

 

- Vitamina B6: cereais, banana, leguminosas (soja, grão de bico, feijão, lentilha), oleaginosas (nozes, castanhas).

 

- Magnésio: vegetais folhosos escuros, cereais integrais, oleaginosas.

 

- Ácido Fólico: vegetais folhosos escuros crus (rúcula, almeirão, escarola, couve).

 

- Triptofano: açaí, banana, damasco, cereais integrais.

 

 

 

Dicas importantes que devem ser adotadas nesse período:

 

 

1- Neste período, deve-se diminuir o consumo de sal, e evitar alimentos e produtos industrializados que contêm conservantes a fim de controlar a retenção hídrica. Para isso, vale também aumentar o consumo de alimentos diuréticos como o alface, pepino, aipo, alcachofra, salsinha, melancia, tomate, melão, morango, abacaxi e beber bastante água;

2- A cafeína deve ser evitada, pois estimula o sistema nervoso central, piorando os sintomas de irritação, nervosismo e dores de cabeça. Sendo assim, além do café, diminua também o consumo de chá preto e refrigerantes que contêm essa substância;

3- Apesar da vontade de comer doces, controle-se para não ver o número da balança aumentar, após ter passado esse período;

4-  Além da alimentação, inclua na rotina diária alguma atividade física que o agrade (corrida, musculação, pilates, yoga, natação, hidroginástica ou caminhada) para estimular a liberação de endorfina, amenizando ainda mais os sintomas.

 

 

“O cumprimento destas dicas, com certeza, resultará na melhor dos sintomas. Tente seguir corretamente e dê adeus à TPM”, conclui a Doutora Audrey Abe.

 

Fonte: Natural em Casa

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Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

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