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Alimentos fotoprotetores proporcionam saúde à pele

 

Dra. Natália Colombo

 

 

 

 

Pesquisas recentes têm mostrado que nutrientes com ação fotoprotetora são uma excelente opção para combater e minimizar os efeitos nocivos da exposição solar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dra. Natália Colombo é Nutricionista pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba, Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional Pela VP Consultoria Nutricional Divisão Ensino e Pesquisa em parceria com a UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul), Pós-graduada em Nutrição Clínica pelo GANEP, Mestranda em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da USP e Diplomada pelo Institute for Functional Medicine (IFM) em “Aplying Functional Medicine in Clinical Practice”, Baltimore - EUA, MBA em Administração de Empresas pela FGV-Fundação Getúlio Vargas.  - CRN-3 nº 22.681

 

 

NCNUTRE – Nutrição Funcional Individualizada

 Al. Lorena, nº 1304- 17º andar- cj 1701

Jardins – São Paulo.

Tel.: (11) 3083-4559

e-mail: nataliacolombo@ncnutre.com.br

Site: www.ncnutre.com.br

Referências Bibliográficas:

Costa J., Lacaz E.  Sunscreens. Med. Cuban. Iber. Lat. America 2001; 29(3) 145-152.

Strutzel E., Cabello H., Queiroz L., Falcão M. Analysis of the risk factors for skin aging: general and nutritional aspects.  Rev Bras Nutr Clin 2007; 22(2): 139-45.

 

27/janeiro/2012 - A exposição constante e excessiva a luz solar é um dos principais responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele. Uma alimentação rica em alimentos que contenham vitaminas, minerais, antioxidantes e uma ingestão hídrica adequada, aliada a boas horas de sono e prática de atividade física podem reverter os danos causados pelo tempo e melhorar a qualidade da pele.

 

Sabendo disso, as pesquisas direcionadas ao estudo dos nutrientes que interferem na fotoproteção, com conseqüente amenização dos efeitos desse envelhecimento, têm aumentado no mundo todo.

 

A aplicação e utilização correta dos nutrientes seja em forma de alimentação equilibrada ou de suplementação pode trazer diversos benefícios a saúde, inclusive na área estética.

 

A exposição excessiva a radiação ultravioleta do sol, promove graves alterações cutâneas, como o envelhecimento precoce, atrofia da epiderme ou hiperqueratose e doenças da pele, como o câncer. Levando-se em consideração que vivemos em um país tropical, onde o sol brilha na maior parte do tempo, é muito importante modular a alimentação para brecar os danos nocivos causados por ele.

 

Além do uso de fotoprotetores externos (protetores solares), o uso dos fotoprotetores internos (nutrientes) é de extrema importância, já que estamos expostos ao sol diariamente.

 

 

Tipos de radiação ultravioleta

 

A radiação ultravioleta emitida pelo sol se baseia praticamente em três tipos:

 

- Radiação UVC: é filtrada e bloqueada pela camada de ozônio, dificilmente chegando até a superfície da Terra.

- Radiação UVB: possui energia muito alta e é a grande responsável pelas queimaduras solares, inflamação da pele, vermelhidão e descamação posterior. Causa grande destruição celular quando atinge a pele, causando grave destruição das células. Está envolvida com o envelhecimento precoce da pele e câncer;

- Radiação UVA: é a mais perigosa. É a que penetra mais profundamente na pele, gerando uma enorme quantidade de radicais livres e provocando profundos danos às células. É uma das maiores responsáveis pelo envelhecimento e pelo câncer da pele.

 

Quando usamos filtros solares, estamos bloqueando parte da radiação que atinge a pele. Quando temos uma alimentação balanceada, rica em nutrientes com ação fotoprotetora e antioxidantes estamos fortalecendo os sistemas de defesa das células, principalmente a defesa contra os radicais livres gerados pelo sol e a inflamação.

 

 

ALIMENTOS COM AÇÃO FOTOPROTETORA:

 

Amêndoas

 

Ricas em vitamina E, um bloqueador potente da luz solar! Ela é um antioxidante que ajuda a proteger as células da pele contra a luz ultravioleta e outros fatores ambientais que geram radicais livres, que quando presentes em quantidades aumentadas causam o envelhecimento da pele.

 

Cenouras e Goiabas

 

Fontes de betacaroteno, um potente antioxidante que é precursor da vitamina A. O betacaroteno impede os danos dos radicais livres gerados pela exposição solar. A vitamina A melhora a saúde dos globos oculares, ajuda a clarear a pele e previne o aparecimento de acne.

 

Cacau

 

Possui flavonóides em sua composição, que são um grupo de antioxidantes capazes de melhorar a aparência das peles ásperas e de proteger contra os danos do sol. Estudos recentes mostraram que o consumo diário de cacau melhora a saúde da pele e causa maior resistência aos efeitos dos raios UV.

 

Semente de linhaça

 

Possui ácidos graxos ômega-3, que melhoram a aparência das manchas de pele e ajudam a minimizar as linhas de expressão. Estudos mostram que o consumo desses ácidos graxos melhoram a hidratação da pele e previnem o aparecimento de rugas.

 

Chá verde

 

Quando quente, libera catequinas, um tipo de antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anti-câncer comprovadas! Além disso, ainda da uma forcinha pra saúde da pele, neutralizando as alterações causadas pela exposição à luz solar!

 

Espinafre

 

Rico em ácido fólico. Estudos mostram que o folato reforça a capacidade da pele de se renovar, o que previne o envelhecimento.

 

Tomate

 

Quando aquecido, libera o Licopeno que é um antioxidante. Ajuda na eliminação dos radicais livres, e previne o envelhecimento da pele causado pelos raios ultravioleta.

 

Castanha do Brasil

 

Rica em selênio!!! Esse nutriente ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme. Estudos mostram que ele é um excelente protetor contra os efeitos maléficos do sol: reduz os níveis de radicais livres decorrentes da exposição solar, previne o envelhecimento da pele.

 

 

 
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Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

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