CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

Mapa do Portal 

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

 

APROVADO

no CORREIO GOURM@ND

 

    

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

  ALIMENTOS
     
BEBIDAS
     
  UTENSÍLIOS
     
  EQUIPAMENTOS
     
  MARCAS

 

 

 

 


 

 

CADERNO SAÚDE & SABOR

Desfrute ao máximo...

 

Apoio cultural: 

 

INGESTÃO DE ÁLCOOL NAS FESTAS DE FINAL DO ANO EXIGE CUIDADO

 

 

Especialista do Hospital do Coração destaca a influência do álcool em doenças coronárias e dá dicas de como aproveitar as festividades e começar o ano com o coração saudável

 

 

 

Vinho tinto e o coração

 

Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, para pessoas saudáveis, o consumo de até 30 gramas de bebida alcoólica pode reduzir a incidência de infarto. O vinho tinto em especial, por ser rico em flavonóides, substância que atua na estabilidade da parede dos vasos sanguíneos, diminuindo o acúmulo de placas de gordura nesses vasos, reduz a possibilidade de um infarto. A bebida contém, ainda, outro grupo de substâncias químicas, os polifenóis, que atuam numa enzima vaso-protetora presente no coração e sintetiza o óxido nítrico, outro relevante elemento que evita o acúmulo de gordura nas paredes do coração.

 

 

 

Em dezembro, por conta das festas e comemorações do final do ano, aumenta bastante o consumo de bebidas alcoólicas e de comidas gordurosas, podendo comprometer a saúde dos que, literalmente, exagerarem na dose. Além do coração, também o fígado pode ser bastante afetado por esses excessos, sobretudo de álcool, trazendo mal-estar, vômitos e, em casos mais extremos, ocasionando até um coma alcoólico. Mas, segundo o Dr. Ricardo Pavanello, supervisor de cardiologia do HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, é possível comemorar o Natal e o Réveillon sem colocar a saúde em risco.

 

O consumo em excesso de bebidas alcoólicas aumenta os níveis de triglicérides no sangue. No caso de bebidas destiladas, como a Vodca e o Uísque, o malefício pode ser ainda maior, já que seu consumo em doses elevadas pode causar danos ao músculo do coração. “Em consumidores regulares de grandes quantias de  álcool, o etanol pode apresentar efeitos tóxicos direto no músculo cardíaco (miocárdio) e com o tempo ocasionar uma miocardiopatia alcoólica dilatada. Em portadores de insuficiência cardíaca, de qualquer origem, o consumo excessivo da bebida poderá descompensar  estes  pacientes”, explica Pavanello.  

 

De acordo com o cardiologista, nas comemorações de fim de ano, o correto é não abusar. Para não acabar a noite em um hospital é preciso se hidratar antes de consumir bebidas alcoólicas e, claro, não exagerar.  "Indicamos que antes do consumo de bebidas alcoólicas o corpo esteja hidratado com água e sucos. Já, durante a festa, intercale um copo de vinho, por exemplo, com um de água ou, até mesmo, de suco. Assim, os efeitos da bebida não aparecem com tanta intensidade e a ressaca do dia seguinte também não. Com isso, você consegue evitar os riscos cardíacos”, completa o cardiologista.

A OMS estima que cerca de 16,6 milhões de pessoas morrem, anualmente, de doenças cardiovasculares como infarto e insuficiência cardíaca, além de hipertensão e derrame cerebral. De acordo com relatório da Organização, até 2010, as doenças cardiovasculares serão a principal causa de morte nos países em desenvolvimento.

 

 

Nível de álcool encontrado nas bebidas:

Bebida (dose) Nível alcoólico Calorias por bebida
1 lata de cerveja 17 gramas 144 calorias
1 copo de chope 10 gramas 126calorias
1 taça de vinho 10 gramas 90 calorias
1 dose de destilado 25 gramas 100 a 110 calorias

 

 

Dicas para combater e evitar a ressaca

  •   Tomar água entre um copo e outro de bebida alcoólica;

  • Evitar doces, frituras e carnes muito gordurosas. Esses tipos de alimentos sobrecarregam o fígado, o que pode contribuir ainda mais para a sensação de desconforto causada pelo excesso de bebida alcoólica; 

  • No dia seguinte, hidratar-se bastante. Sucos com folhas verdes e gengibre contribuem para minimizar os efeitos da ressaca

  •  Limão, maçã, beterraba, folhas verdes e cenoura são alguns alimentos que ajudam no processo de desintoxicação. 

 

 

 Fonte: Hospital do Coração

  Você gostou? Então compartilhe!!  
 

Voltar à página principal de Saúde e Sabor

 

    Voltar ao topo  

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo