CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

Mapa do Portal 

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

 

APROVADO

no CORREIO GOURM@ND

 

    

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

  ALIMENTOS
     
BEBIDAS
     
  UTENSÍLIOS
     
  EQUIPAMENTOS
     
  MARCAS

 

 

 

 


 

 

CADERNO SAÚDE & SABOR

Desfrute ao máximo...

 

Apoio cultural: 

 

 

 

 

 

COM PEQUENAS MUDANÇAS NA ROTINA O COLESTEROL PODE SER CONTROLADO

 

 

 

 

Alimentação saudável é uma das aliadas para prevenir doenças cardiovasculares

 

 

 

 

04 de agosto de 2011 - Encontrado em todas as células do corpo humano, o colesterol é um tipo de gordura que produz hormônios e vitaminas vitais, além de ser importante para uma digestão adequada. Porém, seu excesso na corrente sanguínea pode significar uma ameaça silenciosa para a saúde do coração.

 

Segundo dados do Interheart Study* (2004), pesquisa que detalha os fatores relacionados com a maioria dos eventos cardíacos em diferentes países e grupos étnicos, 49% dos casos de infarto agudo do miocárdio poderiam ter sido evitados caso os níveis de gordura no sangue estivessem controlados.

 

Por não apresentar sintomas ou sinais de alerta, o monitoramento do colesterol alto deve ser feito por meio do exame padrão que mede as taxas de colesterol total e suas frações, LDL (conhecido como “colesterol ruim”) e HDL (o chamado “colesterol bom”). Enquanto o ruim se deposita em nossas artérias, podendo causar problemas cardiovasculares, o bom contribui para a prevenção de doenças no sistema e transporta a gordura para o fígado, que é eliminada nas fezes e na bile.

 

Contudo, poucos fazem o acompanhamento dessas taxas, como afirma a nutricionista Camila Gracia. “Embora esse controle seja essencial para prevenir uma série de problemas relacionados à saúde, ainda assim boa parte da população desconhece o número que indica o nível de gordura no sangue e seu impacto na saúde”.

 

Estresse, sedentarismo e alimentação inadequada podem contribuir para o aumento do LDL. Pequenas mudanças na rotina diária podem fazer grande diferença para baixar as taxas de colesterol ruim e estabilizar o colesterol bom. Confira:

 

Procure seu médico ou nutricionista

A medição dos níveis colesterol é fundamental para seu controle. Segundo Camila, o limite recomendado é de 200mg/dL para o colesterol total e de até 130mg/dL para o LDL. Os exames devem ser feitos periodicamente.

 

Faça mais exercícios

Não é preciso se inscrever em uma academia para deixar o sedentarismo de lado. Apenas 30 minutos de atividade física, como caminhada, diariamente, já são suficientes para cuidar do corpo, sem ter que mudar radicalmente os compromissos do dia a dia, de acordo com especialistas.

 

Cuide bem da sua alimentação

Evite as gorduras ruins, como são chamadas as saturadas e trans. “Essas gorduras podem ser encontradas em alguns biscoitos recheados, massas folhadas, bacon, chantilly, entre outros alimentos”, explica a nutricionista. “Dê preferência a opções como óleo vegetal, creme vegetal, azeite e maionese, que contêm gorduras boas, contribuem para os níveis adequados de colesterol sanguíneo e são aliadas da saúde em geral. Frutas como o abacate e peixes como salmão também são indicados”.

 

Conheça os fitoesteróis

Presentes em pequenas quantidades em nozes, óleos vegetais, sementes, grãos, frutas e vegetais, os fitoesteróis são extratos que contribuem com a redução do colesterol sanguíneo, através da diminuição da sua absorção no intestino. O consumo de 1,6g a 2,0g do composto por dia pode reduzir até 10% do colesterol. “Essa recomendação significaria ingerir diariamente 340 tomates, 168 cenouras, 120 maçãs ou 56 fatias de pão integral”, esclarece Camila. No entanto, hoje, já existem alimentos funcionais que são enriquecidos com essa substância, como o iogurte e o creme vegetal. Com eles, é mais simples atingir as cotas diárias.

 

 

 

 

* Yusuf S, Hawken S, Ounpuu S, Dans T, Avezum A, Lanas F, McQueen M, Budaj A, Pais P, Varigos J, Lisheng L, on behalf of the INTERHEART Study Investigators. Effect of potencially modifiable risks factors associated with myocardial infarction in 52 countries (the INTERHEART Study): case control study. Lancet. 2004; 364: 937-52.

 

 

 

Fonte: Unilever - Becel.

Voltar à página principal de Saúde e Sabor

 

    Voltar ao topo  

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo