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COMO TER QUALIDADE NA REFEIÇÃO EM CASA OU NO RESTAURANTE?

 

 

Por Vanessa Albacete,

Nutricionista clínica da LC Restaurantes - Refeições Coletivas

 

 

 

26 de agosto de 2012 - O estilo de vida atual nos limita a fazer as refeições onde, quando e como queremos. Quase que diariamente nos vemos obrigados a comer fora de casa, seja em restaurantes ou lanchonetes fast food. E a diferença entre as refeições pode ser imensa, dependendo da “estrutura” e diversidade de alimentos que se tem em casa e do tipo de refeição que se faz fora de casa. Podemos tomar como exemplo as saladas, que podem ser bem mais atrativas quando consumidas em um restaurante, já que nem sempre se tem tempo ou disposição para preparar em casa.

 

Além disso, em restaurante self service, o consumidor pode encontrar vários tipos de vegetais, leguminosas (feijões, grão de bico e lentilha) e molhos, enriquecendo de sabor e de nutrientes as saladas. Vale lembrar que o uso de molhos industrializados deve ser sempre evitado. Dentre as sugestões de alimentação fora de casa, o restaurante self service pode ser uma opção saudável, já que oferece uma grande variedade de alimentos. Escolhendo alimentos variados e frescos, certamente esta é uma opção que ajuda a suprir as necessidades diárias de nutrientes.

 

No entanto, da mesma forma que o self service oferece opções nutritivas, há alimentos gordurosos e tentadores, como as frituras, as massas, as carnes gordas, entre outros pratos que podem representar um perigo, principalmente para quem deseja restringir as calorias ou ter uma alimentação mais saudável. As sobremesas nos restaurantes também costumam ser bem atraentes. O ideal é optar por uma fruta. Além de mais nutritiva, é bem menos calórica do que os doces.

 

Uma das vantagens de comer em casa é que se tem mais controle dos ingredientes e temperos utilizados nos pratos, garantindo a qualidade do que se está comendo, até porque muitas pessoas possuem restrições alimentares e alergias. Em casa, o uso do óleo, por exemplo, pode ser evitado, dando preferência aos grelhados e assados. Já os temperos naturais como as ervas frescas, os condimentos naturais, as pimentas, o azeite e o limão, substituem muito bem parte do sal que seria adicionado à comida, além de acrescentar nutrientes importantes como antioxidantes, minerais, vitaminas e ácidos graxos insaturados. O consumo diário destes nutrientes contribui para a melhora da saúde, prevenindo ou tratando doenças como a hipertensão, o colesterol, a obesidade além de todas as outras causadas pelo desequilíbrio nutricional.

 

Outra dica para tornar a refeição mais saudável, seja em casa ou em restaurantes, é comer com moderação. O excesso de comida pode causar desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, colesterol elevado e a desregulação hormonal e inflamatória causada pelo acúmulo de gordura corporal. Em suma, a alimentação saudável pode ser adotada tanto em casa como em restaurantes, tudo depende das escolhas que se faz!

 

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Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

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