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FRUTAS DE FIM DE ANO EQUILIBRAM O CARDÁPIO COM OS TÍPICOS PRATOS DO PERÍODO 

 

Oba Hortifruti

 

 

 

Cereja, pêssego e ameixa estão entre as opções que podem incrementar receitas natalinas

 

 

11 de dezembro de 2014 - Final de ano é sinônimo de festividades, comemorações e mesa cheia com os mais variados tipos de pratos salgados e doces. Em meio a inúmeras opções é preciso ter disciplina para dosar o consumo de toda essa diversidade e as frutas são fortes aliadas nesse equilíbrio entre sabor e nutrição. Além de serem escolhas mais leves, também oferecem inúmeros benefícios para a saúde e garantem o clima de festa na apresentação de pratos coloridos, com texturas diversificadas, cheiros e sabores diferentes.

 

Cereja, pêssego, romã, ameixa, caqui e pera estão entre as que são muito utilizadas nesse período do ano em favor do paladar e da saúde. A nutricionista Daísa Pinhal, do Oba Hortifruti, explica que além de possuírem baixo valor calórico, são fontes de nutrientes que controlam diversas funções do organismo. “Vitaminas do complexo B, presentes em frutas como a Romã e o Caqui, ajudam na eliminação de líquidos. Outro exemplo são as fibras encontradas na cereja, ameixa e pera, que facilitam o funcionamento do intestino e diminuem a absorção de açúcares e gorduras pelo organismo”, afirma. Além disso, as frutas ajudam no processo digestivo, importante para quem exagera na ingestão dos alimentos de forma geral.

 

A receita ideal para as festividades de final de ano inclui muita diversão, alimentação sem exageros e muitas frutas, dando preferência para as que são da estação, pois trazem mais frescor e têm sabor mais acentuado. Confira algumas das frutas típicas de final de ano encontradas em bons fornecedores nesta época e saiba mais sobre seus benefícios para a saúde:

 

Cereja: fonte de fibras e vitamina C, que ajudam a regular o colesterol e a reforçar o sistema imunológico, respectivamente; rica em ferro, que ajuda a prevenir anemia; suas fibras também auxiliam no controle da glicose no sangue.

 

Pêssego: possui poucas calorias e grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras que auxiliam na digestão; rico em vitamina K, que ajuda na saúde do coração; previne o envelhecimento precoce e o câncer; rico em potássio, que ajuda a prevenir doenças renais.

 

Romã: rica em vitamina A e licopeno, que ajudam a manter a pele bonita e saudável; possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, que ajudam a previr o estresse, facilitam a eliminação de líquidos e aumentam a resistência contra infecções; é um alimento antioxidante, que ajuda a proteger o organismo de doenças cardiovasculares e câncer.

 

Ameixa: possui alta taxa de fósforo, indicada em casos de fraqueza geral e ajuda na prevenção de doenças como a anemia; rica em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico; possui fibras e antioxidantes que ajudam a prevenir a diabetes; é fonte de cálcio, que ajuda a manter a saúde dos ossos.

 

Caqui: fonte de vitamina A, essencial para a saúde dos olhos e conservação da pele, e minerais como o sódio, que ajuda a evitar cãibras; fonte de fósforo, que ajuda a facilitar a digestão; rico em vitaminas do complexo B, que auxiliam no crescimento.

 

Pera: sua casca é uma ótima fonte de fibras que ajudam no funcionamento do sistema gastrointestinal, diminuem o risco de câncer de cólon e ajudam no controle do colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares; rica em cobre, mineral necessário para a formação de colágeno que, por sua vez, é responsável pela estrutura e reparação dos tecidos.

 

 

Cardápio com frutas

São muitas as receitas com frutas, que figuram também em pratos salgados, como o tradicional arroz com uva passas, nas festividades de final de ano. Confira sugestões de salada, prato principal e sobremesa com frutas que podem incrementar o cardápio e equilibrar a dieta nesse período do ano.

 

 


 

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