CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

CADERNO DE TURISMO

Mapa do Portal 

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

  CADERNO TURISMO  

CADERNO DE TURISMO

Viajar e comer - prazeres indissolúveis...

  Apoio cultural:  

Gastronomia

 
  BRASIL - Terra de paz, alegria e trabalho

 

 

 

 

 

O PAÍS

 

O Brasil é o maior país da América Latina. Cobrindo quase a metade (47,3%) da América do Sul, ocupa uma área de 8.547.403,5 km². É o quinto maior país do mundo depois de Canadá, Federação Russa, China e Estados Unidos. Exceto por um pequeno número de ilhas, o Brasil é constituído por uma única e contínua extensão territorial. A linha do Equador passa pela região Norte do País, próximo a Macapá; o Trópico de Capricórnio corta o País ao Sul, próximo a São Paulo.

 

A extensão do Brasil no sentido leste-oeste (4.319,4 km) é quase equivalente a sua maior distância no sentido norte-sul (4.394,7 km). O País faz fronteira com Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela e Colômbia, ao norte; Uruguai e Argentina, ao sul; e Paraguai, Bolívia e Peru, a oeste. O Equador e o Chile são os dois únicos países do continente sul-americano que não têm divisas com o Brasil. O Oceano Atlântico estende-se por toda costa leste do País, oferecendo 7.367 km de orla marítima.

 

A economia do Brasil é atualmente a décima maior do mundo, com previsão de ser a quinta até 2016. Somos o segundo maior exportador de produtos alimentícios, um dos maiores produtores de petróleo e minerais e o quinto maior mercado publicitário. Nossa economia diversificada é o motor da América Latina e um dos dez maiores mercados consumidores.

 

 

Clima e Temperatura

 

A tipologia climática do Brasil é bastante variada. A grande extensão territorial, aliada a fatores como temperatura, altitude, pressão e proximidade com o oceano, fazem com que o País apresente climas para todos os gostos. É um dos ecossistemas mais ricos e complexos do mundo, com paisagens vegetais bastante distintas.

 

O território brasileiro está dividido em faixas climáticas: 92% localizam-se entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. Portanto, pode-se dizer que o clima brasileiro é predominantemente tropical, apresentando, ainda, faixas equatoriais e sub-tropicais (zonas temperadas) distribuídas entre os 8% restantes do território. A predominância de altitudes mais baixas ao longo de toda a extensão do País propicia temperaturas mais elevadas, com médias superiores a 20 °C.

 

As estações são exatamente opostas às da Europa e Estados Unidos, exceto na região Norte do País. A média de temperatura anual é de aproximadamente 28ºC na região Norte e de 20ºC, no Sul. Temperaturas extremas são raras, mas podem ocorrer: no inverno, algumas cidades no Sul do País chegam a temperaturas negativas, inclusive com geadas e neve. E, no Rio de Janeiro, em pleno verão, a temperatura atinge até 40ºC.

 

 

Idioma

 

O português é o idioma nacional, mas o sotaque e a entonação são bem diferentes do que se ouve em Portugal e outras antigas colônias portuguesas. Há quem afirme que os brasileiros falam "brasileiro", da mesma forma que os americanos podem dizer que falam "americano", e não inglês. Há, ainda, muitos brasileiros descendentes de imigrantes que falam o alemão e o italiano, especialmente nas cidades do sul do País.

 

 

Moeda e Câmbio

 

A unidade monetária do Brasil é o Real (R$) e o câmbio é publicado, diariamente, em jornais e sites especializados. Pode-se cambiar em bancos, agências de viagens e hotéis autorizados. Tanto "travellers checks" como moedas são facilmente trocados nesses locais. Cartões de crédito internacionais são aceitos na maioria dos hotéis, restaurantes, lojas, agências de viagens, locadoras de veículos e outras empresas que prestam serviços ao turista. A taxa de câmbio é flutuante. A moeda brasileira tem mantido uma estabilidade razoável.

 

 

Brasil - um país com um sorriso aberto aos visitantes

 

A mistura de raças fez do Brasil um país com uma cultura rica e ao mesmo tempo única. A miscigenação começou entre o índio, o africano e o português, mas logo vieram imigrantes de todo o planeta: europeus, asiáticos, judeus, árabes. O resultado foi um povo alegre e aberto ao novo, como só existe no Brasil.

 

Devido a essa grande diversidade, o Brasil é uma das últimas províncias da Terra em que ninguém é estrangeiro, onde é possível mudar um destino sem perder a identidade e onde cada brasileiro tem um pouquinho do mundo em seu sangue. Talvez seja esse o motivo de o brasileiro receber tão bem quem vem de fora. Segundo pesquisas realizadas com turistas estrangeiros que visitaram o País, 97,2% pretendem voltar em breve; 56,5% tiveram suas expectativas amplamente atendidas; e, para 31,7%, as expectativas foram todas superadas. Como você já pôde perceber, quem vem ao Brasil vira fã à primeira visita.

 

 

A democracia brasileira

 

O Brasil é república desde 1889. Neste período, o País viveu pouco mais de trinta anos de democracia (1946-1964 e de 1985 até o presente). Ainda assim, é uma das nações mais democráticas do mundo. Reconquistada após 21 anos de ditadura militar, a democracia brasileira mostrou-se vigorosa, tornando-se parte importante da vida de seu povo.

 

O Congresso Nacional funciona com a regularidade de um relógio há 175 anos. Somente em três ocasiões, em toda a história do País, deputados eleitos não completaram seus mandatos. A força do Congresso é tamanha que nem mesmo a ditadura militar dos anos 60 pôde prescindir dele. Desde 1823 há eleições nacionais no Brasil, e uma abertura para o registro de eleitores incomum, mesmo para os padrões das democracias européias. 

 

 

Fronteiras

 

Localizado na porção oriental da América do Sul, o Brasil tem 23.086 km fronteiras, sendo 15.791 km terrestres e 7.367 km marítimas. A fronteira com o oceano Atlântico estende-se da foz do rio Oiapoque, no cabo Orange, ao Norte, até o arroio Chuí, no Sul. Com exceção de Equador e Chile, todos os países da América do Sul fazem fronteiras com o Brasil.

 

A linha costeira do Brasil tem uma extensão de 7.491 km, constituída principalmente de praias de mar aberto.

 

 

Fronteiras do Brasil

 

 

País Extensão
Argentina 1.223 km
Bolívia 3.400 km
Colômbia 1.643 km
Guiana 1.119 km
Guiana Francesa 673 km
Paraguai 1.290 km
Peru 1.560 km
Suriname 597 km
Uruguai 985 km
Venezuela 2.200 km
Total 14.691 km

 

 

 

 

 

 

 
Todos os vídeos

Turismo

pátria amada, brasil

 

Um pouco desse nosso País maravilhoso, num filme produzido pelo Ministério do Turismo para a abertura da quarta edição do Salão de Turismo, que aconteceu no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo, no início de julho de 2009.

 

Clique aqui

e veja esse vídeo ampliado

 
 
Gastronomia




Fonte: Ministério do Turismo


MAPA DO BRASIL - País Continente

 

 

 

Gastronomia

  Ouro Preto - Patrimônio Histórico da Humanidade - MG Voltar ao topo  

 

no Correio Gourm@nd

 
 

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 

Voltar ao topo