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Hipertensão arterial
Isolada ou em associação com outras doenças, como o tabagismo e o diabetes, a hipertensão é um importante fator causal evitável das doenças cardiovasculares, como insuficiência coronariana, infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca; das doenças cerebrovasculares, como isquemia, infarto e hemorragia cerebral; da doença hipertensiva renal, da dissecção da aorta e das complicações ateroscleróticas.

 

Hipertensão arterial é a condição em que a força exercida pelo sangue contra as paredes dos vasos sangüíneos (pressão sangüínea) ultrapassa o padrão aceito como normal. Os valores da pressão arterial equivalem à pressão exercida por uma coluna de mercúrio durante a sístole (contração do coração) e durante a diástole (relaxamento do músculo cardíaco). A medida da pressão arterial se faz com um aparelho denominado esfigmomanômetro, que toma separadamente a pressão sistólica e a diastólica, ou com aparelhos automáticos para medição contínua durante 24 horas, úteis para determinar as variações da pressão no tempo.

 

A hipertensão se classifica em primária ou essencial, de origem desconhecida, que se verifica em 95% dos casos; e secundária, que resulta de doença ou perturbação específica. Os fatores que predispõem à hipertensão primária são de natureza genética (família de hipertensos), ambiental (ingestão exagerada de sal), obesidade, tabagismo etc. A hipertensão secundária pode ser causada por uso de contraceptivos orais, caso em que é reversível com a suspensão do medicamento; doenças renais, como pielonefrite crônica e rins policísticos; doenças endócrinas, como síndrome de Cushing e distúrbios da tireóide e paratireóide; hipertensão da gravidez etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: Mundo Verde

Enciclopédia Britânica

A pressão arterial ideal começa pela boca

 

 

 

 

É possível controlar a pressão arterial adotando uma alimentação mais saudável

 

 

 

03 de maio de 2011 - A hipertensão arterial atinge 23,3% dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada em 26 de abril passado pelo Ministério da Saúde. A proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial, de acordo com o levantamento, aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. Em relação ao ano passado, no entanto, o levantamento aponta recuo de 1,1 ponto percentual. Em 2009, a proporção foi de 24,4%.

 

A hipertensão arterial é responsável pelo desenvolvimento de outras doenças, como as cardiovasculares. A alimentação exerce importante papel na prevenção e controle da doença que possui índices cada vez mais alarmantes.

 

As pessoas que possuem maior risco de se tornarem hipertensas são as que possuem histórico da doença na família, não praticam atividades físicas, consomem muita bebida alcoólica, não controlam sua alimentação e/ou estão acima do peso. Diminuir a ingestão de sal, bebidas alcoólicas, alimentos industrializados, gorduras saturadas e trans e procurar por alimentos frescos, cereais integrais  e com baixo teor de sódio e gorduras são medidas essenciais para garantir distância da pressão alta. Segundo a nutricionista Bruna Murta, “existe uma gama de produtos no mercado que garantem uma dieta boa para o coração sem se tornar uma experiência traumatizante para o paladar”, diz.

 

 

Conheça alguns alimentos aliados do coração e que ajudam a controlar a pressão arterial:

 

LINHAÇA: rica em ômega 3: tem importante papel na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.

 

CÁPSULAS DE ÓLEO DE PEIXE: fonte de ômega 3. Auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.

 

GÉRMEN DE TRIGO / ÓLEO DE GÉRMEN DE TRIGO: fonte de vitamina E que possui efeito anticoagulante, melhorando a circulação sangüínea.

 

LECITINA DE SOJA: previne danos nas artérias.

 

CHOCOLATE AMARGO (70% de cacau): fonte de polifenóis que auxiliam na proteção da saúde do coração.

 

SUCO DE UVA: contém bioflavonoides que combatem os radicais livres e relaxam os vasos sanguíneos.

 

CEREAIS INTEGRAIS (aveia, farelo de trigo, arroz integral): por serem ricos em fibras, auxiliam na redução das taxas de colesterol e pressão sanguínea. Podem ser consumidos juntamente com frutas, vitaminas ou iogurtes

 

QUINUA, SEMENTE DE GERGELIM E SOJA: fontes de cálcio, ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial

 

FEIJÃO, ERVILHA SECA e BANANA PASSA: importantes fontes de potássio, auxiliam a regular a quantidade de água nas células

 

OLEAGINOSAS (castanha de cajú, castanha do brasil, nozes, avelã, pistache – sem sal): fontes de gorduras insaturadas e magnésio, elas auxiliam no combate à hipertensão

 

CÁPSULAS DE ÓLEO E ALHO: aumentam a elasticidade dos vasos, com isso auxiliam a circulação e diminuição da pressão sanguínea

 

SAL LIGHT: possui potássio em sua composição e teor reduzido de sódio. Pode ser utilizado em substituição ao sal comum, porém em quantidade pequena

 

 

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Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

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