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O QUE É FIBRA ALIMENTAR?

 

 

O termo fibra alimentar refere-se às partes dos alimentos vegetais que resistem à digestão.

 

As principais fontes de fibras são os alimentos vegetais como grãos, tubérculos e raízes, as frutas, legumes e verduras, leguminosas e outros vegetais, ricos em prote��nas. Nenhum alimento de origem animal contém fibra alimentar.

 

Os alimentos com alto teor de fibra são benéficos para a função intestinal. Elas reduzem o tempo que o alimento leva para ser digerido e eliminado e, por essa razão, previnem a constipação e possivelmente são fatores de proteção contra doenças diverticulares e contra o câncer do cólon (ROYAL COLLEGE OF PHYSICIANS, 1980; WORLD CANCER RESEARCH FUND, 1997).

 

Os alimentos com alto teor de fibra podem, também, reduzir o risco de outras doenças. Existem algumas evidências de que os alimentos com alto teor de fibra, de uma forma geral, e em particular os que contêm fibras solúveis (aveia, feijão e inhame, por exemplo), protegem contra a hiperlipidemia (excesso de gordura no sangue) e também são benéficos para pessoas com diabetes (ENGLYSTH, 1993; TROWELL e BURKITT, 1981; TROWELL et al., 1985).

 

A quantidade de fibras na alimentação é um parâmetro de uma alimentação saudável, pois indica que a alimentação é rica em alimentos vegetais integrais e relativamente pouco refinados, e por isso rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes (WORLD CANCER RESEARCH FUND, 1997; UNITED NATIONS ADMINISTRATIVE COORDINATING COMMITTEE, 2000). Recomenda-se um consumo diário de no mínimo 25g/dia de fibras. Se a alimentação adotar a quantidade de cereais, tubérculos e raízes ; de frutas, legumes e verduras; e de feijões e outros alimentos vegetais ricosemproteínas , recomendados neste guia, essa quantidade de fibras é atendida.

 

Alguns exemplos de quantidade média de fibra nos alimentos:

 

maçã com casca - 3g;

banana - 2g;

laranja média - 3g;

1/2 xícara de brócolis - 2g;

cenoura média - 2g;

tomate médio - 2g;

1 xícara de alface - 1g;

1 fatia de pão integral - 2g;

1/2 xícara de arroz integral - 2g.

 

 

Os alimentos processados no Brasil especificam o conteúdo de fibras e, seus rótulos.

 

 

 

 

 

 

Fonte:

Ministério da Saúde - GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA - Série A. Normas e Manuais Técnicos  - 2006

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Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

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