Viajar e comer - prazeres indissolúveis            

 

 

     
 

 

 

FRANÇA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O PAÍS EM DADOS

 

Nome: República Francesa (França). Em francês: République Française (France). Em inglês: French Republic (France)

 

Tipo de governo: República


População:  a população estimada da França metropolitana e do conjunto dos seus departamentos e territórios ultramarinos -  em 62,9 milhões . 63,1 milhões de habitantes

a população estimada da França metropolitana - 63,1 milhões de habitantes (Janeiro 2006). A população francesa representa mais de 12,9% da população da União Européia
Taxa de crescimento pop.: 0.37 % (2005 estimado)


Expectativa de vida ao nascer: 79.6 anos


Religiões: a República Francesa é um Estado laico em que todas as instituições religiosas estão representadas: Católicos romanos 83% a 88%, protestantes 2%, judeus 1%, muçulmanos 5% a 10%, não-afiliados 4%


Grupos étnicos: celtas, latinos, teutônicos, eslavos, norte-africanos, indochineses e minoria basca

 

Línguas: Francês falado em todo o território. Línguas e dialetos regionais em franco declínio (provençal, bretão, basco, flamengo, corso, catalão e alsaciano)


Capital: Paris


Área: metropolitana - 551.500 km², incluindo os territórios e departamentos ultramarinos a República Francesa tem uma área de 674.843 km2.


Divisões administrativas:
Metrópole: 22 regiões: Alsace, Aquitaine, Auvergne, Basse-Normandie, Bourgogne, Bretagne, Centre, Champagne-Ardenne, Corse, Franche-Comte, Haute-Normandie, Ile-de-France, Languedoc-Roussillon, Limousin, Lorraine, Midi-Pyrenees, Nord-Pas-de-Calais, Pays de la Loire, Picardie, Poitou-Charentes, Provence-Alpes-Cote d'Azur, Rhône-Alpes. As regiões são subdivididas em um total de 96 departamentos (incluindo a ilha de Córsega)
Departamentos ultramarinos (4): Guadalupe, Martinica, Guiana e Reunião.
Coletividades ultramarinas (5): Polinésia Francesa, Wallis e Futuna, Mayotte, Saint-Pierre-e-Miquelon, as Terras Austrais e Antárticas Francesas (esta última, não reconhecida internacionalmente).
Coletividade sui generis: Nova-Caledônia


Relevo:
Planícies: 2/3 da superfície total


Principais maciços: os Alpes (cujo ponto culminante, o Mont Blanc, é o mais alto pico da Europa Ocidental, com 4.808 m), os Pirineus, o Jura, as Ardennes, o Maciço Central e os Vosges


Costa marítima: são quatro espaços marítimos (o Mar do Norte, o Canal da Mancha, o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo), a França possui 5.500 km de margens costeiras


Clima: Três tipos: oceânico (a oeste), mediterrâneo (ao sul) e continental (centro e leste)


Portos: Bordeaux, Boulogne, Cherbourg, Dijon, Dunkerque, La Pallice, Le Havre, Lyon, Marseille, Mulhouse, Nantes, Paris, Rouen, Saint Nazaire, Saint Malo, Strasbourg

 

Moeda: euro


PIB (paridade pelo poder de compra): US$ 1,737 trilhões (2004 estimado)


PIB per capita (paridade pelo poder de compra): US$ 28.700 (2004). Taxa de crescimento do PIB: 2,1 % (2004)


Taxa de desemprego: 9,8%  % (2005)

 

La pomme de terre est le légume de base de l’alimentation ardennaise. On la trouve dans la salade au lard, la bayenne et la cacasse. Dans cette région de chasseurs, le gibier est abondant : sanglier (emblème des Ardennes), chevreuil, lièvre, etc. Le boudin blanc de Rethel conserve jalousement le secret de sa recette. La dinde rouge des Ardennes, plat des rois, est à nouveau élevée pour égayer les tables de fin d’année. Pour les poissons, la palette est large : truite de la Semoy, friture de fretins de la Meuse, ou encore le brochet farci. Côté fromages, le maroilles de la Thiérache est de couleur orangée ; quant au rocroy, il ne contient aucune matière grasse ! La Vaute, la tantimolle et la berdelle sont des crêpes épaisses qui agrémentent aussi bien l’entrée que le dessert. Sinon, on pourra déguster le gâteau mollet (brioche des repas de noces), les galettes au sucre, les ardoises en chocolat de Sedan, etc.

 


Instituições políticas


De acordo com a constituição da quinta república, de 1958, reformada em 1962, o sistema parlamentar francês se compõe da Assembléia Nacional, formada de 577 deputados, eleitos a cada cinco anos, e pelo Senado, composto de 321 senadores eleitos para mandatos de nove anos, com renovação de um terço a cada três anos. A Assembléia exerce o poder legislativo e tem também a função de controlar o governo.


O poder executivo é exercido pelo presidente e por um conselho de ministros presidido pelo primeiro-ministro. O presidente da república é eleito diretamente, por maioria absoluta, para um mandato de sete anos e tem amplos poderes, inclusive o de nomear e demitir o primeiro-ministro e dissolver a Assembléia Nacional. É o comandante supremo das forças armadas. O poder judiciário é independente e compõe-se de tribunais com jurisdição civil, penal, profissional e administrativa.


A organização administrativa da França se estrutura em regiões, departamentos, distritos, cantões e municípios. O território metropolitano se compõe de 95 departamentos, aos quais se somam cinco ultramarinos (Martinica, Guadalupe, Reunião, Guiana Francesa e São Pedro e Miquelon) e quatro territórios de ultramar (Polinésia Francesa, Wallis e Futuna, Nova Caledônia e Mahoré). O país também reclama soberania sobre uma porção da Antártica.


Para facilitar o planejamento regional, os departamentos foram agrupados em 21 circunscrições de ação regional, ou regiões. No plano administrativo, os departamentos estão divididos em 322 unidades, os arrondissements, que se subdividem em 3.208 cantões. Dentre os numerosos partidos políticos franceses destacam-se o Partido Socialista, a Reunificação para a República (gaullista), a União para a Democracia Francesa (centrista), o Partido Comunista e a Frente Nacional (de direita).


No plano internacional, a França faz parte de vários organismos e pertence à Comunidade Européia (CE). No plano militar, o país tentou manter-se independente. Assim é que, embora participando da Organização do Atlântico Norte (OTAN), em 1966, abandonou sua estrutura militar. Faz parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas e, como membro permanente, tem direito de vetar qualquer decisão da maioria. Pertence ainda ao Grupo dos Sete, integrado pelos países mais ricos do mundo.
 

Fonte: Enciclopédia Britânica

 


 

 

 

 

    Voltar ao topo  

 

no Correio Gourm@nd

 
 

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.