CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

CADERNO DE TURISMO

Mapa do Portal 

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

  CADERNO TURISMO  

CADERNO DE TURISMO

Viajar e comer - prazeres indissolúveis...

  Apoio cultural:  

 
  BRASIL - Terra de paz, alegria e trabalho

 

 

 

 

 

MARAVILHAS DO BRASIL

 

 

CRISTO REDENTOR

De braços abertos para o mundo

 

 

Símbolo da Cidade do Rio de Janeiro, e um dos ícones mais conhecidos do Brasil no exterior, estátua do Cristo Redentor começou a ser planejada em 1921, quando foi organizada a "Semana do Monumento" — uma campanha para recolher contribuições dos católicos. No entanto, as doações só começaram 10 anos depois quando o Arcebispo Dom Sebastião Leme passou a coordená-la.

 

Os primeiros esboços do Cristo foram feitos pelo pintor Carlos Oswaldo, que o imaginou carregando uma cruz, com um globo terrestre nas mãos, sobre um pedestal que simbolizaria o mundo. Mas foi a população carioca que optou pela forma da imagem do Redentor de braços abertos, como ela é hoje conhecida no mundo inteiro.

O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro Heitor da Silva Costa e levou quase cinco anos para ser concluído.

Foram estudados vários materiais para o revestimento da estátua, mas por fim foi escolhida a pedra-sabão, utilizada por Aleijadinho para esculpir os Profetas em Congonhas do Campo, Minas Gerais. Embora seja um material fraco, que pode ser riscado até com uma unha, é extremamente resistente ao tempo e não deforma nem racha com as variações de temperatura.

Construir o monumento não foi fácil. Como a execução da obra era impossível no Brasil, os desenhos foram levados para a França, aos cuidados do escultor polonês Paul Landowski. De volta ao país, as peças foram transportadas nos trens da Estrada de Ferro do Corcovado e montadas no alto do morro.

O Cristo Redentor, uma homenagem à religiosidade, tornou-se um símbolo do Rio de Janeiro e do encanto mundial, que recebe a todos de braços abertos.

 

7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno


O Cristo Redentor foi eleito como uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno, em votação realizada pela internet e por mensagens de celular, organizada pela New 7 Wonders Foundation, da Suiça, entre 21 monumentos participantes de todo o planeta. O carto postal carioca de 38 metros, teve sua pedra fundamental lançada em 1922 e a inauguração em 12 de outubro de 1931, sendo a única maravilha brasileira, ao lado de importantes outras maravilhas, também eleitas, como a Muralha da China (entre 200 a.C. e 1500 d.C.); o templo helênico de Petra, na Jordânia (9a.C. a 40 d.C.); Machu Pichu, no Peru (século XV); Coliseu de Roma, na Itália (70 d.C. a 82 d.C.); Taj Mahal, na Índia (1630 a 1652) e o templo da civilização maia de Chichén Itzá, no México (435 d.C a 455 d.C.). As Pirâmides de Gizé, no Egito receberam o título de hors-concours, por ser o única maravilha (2500 a.C.), remanescente do mundo antigo.

E a escolha foi merecida. Do alto de seus 38 metros - e dos 710 metros do Morro do Corcovado -, o Cristo é a imagem da fé e da simpatia do povo carioca e completa, em 2007, 76 anos. Desde o ano de 2000, quando recebeu nova iluminação, o monumento e seus acessos vêm passando por um processo de revitalização. O ponto alto foi a inauguração do acesso mecanizado em 2002, com elevadores panorâmicos e escadas rolantes. Assim, não será mais preciso enfrentar os 220 degraus que levam ao pé da estátua.

O Cristo Redentor conta agora com três elevadores panorâmicos, cada um com capacidade para 14 pessoas. O acesso se dá por uma área que atende tanto os visitantes que chegam de carro quanto os que desembarcam na plataforma de trem da Estrada de Ferro do Corcovado. Também foram construídas passarelas metálicas, sustentadas por outra estrutura, com aproximadamente quatro metros de largura e quatro escadas rolantes, com capacidade de tráfego para 9 mil pessoas por hora. O passeio já começa aí, pois a torre, de 31 metros de altura, vai descortinar a primeira vista da cidade. Para completar o acesso à estátua, quatro escadas rolantes foram instaladas.

E antes mesmo de chegar ao Cristo, os visitantes já podem conhecer um pouco da história do cartão-postal. A Estação do Cosme Velho, totalmente revitalizada, transformou-se em um ambiente de lazer e entretenimento moderno e confortável. Uma nova área de embarque foi construída, além de lojas de apoio turístico, sala VIP e auditório. O grande destaque é o Espaço Cultural, onde se perpetua toda a rica história da Estrada de Ferro e do Monumento ao Cristo.
 

 

Localização
O morro do Corcovado está situado na Serra da Carioca e faz parte do Parque Nacional da Tijuca.

 

 

Endereço: Parque Nacional da Tijuca

 

 

Acessos


Trem
Da Estação do Corcovado, em Laranjeiras, é possível pegar os trens que saem a cada meia hora e levam vinte minutos para atravessar a floresta e chegar ao topo.

Carro e Ônibus
Da Zona Sul - melhores opções pelos bairros:
• Cosme Velho - pelas Ladeiras dos Guararapes ou Ascurra
• Santa Teresa - pela Rua Almirante Alexandrino

Da Zona Norte - pelo bairro:
• Alto da Boa Vista - pela Estrada das Paineiras

Estacionamento
Os carros devem ficar estacionados nas Paineiras. A partir daí, o restante do trajeto deve ser feito de trem ou a pé (aproximadamente 2 Km de subida).


Os ônibus devem ficar estacionados na Praça do pedágio.

 

 

Telefones
(55 - 21) 2558-1329 (Estrada de Ferro do Corcovado)
(55 - 21) 2492-2252 (Parque Nacional da Tijuca)

 

 

 

Fonte: Governo do Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

Voltar à página principal de MARAVILHAS DO BRASIL

 

 

 

Cristo Redentor em números

 

 

Localização - Cume do Morro do Corcovado, 710m acima do nível do mar
Visibilidade - 360º
Altura total do monumento - 38m
Altura da estátua - 30m
Altura do pedestal - 8m
Altura da cabeça - 3,75m
Comprimento da mão - 3,20m
Dist. entre os extremos dos dedos - 28m
Peso da estátua - 1,145 toneladas
Peso da cabeça - 30 toneladas
Peso de cada mão - 8 toneladas
Peso de cada braço - 57 toneladas
Dist. entre os extremos dos dedos - 30 m

 

 

 

SIM, NÓS PODEMOS!!!

Rio vence em Copenhagen e Brasil sediará as Olimpíadas de 2016

 

Depois de uma bela campanha, cuja reta final foi liderada pessoalmente pelo presidente Lula em Copenhagen, capital da Dinamarca, onde ele se juntou a uma seleção "peso pesado" de brasileiros ilustres que lutaram até o último minuto pela preferência dos 98 membros votantes do Comitê Olímpico Internacional, o Rio de Janeiro foi eleito a cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

 

A acirrada disputa com  Chicago, Madrid e Tóquio, chegou à reta final com apenas a capital espanhola na disputa com o Rio. Ao ser anunciado o resultado, 66 votos para nós, 32 para os espanhóis, a emoção tomou conta dos brasileiros que estavam em Copenhagen e por aqui também, em toda parte. No Rio, as milhares de pessoas que se aglomeravam em Copacabana, assistindo à cerimônia por um telão gigantesco instalado na praia, deram início a uma festa que não deve acabar tão cedo.

 

É com muita alegria e orgulho que CORREIO GOURMAND se une aos brasileiros de todas as partes e festeja essa vitória tão importante, que promoverá não só o Brasil por todo o planeta, mas, sobretudo, esperamos, será razão de uma profunda transformação na nossa amada Cidade Maravilhosa, que torne o slogan da campanha RIO 2016, “Viva Sua Paixão”, algo fácil e simples, como todos gostaríamos.

Parabéns Rio!! Parabéns Brasil!

 

 

 

 

 

 

CADERNO TURISMO

  Rio de Janeiro - Cidade Maravilhosa Voltar ao topo  

 

no Correio Gourm@nd

 
 

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo